quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Inovar é preciso


Para inovar é preciso estar atento ao que acontece ao seu redor, proporcionar algo interessante para ser notado e como consequência ter bons resultados. Isto é o que as empresas estão fazendo, criando diversos meios para estarem cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. O Youtube é um exemplo, agora os seus usuários podem editar seus vídeos caseiros online, sem necessidade de fazer o upload novamente.

Considerando que o site foi fundado há um pouco mais de seis anos, mais de 100 milhões de vídeos são vistos diariamente nele, sendo que a maioria são caseiros. Podemos citar os vídeos “Não faz sentido” do Felipe Neto e o “Vlog do Fernando”, ambos com milhões de acessos. Só para  ter noção da sua capacidade de abrangência,  um vídeo de sucesso no Youtube pode ser mais eficiente que uma propaganda de uma determinada marca em canais de televisão. Pesquisas mostram que o índice de reconhecimento da marca em um comercial na TV fica em 54%, enquanto na internet chega a 82%. 


A introdução das empresas nas páginas do Youtube para ampliar suas ações de marketing está aumentando, um exemplo é a Brastemp, a empresa lançou um filme no site com o nome “O dia em que um sorriso parou São Paulo”. O vídeo obteve mais de dois milhões de exibições e ganhou o prêmio de melhor vídeo online no festival de marketing de guerrilha Croquette Awards 2010. Confira o filme no http://www.youtube.com/watch?v=-Hc1kFvUTT4.

Lembre-se que os vídeos postados no Youtube podem promover ou simplesmente acabar com você, sua empresa e sua marca. Mas, ainda falando em inovação, a nova ferramenta para edição de vídeos do Youtube possui 14 efeitos, você pode ajustar o brilho da imagem, o contraste, a saturação, aplicar efeitos visuais, girar ou cortar e adicionar a extensão dos vídeos.





O serviço também possui a função ‘eu estou com sorte’, fazendo uma análise rápida do clipe para que, se necessário, sejam alterados cor, brilho e contraste de forma automática. Você também pode trocar o áudio por uma das faixas licenciadas do próprio Youtube e ainda há a opção de pré-visualização do clipe e, se não gostar da edição, é possível voltar à versão original. Porém, os vídeos modificados que tenham sido vistos mais de mil vezes, depois de editado novamente, serão salvo como um novo vídeo.

Bom, para começar a usar as novas ferramentas do Youtube, é preciso criar uma conta no site e depois de produzido o seu material é só postar e ‘abusar’ destas novas técnicas. Mas não espere que seu vídeo tenha milhões de acesso sozinho. Para isto é preciso divulgar seu conteúdo em outras redes e mídias sociais. Vale uma dica, na maioria das vezes você compra uma revista pela capa ou pelo título, não é? Assim também são os seus vídeos, o título pode chamar ou afastar os internautas.


Uma forma para saber como anda o acesso dos seus vídeos é através do botão Insight, que dá acesso a dados demográficos sobre a visualização do seu conteúdo. Depois é só ficar atento aos comentários e torcer para ter um bom resultado.








Anieli Barboni é estudante de jornalismo, estagiária na Lance Comunicação e adora pesquisar e aplicar novos conhecimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário