quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Escola técnica em Indaiatuba oferece cursos com foco na empregabilidade


Qualificar profissionais alinhados à demanda de mercado é premissa para Fiec

Cada vez mais o mercado de trabalho necessita de mão de obra qualificada. Um grande percentual das vagas oferecidas hoje está relacionado aos cursos técnicos, segmento que mais cresce em matéria de qualificação de profissionais. 

Por isso, as escolas técnicas, que realizam cursos com carga horária em torno de 18 meses, estão cada vez mais em evidência e o profissional que aposta nelas, acaba saindo na frente e garantindo boas oportunidades de trabalho. Mas não é tão simples assim, é preciso que as escolas avaliem quais as áreas em franco crescimento e invistam em cursos técnicos que atendam esta demanda.

Pensando nisso a Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), localizada no município de Indaiatuba – que figura entre as escolas técnicas de maior destaque na Região Metropolitana de Campinas – vem investindo, cada vez mais, em parcerias com empresas e também em convênios estaduais e federais, com intuito de oferecer cursos com foco na necessidade do mercado.


Mantida pela prefeitura do município de Indaiatuba, a Fiec oferece uma média de 12 cursos regulares com duração de 18 meses e, só de 2009 até julho de 2011 formou cerca de oito mil técnicos. Além disso, ainda disponibiliza uma gama de cursos extracurriculares com foco em capacitação e ampliação do conhecimento em áreas específicas. “Elaboramos a grade de cursos extracurriculares de acordo com a demanda de mercado, uma das formas de conhecê-la é ouvindo os empresários e entendendo suas necessidades”, comenta o superintendente da Fiec, João Neto, que desde 2005 está à frente da escola realizando ações e viabilizando convênios importantes para o município. 

Algumas empresas do município vêm utilizando muito este sistema de capacitação oferecido pela escola, entre elas a Plastek que, em abril deste ano, fechou uma parceria com a Prefeitura, que permitiu a Fiec ministrar cursos para seus funcionários. O projeto prevê a capacitação de 116 funcionários da empresa, em um período de 12 meses, distribuídos em 20 cursos para funções de operador multifuncional, líder de produção, auxiliar mecatrônico, técnico em moldagem, técnico moldagem máster e encarregados. “Firmamos convênios com cerca de 15 empresas, entre elas Claris, Valeo e Eucatex”, lembra o superintendente.

Mas não é somente em Indaiatuba que a Fiec vem capacitando profissionais. Além dos cursos de capacitação, realizados geralmente aos domingos, alguns municípios da região também já sediam cursos técnicos, ministrados pela escola, por intermédio de uma parceria firmada com as prefeituras, que viabilizou a implantação das salas descentralizadas, atendidas pelo Programa de Formação de Profissionais de Nível Técnico para a Área de Saúde no Estado de São Paulo (Tec-Saúde), promovido pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), que acaba de formar 83 alunos no curso de enfermagem com turmas nos municípios de Salto, Valinhos e Itu, além do curso técnico em Logística, de Elias Fausto, também ministrado pela escola técnica.

Outro diferencial encontrado na escola é a obrigatoriedade de estágio em todos os cursos técnicos. “Para finalizar o curso, o aluno precisa vivenciar na prática o que aprendeu na teoria, por isso a importância do estágio”, reafirma o superintendente.

Atualmente a Fiec oferece 12 cursos regulares, com duração de 18 meses, e diversos extracurriculares em sua sede ou também no sistema ‘in company’. Conheça melhor a grade curricular acessando o site www.fiec.com.br.

Por Samanta De Martino - Lance Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário