sábado, 29 de outubro de 2011

Assessoria de comunicação uma ferramenta primordial para o sucesso da sua empresa



Há muito tempo que a principal função do assessor de imprensa deixou de ser apenas produzir releases e contatar jornalistas. A assessoria de imprensa, na verdade, passou a ser mais uma ferramenta dentro da assessoria de comunicação que hoje, mais do que nunca, é responsável por fomentar ideias e levar soluções aos seus clientes, utilizando, para isso as ferramentas de comunicação.

A concorrência, cada vez maior, em todos os segmentos, leva grandes e pequenas empresas a investir em projetos de comunicação, mas como implantar ferramentas, gerenciá-las e ter a certeza de que elas realmente funcionam? É preciso sim, investir em profissionais qualificados para implantar uma estratégia de comunicação que esteja alinhada à sua empresa.

Agências comprometidas com a seriedade do trabalho são especializadas em implantar estratégias de comunicação empresarial que, gerenciadas por uma equipe séria e comprometida, podem resultar em muitos ganhos para a corporação. Após uma imersão da equipe junto ao cliente, é possível elaborar um planejamento e elencar quais ferramentas e soluções se farão necessárias para atender a demanda do cliente.

A assessoria de imprensa, claro, é ferramenta primordial para o sucesso da estratégia e viabiliza a relação com a mídia. Conhecendo seu cliente, o assessor proporá também outras soluções que permitirão consolidar a imagem da empresa em mídias avaliadas como foco, o que contribuirá para a implantação de um fluxo contínuo de informações entre empresa e público alvo, e ainda pode torná-la fonte de informação para a imprensa, o que, com certeza, contribuirá para o fortalecimento da imagem e da marca empresarial.

O planejamento é a primeira etapa do processo, nele o assessor identificará as lacunas e quais as ferramentas necessárias para contribuir com a consolidação desta imagem, entre elas releases, artigos para mídias especializadas, press kit, press tour, participação em feiras e eventos, coletivas de imprensa, media training, conteúdo para site, entre outros.

Para avaliar o sucesso da estratégia ou a necessidade de modificações no plano de comunicação, a assessoria se vale de um relatório que reúne clippings, estimativas de custos, releases, solicitações de mídia e ações de relacionamento com a imprensa, tudo isso é analisado e relatado neste documento, que serve de input para o processo que avalia a necessidade ou não de realinhar a estratégia de atuação.

Em resumo, a assessoria de comunicação tem como objetivo fortalecer a marca do cliente, criando novas oportunidades de exposição da marca/produto/imagem visando contribuir para melhorar, cada vez mais, a imagem da empresa e, consequentemente, o aumento das vendas.

Samanta De Martino é formada em Jornalismo,
com pós graduação em Comunicação Empresarial
e atua na Lance Assessoria como gestora de Comunicação

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