domingo, 22 de maio de 2011

Orientada pelo SIS, movelaria atinge maior faturamento de sua história

Para estimular a produção e atender a demanda no final de 2010, a Balcony, de Coronel Freitas, implantou um plano de pagamento por produtividade, que deu certo


Na correria de todo final de ano, a demanda por produtos industrializados dos mais diversos tipos cresce, e, junto com ela, a necessidade de mais produção, que exige mais produtividade das equipes. Para a Indústria e Comércio de Móveis Balcony, de Coronel Freitas, em Santa Catarina, o fim de 2010 teria sido igual ao outros não fosse a ousadia do diretor-financeiro Thiago Cirtuli em inovar processos de gestão na empresa. Para alcançar as metas de produção e atender todos os pedidos - e amparado técnica e teoricamente pelo Sistema de Inteligência Competitiva Setorial do SEBRAE/SC, o SIS -, ele implantou na Balcony um plano de pagamento por produtividade. A ideia foi apresentada no relatório Pagamento por Produtividade, publicado no ambiente do SIS na internet. O resultado veio rápido: em novembro, a empresa registrou o maior faturamento de toda sua história. 

O plano de Thiago para atingir seu objetivo era relativamente simples: os funcionários seriam gratificados financeiramente de acordo com a superação da meta mensal de peças a serem produzidas. Especializada em móveis MDF para banheiro, a Balcony estipulou que até 30 de novembro sua equipe deveria produzir 12% a mais do que a média mensal dos últimos quatro meses. Se a meta fosse atingida, cada empregado embolsaria uma gratificação financeira a ser paga no salário do mês. O bônus foi fixado em três faixas de valor, e aumentaria na medida em que a quantia de conjuntos produzidos superasse a meta inicial. 

A aceitação por parte da equipe foi tamanha que no final de novembro a produção cresceu 18% em relação à média dos quatro meses anteriores. Foi a maior quantidade de peças já produzidas pela empresa. A dedicação e a competência dos 35 funcionários da firma refletiram diretamente no faturamento da Balcony, que aumentou em 14% no mesmo período. “O relatório que recebemos do SIS era detalhado e explicativo. Foi tranquilo compreender as informações e aplicá-las na empresa”, afirma Thiago. 

A interpretação das informações do relatório para o aproveitamento da Balcony foi orientada pelo consultor do SEBRAE/SC Airton Rigotto. Ele ressalta que estímulos financeiros aos empregados quase sempre são compensados com melhorias na produtividade, mas é preciso ter cautela: “Para nos assegurarmos de que daria certo, avaliamos primeiro o custo/benefício dessa estratégia e os impactos nos custos fixos e na margem de contribuição. Com o SIS, tínhamos as informações certas ao nosso dispor”. 

O coordenador regional do SEBRAE/SC na região oeste, Enio Parmegianni, enfatiza que os relatórios de inteligência publicados no ambiente SIS podem ser acessados gratuitamente por todos os empresários cadastrados como assinantes. “Quando um empresário obtém sucesso com o SIS, a história dele acaba inspirando outros empreendedores a buscar informações estratégicas. Esse projeto possibilita a difusão de informações entre todos. Isso é inteligência setorial”, comemora. 

Ações para 2011 – O planejamento da Balcony para este ano prevê o planejamento de um novo projeto de premiação por produtividade, a ser aplicado e monitorado em etapas. Trabalho semelhante deve ser realizado junto aos representantes comerciais da empresa, com base no relatório Como Estabelecer Metas (Sul). 

Expansão do SIS em 2011 – O setor moveleiro foi contemplado com o primeiro de uma série de eventos de expansão do projeto SIS em Santa Catarina, realizado em São Bento do Sul, no Planalto Norte. Os demais eventos acontecerão ao longo do ano. O projeto atende quatro setores da economia catarinense: Móveis de Madeira, Vestuário, Calçados Femininos e Apicultura. Inicialmente, o atendimento era restrito aos arranjos produtivos locais (APLs) de Chapecó, Criciúma, São João Batista e Videira. “Além de ser totalmente gratuito, o SIS se diferencia de outros sistemas de IC existentes no País porque atua para o aumento coletivo da competitividade dos setores foco, e não para uma única empresa”, avalia o gestor estadual do projeto, Douglas Luís Três. 

O ambiente de disseminação de informações estratégicas do SIS é o site www.sebrae-sc.com.br/sis. Os empresários cadastrados como assinantes podem solicitar uma pesquisa personalizada por mês. Há ainda uma série de facilidades no ambiente, como a Ferramenta de Posicionamento Competitivo, a Biblioteca de artigos técnicos, notícias e lista de eventos. 

Mais informações à imprensa: Fábrica de Comunicação (48) 30276000. Com Vanessa Amarante.

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