sexta-feira, 28 de outubro de 2011

CRM uma tendência de mercado que veio para ficar



Facilitar a vida das empresas é a missão de desenvolvedores de softwares como explica o empresário Heverson Gomes, que trabalha com Tecnologia da Informação (TI), desde 1986. Imagine um sistema capaz de contabilizar quanto sua empresa tem de um determinado produto no estoque, qual a quantidade exata que seu departamento de compras precisará solicitar para reposição, sem correr o risco do produto ‘encalhar’ na prateleira.

Tudo isso já é possível graças a sistemas que tornam esta personalização um instrumento poderoso da força de vendas e um fator essencial do impacto do vendedor, com o software Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM - da sigla, em inglês, Customer Relationship Management) que nada mais é do que um sistema informatizado, que gerencia e padroniza informações relacionadas ao cliente e obtém, por intermédio dos dados imputados, informações, métricas e análises que formam um histórico comercial do cliente. “Cada cliente tem necessidades diferentes de produtos e serviços. A força de vendas pode utilizar esta diferenciação a seu favor, adotando programas de vendas personalizados para cada cliente, adaptando produtos e procedimentos da empresa de forma a atender a estas necessidades”, enfatiza Gomes.

Muitas empresas, independente de seu porte, sem perceber já desenvolvem o CRM, cientes ou não disso, sistematicamente ou informalmente. CRM não é, isoladamente, uma ferramenta, um sistema ou qualquer outra forma de gerenciar um atendimento, mas sim uma tendência de mercado, para a qual algumas empresas já estão preparadas, outras nem tanto, e, algumas ainda não perceberam sua importância para um eficiente processo produtivo, o que pode ser extremamente prejudicial para a saúde financeira do seu negócio.

Para investir em um sistema de CRM é preciso que a empresa esteja disposta a alinhar sua cultura nessa direção. Ferramenta e meios sem a cultura, de nada servirão. Hoje, o sistema CRM pode ser utilizado pelas pequenas, médias e grandes empresas, e para aquelas que ainda não se adequaram ao processo, esta transição deverá ocorrer muito em breve, já que a ferramenta pode torná-las mais competitivas.

Grande parte das empresas pretende utilizar informações dos seus clientes como parâmetro para obter vendas mais elevadas e excelência no atendimento, o que é possível com o CRM, já que o sistema disponibiliza informações valiosas, que podem ajudar os departamentos de Vendas e Marketing a identificar mercados, recompensar os melhores clientes, ajustar as campanhas publicitárias e prever novas oportunidades.
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