quinta-feira, 26 de maio de 2011

NGK anuncia investimentos em projeto de incentivo à leitura para alunos da rede pública

Cerca de R$ 400 mil foram destinados ao programa de distribuição gratuita de livros, encenações teatrais e capacitação de professores de 42 escolas de Mogi das Cruzes (SP)

A partir deste mês, alunos de 42 escolas da Rede Pública Estadual de Mogi das Cruzes (SP) receberão, gratuitamente, exemplares de obras clássicas da Literatura Brasileira, por meio de um programa inovador de incentivo à leitura. A iniciativa é da NGK, principal fabricante e especialista em velas de ignição do mundo, além de líder de mercado e referência em qualidade nos segmentos automotivo e de revestimentos. O programa foi lançado oficialmente pelo presidente da NGK do Brasil, Kyohei Hayashi, nesta segunda-feira, dia 23 de maio, em cerimônia na sede da fabricante. 

A empresa destinou cerca de R$ R$ 400 mil ao projeto que se estenderá até o final de 2011 em parceria com a empresa Komedi Projetos e a Secretaria Estadual de Educação. A ação prevê a entrega de mais de 20.000 livros, associada à capacitação de 120 professores de Literatura e Artes, que são os principais responsáveis por atividades relacionadas à leitura em sala de aula. O treinamento dos educadores já teve início nos dias 17 e 18 de abril. 

Como forma de potencializar o conteúdo lido, o programa inclui ainda a produção de esquetes teatrais relacionadas às obras em cada uma das escolas contempladas. Será realizada uma apresentação por escola estadual com ensino médio, cada esquete uma com duração de 30 minutos, na qual serão encenados passagens interessantes de algumas das obras entregues. O intuito é mostrar aos estudantes que os temas são atuais e estão fortemente presentes na vida cada um. 

Como o objetivo é incentivar o adolescente a ler, o projeto aposta na quebra dos alguns conceitos frequentemente atribuídos às obras clássicas, como dificuldade de entendimento e falta de conexão com a atualidade. 

Há três anos, a NGK destina recursos via Lei Rouanet, no Brasil, a projetos culturais e educacionais. O sucesso das primeiras ações foi determinante para a multinacional japonesa ampliar os investimentos no programa de incentivo à leitura na região do Alto-Tietê, onde está localizada a sua fábrica desde 1959. A primeira edição de um projeto social da NGK, em 2009, contemplou mais de oito mil alunos de escolas públicas. Em 2010, foram outros sete mil. Agora, neste ano, a abrangência do projeto foi ampliada para atender 100% dos alunos do ensino médio da Rede Estadual de Ensino do município paulista. 

“Investimentos em educação, responsabilidade social e sustentabilidade são compromissos da NGK do Brasil com a comunidade”, afirma Kyohei Hayashi, presidente da NGK do Brasil. 

Cada uma das 42 escolas contempladas ainda receberá 21 títulos de clássicos da língua portuguesa, que ficarão disponíveis nas unidades para consulta. Entre eles, O Alienista, de Machado de Assis; Senhora, de José de Alencar; A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo; Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto; Lira dos Vinte Anos, de Álvares de Azevedo. 

“Vale destacar que a empresa só se torna parceira de projetos que comprovem a sua funcionalidade junto à comunidade de atuação. A organização considera como essenciais o histórico e a seriedade das iniciativas, que precisam estar adequadas à filosofia e aos valores da NGK”, completa o executivo.

Sobre a NGK 

A NGK, referência mundial nos setores automotivo, cerâmico e de revestimentos porcelanizados, completou 51 anos de atuação no Brasil em 2010. Detentora das marcas NGK (Componentes Automotivos), NTK (Cerâmicas) e Super NGK (Revestimentos Porcelanizados), a empresa conta com um quadro de 1.100 colaboradores e sua fábrica está sediada na região de Mogi das Cruzes (SP), em uma área de 611.000 metros quadrados. Fundada em 1936, em Nagoya, no Japão, a NGK é considerada a maior fabricante e especialista em velas de ignição e possui forte presença em todos os continentes do mundo.

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