terça-feira, 10 de abril de 2012

Quatro dicas para acompanhar a sua empresa nas redes e mídias sociais


As redes e mídias socias entraram no cotidiano das pessoas de vez. Hoje, são meio de trocar informação, fazer amizades, divulgar notícias e empresas e, até mesmo, conseguir um emprego ou perde-lo. Se você tem uma empresa com um perfil no Facebook ou Twitter é essencial saber como ele é visto nas redes e o que falam do seu perfil. Porém, analisar isto da própria página do Facebook e Twitter pode ser um pouco trabalhoso, se você quer agilidade tenho algumas dicas para acompanhar os comentários da sua empresa, ou do seu perfil pessoal, com mais facilidade.
Os dois primeiros são sites gratuitos e elaboram um gráfico com medição de suas atividades nas redes sociais e um infográfico com detalhes sobre sua participação no Facebook, Twitter e YouTube. O primeiro é o What About Me, nele o resultado é exibido em forma de flor, onde cada pétala mostra um determinado assunto e o tipo de conteúdos compartilhados e comentados nas redes sociais. Também é possível visualizar os últimos tópicos publicados, as fotos mais populares, horários mais frequentes de postagens etc. No final, você pode salvar o infográfico como imagem e usar nas suas reuniões para debater o que precisa mudar.
O segundo é o GetAbout.me, ele tem a mesma função do primeiro, mas as informações são mais detalhadas, e você pode optar por gerar gráficos informativos sobre seus últimos 12 meses, sobre seus amigos ou sobre os eventos que você mais tem participado e quais páginas mais curtiu. No primeiro infográfico, você visualiza o ranking com os usuários que mais curtiram suas publicações e comentários, e qual dia da semana você é mais esteve ativo no Facebook. O segundo infográfico mostra dados como quantos check-ins você fez e estatísticas dos assuntos das páginas que você mais curtiu, e o último infográfico revela dados sobre seus contatos.
A terceira dica é o Leftronic, é um site que permite visualizar estatísticas, através de gráficos e informações, como anda a sua marca nas mídias. Logo após a realização do cadastro, você escolhe pela aba fonte de dados, qual rede ou mídia quer analisar. É possível visualizar informações detalhadas sobre sua página no Twitter ou no Facebook e estatísticas do seu site no Google Analytics etc. A última dica é para quem quer receber por e-mail relatórios e informações sobre o que estão falando da sua empresa, ou você, nas redes e mídias sociais. As ferramentas são o social mention e o scup, neles você cria uma alerta com o endereço dos sites que quer acompanhar. Porém, estes serviços só estão disponíveis para teste durante um mês, depois cada um deles é preciso assinar e, as páginas dos sites estão em inglês, se você não domina o idioma é só traduzir a página no seu próprio navegador.
Colunista
Anieli Barboni é estudante de jornalismo, estagiária na Lance Comunicação e escreve para coluna semanal sobre Tecnologia e Inovação do portal Gestor Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário