terça-feira, 25 de outubro de 2011

Brasileiros e empresas investem mais em entretenimento

 

Brasil é um dos países mais procurados para eventos internacionais e movimenta
US$ 33 bilhões por ano

Os brasileiros estão consumindo mais e não pense que é só com eletroeletrônicos e alimentação. Em seus gastos destaca-se entretenimento e lazer, incluindo os shows internacionais que são realizados durante o ano no país. Um estudo de consultoria realizado pela IPC Maps indica que, está mudança de comportamento tem relação com o aumento do emprego e a expansão de renda e de crédito no país.
Atualmente, o Brasil é um dos países mais procurados para eventos internacionais e este mercado movimenta US$ 33 bilhões por ano. Em 2010, o setor de shows internacionais cresceu 11% só em São Paulo e atingiu um publico de 4,5 milhões de pessoas e, faturou R$ 300 milhões só com a venda de ingressos. Com 275 eventos internacionais realizados no ano passado, o setor movimentou R$ 84 bilhões e as estimativas apontam um crescimento de 200% até 2014.

Para ter noção do valor movimentado nestes eventos, os shows da Amy Winehouse, Iron Maiden, Shakira, Justin Bieber e Rihanna, além do Rock in Rio, teve patrocínios de R$ 117 milhões. A agência Artplan, organizadora do Rock in Rio 2011, teve um  faturamento estimado de  R$ 140 milhões com o evento que, teve todos os 600 mil ingressos esgotados em apenas 72 horas e, o Rock in Rio deve gerar cerca de R$ 461 milhões para o Rio de Janeiro.
 Este é um mercado que cresce rapidamente e em grandes proporções. Isto vem acontecendo porque o aumento da renda média dos brasileiros fez com que, sobrasse dinheiro para ser gasto com entretenimento e ao mesmo tempo, a crise na Europa fez os europeus diminuirem seus gastos.
Além da recepção dos brasileiros para com os artistas, outro fator que contribui com o aumento de eventos internacionais, foi o interesse das empresas patrocinadoras em associar sua linha estratégica de marketing com o mercado de entretenimento. Estes e outros motivos fazem com que os produtores e organizadores estejam com os olhos voltados para o Brasil.

Por Anieli Barboni, da Lance Comunicação l 25/10/2011
noticias@lancecomunicacao.com.br

imagens rockinrio2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário