quinta-feira, 19 de maio de 2011

Calçados ecologicamente corretos

 Cipatex, indústria 100% brasileira, líder na fabricação de laminados sintéticos para calçados, anuncia novidades na tecnologia aplicada em seus produtos. Trata-se do Coverline Eco, laminado de PVC produzido com plastificante de origem vegetal e substrato com fibras de garrafas PET recicladas, e do PorUs® Acqua, produto em poliuretano fabricado com resina à base de água. Os dois novos materiais são destinados aos produtos da linha calçadista e podem ser conferidos na coleção Primavera Verão 2011/2012.
O PorUs® Acqua é um poliuretano espalmado e texturizado com resinas à base de água, que o torna econômica e ambientalmente sustentável para a produção de calçados eco friendly. A novidade foi desenvolvida, há dois anos, em conjunto com a Lanxess, multinacional alemã líder em especialidades químicas. “A grande vantagem do material está na versatilidade e aplicabilidade em diversos mercados. Estamos implantando as primeiras aplicações no setor calçadista, mas temos planos de expandir a utilização para outros segmentos como moveleiro e automotivo”, comenta Leonardo Vieira, gerente de Produtos da Cipatex. 
O PorUs® Acqua também garante economia energética visto que o único resíduo de produção é vapor d’água. Além disso, o material chega ao mercado como opção às exigências do consumidor final, que cada vez mais se preocupa com a origem dos materiais utilizados na composição de produtos. “O mercado brasileiro como um todo já está bastante sensível às questões ambientais e, atualmente, as marcas precisam estar atentas, principalmente porque o consumidor já encara a sustentabilidade como uma obrigação das marcas. Desta forma, procuramos criar um material que atendesse às exigências do público e que, ao mesmo tempo, fosse sustentável”, ressalta Vieira. 
Fernando Brandão, gerente de novas tecnologias da empresa e um dos responsáveis pela criação do Coverline Eco, explica que o maior desafio foi criar um material totalmente ecológico com a utilização de fontes renováveis. Para criar e produzir um plastificante de origem vegetal que é o grande diferencial do produto, a companhia contou, no último ano, com a parceria da Petrom, empresa do Grupo Cipatex especializada em produtos petroquímicos. 
Composto por resina de PVC convencional e plastificante feito de soja, o Coverline Eco é livre de metais pesados, é aplicado em conjunto com substrato, manta de não-tecido, produzido com garrafas plásticas PET recicladas e representa uma evolução natural na cadeia de suprimentos sustentáveis. 
Os materiais de origem vegetal estão se tornando cada vez mais competitivos e relevantes para as necessidades da sociedade. “Já é uma prática as empresas investirem em tecnologias e pesquisas aplicadas para a extração de recursos vegetais por sua sustentabilidade econômica e versatilidade. A Cipatex foi pioneira na criação do plastificante elaborado a partir de fontes renováveis. Sem dúvida, esta é uma evolução natural da cadeia de suprimentos mais sustentável do PVC”, finaliza Fernando Brandão.
Os produtos, apresentados durante a última FIMEC, podem ser conferidos na nova coleção Primavera Verão 2011/2012 da empresa e têm como principais diferenciais a inovação, que é marca registrada da Cipatex ao longo de toda a sua história. “A FIMEC, sem dúvida, é a feira de maior visibilidade da América Latina para o setor calçadista. A apresentação da nova coleção, com altos índices de resistência mecânica, visual arrojado, conforto e toque especial, e o lançamento dos materiais ecologicamente corretos, PorUs®Acqua e o Coverline Eco, reafirmaram a nossa sintonia com o meio-ambiente e nos dão perspectiva de novos negócios para o próximo semestre, tanto para calçados femininos, quanto esportivos”, comenta o diretor comercial, Fabiano Bianchi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário