quinta-feira, 8 de setembro de 2011

QR Code: O irmão do código de barras

Uma grande evolução para a sociedade foi a invenção do código de barras, mas como a tecnologia anda em passos largos surgiu, digamos, um parente próximo, o QR Code. Criado em 1994, pela empresa japonesa Denso-Wave, o QR Code – em português código de resposta rápida - é um código bidimensional que armazena tanto números como letras. O QR é usado como ferramenta para informações extras que não caberiam na mídia impressa. 

A criatividade é imensa, em alguns países ele é usado na televisão. Por meio do QR o telespectador pode comprar ou receber informações sobre um produto exibido num programa de TV. A curiosidade é que, no Japão até os túmulos estão ganhando estes códigos, permitindo assim acessar informações sobre o morto. 

No Brasil o primeiro anúncio publicitário a utilizar o QR, foi em dezembro de 2007, pela loja de varejo Fast Shop. Na mídia impressa o primeiro jornal no País a adotar esta novidade em suas páginas foi o Jornal A Tarde, que circulava na Bahia. As revistas Galileu e Meio e Mensagem também aderiram a esta tecnologia, permitindo que o usuário tivesse acesso a informações extras através do seu celular. Já o fabricante de vinhos Campo Largo lançou novos rótulos com QR Code, o que conduz o consumidor a um vídeo que mostra o processo de produção de suas bebidas. A cerveja Nova Schin e a operadora Claro também já publicaram anúncios utilizando o código bidimensional. 

Os mais recentes a adotar o uso do QR Code foram o jornal carioca O Globo, que iniciou na edição de 5 de agosto deste ano, e o Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), que passou há utilizar o sistema em seus panfletos publicitários, que dão acesso ao vídeo do Lip Dup, realizado no inicio de 2010, pelo os alunos e professores da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA). 


Como acessar as informações de um QR Code?

Além da câmera, o celular precisa ter um aplicativo de leitor para decifrar o código. Há leitores disponíveis gratuitamente para download na internet. O site mais conhecido para baixar este aplicativo é o http://reader.kaywa.com/. 

Uma das vantagens desta tecnologia é que ao invés de digitar manualmente endereços da web em seu celular, ao fotografar a imagem do código, os dados são convertidos e o conteúdo ou navegador da internet é exibido na tela do aparelho. 

Loja Regional utilizando
Você pode criar o seu QR Code através do endereço http://qrcode.kaywa.com/ e aplicá-lo no seu blog, site, fotolog, na campanha publicitária de sua empresa e onde sua imaginação permitir. Porém, é necessário que o celular do receptor tenha acesso a internet para conseguir acessar as informações do QR Code. 
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Aos poucos, o uso de QR Code está se espalhando pelo Brasil, principalmente em jornais, revistas e em anúncios publicitários, mas ainda é recente e não tão popular para que o resultado seja completamente satisfatório, já que, a aceitação deste código varia conforme a demanda que a empresa pretende atingir e a cultura e o acesso do receptor do anúncio a um aplicativo de leitura de códigos.


Anieli Barboni é estudante de jornalismo, estagiária na
Lance Comunicação e adora pesquisar e aplicar novos conhecimentos

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