quarta-feira, 4 de maio de 2011

INOVAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA - A comunicação e o papel do gestor

Diante do crescente processo de transformação da sociedade, decorrente, em grande parte, da evolução contínua na área da tecnologia, é fato que o atual modelo de gestão pública passe, necessariamente, a inovar sua forma de administrar. 

Estamos perante uma sociedade bem informada, que conhece os seus direitos e que cobra resultados. O cidadão/consumidor está cada vez mais exigente e quer ter a sua necessidade atendida. Essas mudanças têm gerado uma certa pressão para que o processo de comunicação das organizações públicas seja mais eficaz e eficiente, tanto no ambiente interno como externo. 

Observa-se que conceitos tratados nas empresas privadas têm sido transferidos para a esfera pública, entre eles benchmarking, transparência, sustentabilidade, qualidade total e excelência no atendimento. A sociedade necessita de informações e respostas rápidas e, nesse sentido, as instituições públicas, além das inovações na área de tecnologia da informação, que permitem aprimorar as ferramentas de comunicação com o público interno e externo, têm buscado um modelo de gestão mais participativo, capaz de interagir e contribuir para desenvolver e reter talentos.

Nesse cenário, o papel do gestor como agente de mudanças é fundamental para o desenvolvimento e formação da cultura da instituição pública. Sua profissionalização contínua e capacidade de liderança para a gestão de pessoas são essenciais para se ter uma estrutura organizacional bem sucedida. Ao gestor público compete, através de uma comunicação clara e objetiva, buscar o comprometimento e a cooperação das pessoas que fazem parte da organização, com foco na valorização do ser humano e em prol da excelência no atendimento do interesse coletivo.

Carla M. Martinelli Locatelli é graduada em Relações Públicas, especialista em Gerenciamento de Marketing e é diretora administrativa do SEPREV - Serviço de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Indaiatuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário