segunda-feira, 16 de abril de 2012

Você sabe como se destacar no mercado de trabalho?

O mercado de trabalho valoriza profissionais cada vez mais diferenciados. Mas, em que? Se você pensou em MBI, Doutorado..., não se enganou de todo. Começou bem, mas hoje, só a competência técnica não basta.
Mudar é a palavra de ordem! Portanto, é notório que o profissional estabeleça uma atitude de compromisso em se superar a cada dia, dando o melhor de si no que faz, sem se acomodar. A qualidade profissional estará atrelada a esta atitude... ”pequenas mudanças no comportamento facilitam o diálogo, promovem a autoestima e a cidadania e melhoram o desempenho de pessoas e empresas” – Respeito é bom e todo mundo gosta – Ed. Paulinas 2011. 

A ética (respeito, comprometimento...), comunicação (saber ouvir, falar ao telefone, cartões, navegar na web), bom relacionamento interno e externo (boas maneiras, tratamento, equipe harmoniosa...), marketing pessoal/profissional, conhecimento de culturas diferentes, saber se comportar em almoços de negócios e eventos ligados à empresa são valores importantes que o profissional deve somar à sua habilidade técnica. 
Ferramentas como a etiqueta corporativa e a ética asseguram uma imagem diferenciada e de confiabilidade junto aos clientes.... ”A educação e o bom senso são fatores indispensáveis nos relacionamentos interpessoais e em qualquer situação, mas principalmente no trabalho e nos negócios”... Respeito é bom e todo mundo gosta – Ed. Paulinas 2011.

Avalie-se quanto a sua postura!

Escreva (F) – falso e (V) para verdadeiro:

Nas relações sociais e de trabalho:

(   ) Você está com pressa e a única vaga livre no estacionamento é a reservada para idosos e deficientes. Estaciona, pois é rápido o que vai resolver.
(   ) Ao cumprimentar um cliente, você espera que este lhe estenda a mão.
(   ) Você se apresenta aos clientes como Paulão, como é conhecido.
(   ) Ao fazer uma ligação para a empresa ou residência de seu cliente, pergunta por ele.
(   ) Você está por dentro de uma novidade referente à contratações e demissões, e, tranquilamente comenta no cafezinho ou na intranet.
(   ) Você tem clientes de outras culturas Não se preocupa em conhecê-las, afinal está em seu país e ele que se adapte.
(   ) A roupa valoriza a imagem do profissional.
(   ) Você deposita caroços de azeitonas no prato principal.
(   ) Você corta um suculento bife com a faca na mão esquerda.

Respondeu assertivamente ou teve dúvidas em alguns itens? Não se preocupe, pois nos meses subsequentes, falaremos sobre os assuntos referentes aos testes para que você possa fazer as adequações necessárias.




Formada em Letras Português/Inglês pela PUC-SP, sócia-consultora da Lacre Consultoria. Ministra treinamentos e palestras sobre os temas “Comportamento Social” e “Postura Profissional”, “Relações com Cliente”, “Comportamento e Postura no Atendimento Telefônico”, “Protocolo e Cerimonial” em diferentes ramos de empresas, tais como educacional, financeiro, saúde, comercial, agronegócio, Órgãos Públicos, etc. É Colaboradora da UATI – UNIFESP ministrando palestras sobre Etiqueta para alunos da terceira idade. Co-autora do livro “Respeito é bom e todo mundo gosta” – Ed. Paulinas 2011.

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