quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A revolução nas telinhas

Mesmo na era da internet o investimento em publicidade tem maior concentração nas TVs

Já foi sonho de consumo de muitos e hoje continua sendo objeto de desejo da maioria. Porém, com grandes diferenças. Antes com tubos, 14 polegadas e imagem em preto e branco, hoje a televisão tem a tela plana, 50 polegadas, imagem colorida e com ótima resolução. 
A primeira transmissão de televisão no Brasil foi em setembro de 1950. Talvez você não se lembre, mas seu pai ou avô ainda se recorde que, o título brasileiro conquistado na Copa do Mundo de 1958 foi visto, pelos brasileiros, em uma TV com imagem em preto e branco e pode acreditar, a emoção era como se estivessem vendo em uma TV de plasma. Nesta época, no Brasil o auge ainda era o rádio e as poucas TVs eram, a maioria, da marca Philco, vindas dos Estados Unidos. 

A intenção aqui não é falar de futebol, mas seguindo esta linha do tempo, os brasileiros tiveram a oportunidade de assistir a Copa do Mundo com imagem colorida apenas em 1994. Então, na Copa de 2002, muitos assistiram o penta do Brasil em modelos 29, 33 e até 42 polegadas. Já na Copa do ano passado os modelos disponíveis eram LCD, Full HD, LED e 3D. 

A velha TV de tubo está virando relíquia, a LG, que era uma das três marcas mais vendidas no Brasil, anunciou que vai encerrar a produção do modelo no país. Segundo dados do site http://www.proeletronic.com.br, entre dezembro de 2010 e junho de 2011, as vendas dos televisores de tubo caiu de 35% para 20% do volume, em valor, a participação despencou de 12% para 5%.

                                           O futuro incerto dos aparelhos de televisão

Com a era da tecnologia, o preço dos computadores baixos e com a internet cada vez mais acessível às classes C e D, cabe uma pergunta: O que vai acontecer com a televisão? Para isto, primeiro me responda: Você assiste TV com que frequência? A resposta, certamente, é que ficamos mais tempo conectados na internet do que em um canal de televisão. Mas, quando você está com a televisão ligada, ao mesmo tempo está conectado na internet, seja no celular, smartphone ou no notebook. Não é verdade?

Porém, aos 61 anos da primeira transmissão da TV brasileira, embora a internet cresça ano após ano, a televisão continua soberana em 95% dos lares brasileiros. Para ter noção, dados sobre o investimento publicitário no Brasil em 2009, divulgados no site http://iabbrasil.ning.com, apontam que, em 2009, a TV recebeu 60,7% dos investimentos, os jornais 9,5%, as revistas 8,5% e a internet recebe apenas 4,2%.

Mas, as previsões é que este cenário mude. Um exemplo é que nos Estados Unidos, em 2010 os investimentos na internet superaram os destinados à mídia impressa. A tendência é que, cada vez mais, as marcas de TV e a internet se interagem e que novos modelos de televisores surjam para acompanhar o desenvolvimento dos outros aparelhos. Lançada este ano, podemos citar o Smart TV, um aparelho que inclui conexões Wi-Fi ou via cabo, que possibilita conectar à TV a uma rede com acesso à internet. Além de possuir instalação de aplicativos, entradas USB para acessar pen drives e HDs externos. Depois desta viagem na revolução dos televisores, imagine como será a TV que seus netos ou bisnetos irão assistir na Copa de 2022?





Anieli Barboni é estudante de jornalismo, estagiária na
Lance Comunicação e adora pesquisar e aplicar novos conhecimentos

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