sexta-feira, 6 de maio de 2011

Marketing Mobile

O consumidor de hoje traz consigo um leque de desafios à área publicitária, seja para adaptá-la à Era Digital ou quebrar antigos paradigmas cravados em livros. É, porém, como um sonho para qualquer equipe de marketing: o consumidor do século XXI tem sede de informação e dinamismo. Não por outro motivo, sua escolha de principal veículo comunicativo é, sem dúvida, a internet. 

A expansão desta rede aos dispositivos móveis possibilitou, então, a criação de ‘tablets’ e ‘smartphones’, aparelhos que permitem, não só o acesso à internet e celular, como o desenvolvimento de programas antes só acessíveis a um computador. Estes, por começarem a participar do tempo antes ocioso de diversos grupos sociais, fizeram com que diversas empresas enxergassem nestes novos aparatos um promissor setor de investimento. Além de barato e de grande abrangência, o marketing mobile – nome dado a toda estratégia que utiliza celulares como seu veículo – tornou-se uma ferramenta de rápida resposta. Tudo isso para que o consumidor possa não só compartilhar suas marcas e itens mais consumidos em suas redes, como diminuir a distância física e psicológica entre grandes empresas e seus clientes.

Para cativar o consumidor, empresas utilizam variações do simples, e agora considerado pouco interativo, website. As escolhas são vastas e oferecem diferentes resultados. As redes sociais, por exemplo, dão ao público o dinamismo que não encontram em uma página na internet; além de mesclarem informações sobre seus itens de consumo à sua própria página pessoal. Já os diversos aplicativos desenvolvidos podem contar com jogos, notícias em tempo real e até mesmo informações úteis sobre seus produtos. 

Para que o maior número de clientes possa sentir-se participativo em seu próprio consumo, as corporações os dividem em grupos; ou seja, formam conjuntos de compradores ou usuários que tenham perfis similares, criando uma hegemonia de características dos consumidores. Assim, vemos o crescimento do marketing mobile, uma estratégia que engloba interação mais compreensível e barata em ambos os lados. 



Mariana Gaio Assumpção é estudante de comunicação Social (PUC-RJ)

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