quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Projeto Sustentável: Exsa mantêm comprometimento com Meio Ambiente



Dentro da Região Metropolitana de Campinas (RMC), a EXSA Incorporações figura como uma das empresas do setor imobiliário que mais investe em programas sustentáveis. Para isso, implantou em 2004, uma divisão para tratar de questões relacionadas com o meio ambiente.
Em números, a Exsa já plantou, somente no município de Indaiatuba (que fica há 100 quilômetros da capital paulista) mais de 20 mil mudas de 80 espécies de árvores nativas da Mata Atlântica. No empreendimento Quintas da Terracota, por exemplo, a estimativa é chegar as 13 mil mudas. O gerente de Marketing da Exsa, Jair Italiani, revela que a Construtora mantêm um viveiro com mais de 80 espécies nativas da Mata Atlântica. “Fazemos um trabalho diferenciado no tocante a compensação ambiental, pois além de cumprir com o plantio exigido pela legislação, fazemos um trabalho de manutenção das mudas plantadas por até quatro anos. Isso permite que essas mudas sejam acompanhadas e tenham maior chance de prosperarem”, conta.
Envolvimento
As ações desenvolvidas pela Exsa envolvem também parcerias com escolas e faculdades do município para conscientização da necessidade de preservação do ambiente e de sustentabilidade, além de palestras sobre o tema e plantio em mutirão com os estudantes. “Estamos desenvolvendo um edifício com dispositivo para descarte e armazenamento de óleo de cozinha saturado que possibilitará sua reutilização em usinas de biodiesel”, lembra Italiani.
A Exsa ainda está investindo em novos projetos de economia de energia elétrica, para viabilizá-los vêm desenvolvendo parcerias. “Iremos incluir em nossos empreendimentos, num futuro próximo, um sistema de iluminação a base de energia solar”, comenta.
O projeto ambiental da Exsa vai muito além do plantio. Começa no planejamento, manejo das mudas e após a realocação na terra, tem início o trabalho de constante manutenção, que prossegue por até três anos, para que as mudas ganhem estrutura e se desenvolvam sozinhas. Nos processos de compensação ambiental a Exsa Ambiental busca envolver alunos dos cursos de gestão ambiental de instituições renomadas como a Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec) e a Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba (Fatec-Id). Além de contar com o auxílio de alguns profissionais que atuam em outras áreas da incorporadora.

Projeto sustentável

Atualmente a divisão de projetos está trabalhando no desenvolvimento de um edifício de apartamentos com conceito de auto-sustentabilidade. As ações começam no planejamento eficaz na entrega e retirada de material da obra, diminuindo assim, a circulação de veículos no local, passando pelo reaproveitamento de água de chuva e por um programa de redução do desperdício no canteiro de obras.
A Exsa Incorporações, dentro desse contexto, está desenvolvendo, por meio de parcerias estratégicas, projetos em vários municípios brasileiros. Entre eles Jaguariúna, na RMC; Pindamonhangaba no Vale do Paraíba; Ubatuba no litoral paulista; Brasília e Fortaleza, que receberão em breve um empreendimento com o selo de qualidade Exsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário