domingo, 1 de maio de 2011

CONTRATANDO A GERAÇÃO Y PARA SUA EMPRESA

Sua empresa alcançou o sucesso desejado, resultado de sua coragem empreendedora. É hora de crescer, ampliar a fatia de mercado e contratar mais pessoas para sua organização. É hora de chamar a geração Y para se juntar aos seus antigos e fiéis colaboradores da geração X e baby-boomers.
O que se convencionou chamar de geração Y são os nascidos após 1980, filhos de pais super-zelosos. Suas características, reveladas em inúmeros estudos, são a flexibilidade, a auto-confiança, o desejo de qualidade na vida e no trabalho, a necessidade de liberdade e controle e acima de tudo a vontade de encontrar um significado no trabalho que tenha um efeito positivo na sociedade.
Os rapazes e meninas da Y apreciam um líder pelos seus conhecimentos e capacidade de compartilhar sua experiência com os jovens. Viram a cara e torcem o nariz para os autoritários, mandões e prepotentes sabichões. Ao receber um novo contratado, trate de dizer a ele o que é necessário fazer no trabalho e especialmente o porquê. Jamais, nunca, tente dizer a ele o como fazer. Eles tem idéias próprias e adoram tentar descobrir formas criativas de solucionar problemas. Em vez de exigir que façam do seu jeito, tente perguntar como eles pretendem fazer o trabalho e adicione alguma sugestão sua depois que eles revelarem as deles. Na hora de reconhecer um trabalho bem feito, não espere que a semana termine, nem que o mês acabe. Dê seu feedback no ato, seja ele positivo ou negativo. Aceite o fato de eles gostarem de trabalhar em grupo e não isolados. Organize o trabalho de forma que haja cooperação entre eles. E cuidado com quem vai liderá-los. Uma conversa prévia com os antigos é fundamental para saber como eles irão lidar com os Y. Não deixe que os antigos queimem o filme assumindo posturas de “quem manda aqui sou eu” e “aprenda com quem sabe mais que você”. Os jovens Y receberam educação democrática dos pais e aprenderam a questionar e divergir de forma espontânea e natural. 
Com tantos rótulos sobre esta geração é de se perguntar se eles realmente são tão diferentes dos demais. Uma pesquisa realizada pelo CLC – Corporate Leadership Council – revelou que há mais semelhanças que diferenças entre os da Y e as demais gerações quando se trata do ambiente de trabalho. Da mesma forma que as gerações anteriores eles tem aspirações de sucesso, amam projetos desafiadores e esperam o reconhecimento de suas contribuições. Até pensam em casamento e filhos e carreiras com certa estabilidade. Mais importante que os rótulos é o comportamento das pessoas.
Se você acha difícil entender a geração Y, relaxe. Aí vem a geração W, dos nascidos a partir do ano 2000. Eles podem ser reconhecidos por terem uma das mãos em formato de mouse e os olhos fixos nas telas dos incontáveis aparelhos celulares, notebooks, Ipads e outros gadgets. Eles tem dificuldade para separar o real do virtual e as redes de relacionamento na internet são mais atraentes para eles que um passeio com os amigos. Parece dramático, mas lembre-se que o tempo resolve todas as questões e estas crianças encantadoras irão crescer e se adaptar ao mundo que nós criamos e eles estão recriando continuamente.

Orlando Mazzuli
Executivo de Recursos Humanos, Consultoria e Coaching, é consultor associado da EDigital Consultoria e Treinamento. Atua em projetos de gestão de pessoas e como coach executivo para o desenvolvimento de talentos e lideranças, além de headhunter para cargos executivos e gerenciais.

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