sexta-feira, 20 de maio de 2011

Economia e sustentabilidade

Reaproveitando a água da chuva e reutilizando a água consumida condomínios podem economizar, evitar o desperdício e ajudar o meio ambiente.


Em São Paulo existem milhares de condomínios e prédios residências. Imagine se cada um deles conseguisse reduzir, um pouco, o seu consumo de água por dia. Quantos que não economizaria no final do mês?
Além de preservar o meio ambiente ainda é possível economizar. Como?
Aproveitando a água da chuva e o reutilizando o que você consumiu em chuveiros e lavatórios que, é conhecido como “águas cinza”.
Esta técnica permite cortar até pela metade o valor da conta de abastecimento e esgoto. O consumo de energia pode ser reduzido em até 30% e o de água em até 50%.

Entenda como é feita a reutilização
Águas cinza são as provenientes de lavatórios, chuveiros, banheiras, pias de cozinha e de máquinas ou tanques de lavar roupas. Depois de coletada, ela passa por uma estação de tratamento dentro do próprio conjunto e, encaminhada para vasos sanitários, áreas comuns de limpeza e jardins. Com isto é possível reduzir o consumo diário por habitante de 200 para 130 litros.



Outra alternativa é o aproveitamento da água de chuva. Este sistema utiliza telhados e calhas como captadores e depois a água é dirigida para um filtro autolimpante e amarzenada em uma cisterna. Podendo ser utilizada no abastecimento de piscinas, em serviços de limpeza como, lavagem de garagem, áreas, carros, fachadas e no jardim. Assim os benefícios gerados são economia no final do mês, despoluição, preservação dos mananciais e minimização do desperdício. 




O edifício Ville d’France, situado em Indaiatuba, já aderiu a esta nova tendência. Segundo a empresa, Santo André Empreendimentos Imobiliários, o residencial, que será entregue em novembro deste ano, possui um sistema de reutilização de água da chuva, com diversos pontos de captação para posterior filtragem, além de instalações para futuro sistema reaproveitamento de água. Todos estes sistemas visam fornecer uma redução do consumo de água para os moradores além de entrar nesta nova tendência de sustentabilidade. Em decorrência desta infra-estrutura, os custos da obra são impactados, dado o aumento da quantidade de material necessário para estas instalações. Contudo, no futuro trará grandes benefícios para o meio ambiente assim como para o morador, uma vez que este não utilizará tratamento do SAAE para serviços domésticos.

Para conseguir um ótimo resultado o ideal seria investir em construções sustentáveis. Já que a construção civil é responsável pelo consumo de 40% dos recursos naturais, 34% do consumo de água e 55% do consumo de madeira. Além que, os resíduos gerados pelas obras, muitas das vezes, são jogados em áreas inadequadas, poluindo as cidades. A construção sustentável tende atender as necessidades dos moradores, reduzindo ao mesmo tempo, o uso de recursos naturais e a emissão de poluentes. O problema é que, segundo os construtores, o custo da obra pode se elevar em torno de 2% a 7% em empreendimentos sustentáveis. 

Conheça o desperdício no apartamento
A conta de saneamento da maioria dos condomínios é coletiva e o desperdício muitas vezes não é notado. Cada minuto de torneira aberta são cerca de 10 litros de água desperdiçada.
No banheiro um banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome cerca de 243 litros. Se fechar o registro para se ensaboar, e reduzir o tempo para 5 minutos, o consumo cai para 81 litros. Com o chuveiro elétrico são gastos 144 litros. Tendo os mesmos cuidados são gastos 48 litros.
Na escovação dos dentes em cinco minutos, com a torneira não muito aberta, pode gastar até 80 litros. Se molhar a escova e fechar a torneira enquanto ensaboa os dentes pode economizar mais de 79 litros. Ao lavar a louça com a torneira meio aberta em 15 minutos, são utilizados 243 litros. Com economia o consumo pode chegar a 20 litros.
Fazendo a sua parte
Segundo um relatório da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), se medidas urgentes não forem tomadas para implementar o uso racional dos recursos hídricos, até 7 bilhões de pessoas poderão conviver com a falta de água no ano 2050. O número corresponde aos habitantes de 60 países, ou 75% da população mundial. 
O brasileiro gasta, em média, cinco vezes mais água do que, o volume indicado como suficiente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que, é de, 40 litros diários por pessoa. Isto esta relacionado a problemas de postura e de comportamento do cidadão. O homem pode passar até 28 dias sem comer, mas apenas 3 dias sem água. Consciência todos tem, mas atitude nem sempre.
A educação para o comportamento de preservação é a melhor saída para combater o desperdício. Enquanto o seu condomínio não tem este sistema, você mesmo pode fazer a sua parte com outras atitudes inteligentes. A água do último enxágüe da máquina de lavar pode ser usada para a limpeza doméstica. Evitar jogar óleo de cozinha no ralo da pia, este ato chega a poluir 1 milhão de litros. Se policiar na hora do banho, na escovação dos dentes e, na limpeza do carro e da casa. Estas atitudes sigifica uma conta mais baxa no final do mês e um passo para minimizar os danos causados no planeta.

Texto: Anieli Barboni - Lance Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário