quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Qual browser usar?


Internet Explorer, Mozilla Firefox, Chrome, Safari, Opera, e as suas características 

Acessar a internet é um hábito diário para a maioria das pessoas e o que todos esperam é que, a página da web abra rapidamente. Certamente você já deve ter dado umas batidinhas no mouse quando o site desejado demora em abrir. Muitas vezes, o problema não está só no seu computador ou no plano da sua internet. O browser, ou melhor, navegador da web, colabora para a lentidão ou rapidez da internet. 

Os browsers mais conhecidos hoje são: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Chrome, Safari e o Opera. Esses navegadores são parecidos entre si nos recursos mais comuns. Porém, cada um deles mantém características próprias.

Conheça algumas características dos browsers mais conhecidos



Internet Explorer 8

Criado pela Microsoft, o navegador roda em sistemas Windows e Mac. Apesar de receber criticas por ser pesado é o browser mais usado nos dias de hoje e está presente em praticamente 80% dos computadores do mundo. A versão 8 está disponível para Windows XP, Windows Server 2003, Windows Vista e Windows Server 2008. 

Outro ponto positivo do Internet Explorer são as funções de segurança que oferecem controle detalhado do conteúdo que pode ser acessado na web, além do modo de navegação anônima. A grande vantagem do browser da Microsoft é o fato dele já vir instalado no Windows e a sua facilidade de uso. 


Mozilla Firefox

Browser criado pela Fundação Mozilla, tem código aberto e é um dos principais programas de software livre na atualidade. Roda em sistemas Linux e Windows. Cerca de 25% de todos os usuários da internet do mundo utilizam o Firefox. Esse navegador não é tão veloz como o Chrome, nem tem recursos avançados de gerenciamento de downlads como o Opera, mas seu sistema é o mais completo, leve, seguro e extensível. 


                                            Chrome

Desenvolvido pelo Google, inicialmente para atender os próprios sites de serviços do Google que nem sempre funcionava bem em outros navegadores. Em menos de dois anos de uso já é o terceiro browser mais usado do mundo, atrás apenas do Internet Explorer e Mozilla Firefox. Está disponível gratuitamente em mais de 50 idiomas para as plataformas Windows, Mac OS X, Ubuntu, Debian, Fedora e OpenSuSE. O Chrome ganhou funções para personalização do visual e tem uma ótima velocidade. O que falta nele são ajustes de segurança mais detalhados, como os presentes no Opera e no Internet Explorer (IE). 


                                            Safari

O Safari é desenvolvido pela Apple e é o navegador padrão do Mac OS X. Apresenta uma interface simples com funções básicas como abas, bloqueador de pop-ups, baixador de arquivos, leitor de notícias RSS e modo privado, que evita o monitoramento da navegação por terceiros. É uma opção legal para quem quer usar o programa no Mac e no windows. Um recurso especifico do Safari é um modo de exibição de páginas especifico para textos. Ao navegar numa pagina de texto, o browser exibe o botão leitor, clicando nele, a página passa a ser exibida num formato que facilita a leitura. 

                                             Opera 


O Opera é um dos browsers mais rápido e o tamanho do arquivo de instalação é pequeno. É oferecido gratuitamente para computadores pessoais e celulares, mas para outros dispositivos é preciso pagar por ele. Tem um excelente gerenciador de dowloads e é o único navegador do mercado que possui comandos por voz. No entanto seus menus ainda são um pouco confusos e falta suporte a extensões. Mas, o maior problema do Opera é a incompatibilidade com alguns sites, como os dos bancos HSBC, Real e Unibanco.








Anieli Barboni é estudante de jornalismo, estagiária na
Lance Comunicação e adora pesquisar e aplicar novos conhecimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário