domingo, 30 de outubro de 2011

Educar para aprender


Projeto pedagógico visa preparar educadores para lidar com o Bullying

Há alguns anos o Bullying vem se tornando um problema mundial. O termo, para quem ainda não conhece, deriva da palavra língua inglesa bully, que significa valentão e está relacionado a atitudes agressivas, verbais ou físicas, com ou sem motivo real. Atualmente o Bullying tem sido muito praticado entre crianças e adolescentes, principalmente dentro das escolas e, normalmente, quem é vítima acaba silenciando, por medo de sofrer novamente. Já quem testemunha, muitas vezes, se cala para não tornar-se a próxima vítima do agressor.
Especialistas revelam que os alvos de Bullying podem sofrer consequências como depressão, baixa auto estima, estresse, entre outros problemas de fundo psicológico e emocional. Neste processo, quem tem papel fundamental são os educadores. Isso mesmo, a escola, que tem por premissa a prestação de serviços educacionais, mas que, muitas vezes, não está preparada para lidar com este grave problema. Mesmo assim, pode ser responsabilizada e responder pela reparação dos danos causados aos alunos que sofrerem as agressões.
Por isso, é de extrema importância que as instituições educacionais estejam preparadas e incluam em seu planejamento escolar programas de prevenção do Bullying. Para auxiliar neste processo, o Grupo Prolibre está lançando o projeto pedagógico Valores e Atitudes, que engloba ações antibullying, oferecendo subsídios que auxiliem os profissionais de diversas áreas, que atuam nas escolas, a erradicar a violência escolar. Entre as ações implantadas está o lançamento de uma coleção de livros paradidáticos pela editora Real sobre o tema que, colocados no contexto escolar, informa e preparam todos os envolvidos, tornando-os agentes de paz, prevenindo assim que mais pessoas sejam vítimas dessa agressão.


Mais informações
Dr. Volnei Simões Pires de Matos Todt
e-mail: volnei@prolibre.com.br


PROLIBRE
Advogados - pedagogos e psicólogos no atendimento ao Bullying
Fones : 19 3835 1555 - 19 3885 3339

Nenhum comentário:

Postar um comentário