quinta-feira, 21 de abril de 2011

MERCHANDISING DO MERCHANDISING


Quero aqui defender a importância do merchandising nos veículos de comunicação. Não existe nada melhor para a divulgação de um produto quanto o depoimento de alguma grande personalidade elogiando, indicando, experimentando, usando seja lá o que for que o cliente queira vender. 

O merchandising prá alguns é um mal, porém prá mim, sendo ou não um mal, é um mal necessário, principalmente em obras de ficção que retratam a realidade e o dia a dia das pessoas. Ora, se eu tomo uma Coca-cola, uso Avon, Ando de Renault, bebo Brama, por que os personagens das novelas também não podem usufruir desses deliciosos bens de consumo? 
Na verdade o merchandising parou de ser mero figurante nas cenas das telenovelas, realyte show, seriados, filmes, enfim... para figurarem como verdadeiros protagonistas, causando assim um certo exagero nas inserções de um produto à trama. 

CENA XV – SALA DE JANTAR
CAM – Humberto Augusto e Augusto Humberto, os gêmeos, na mesa com os pais.

PAI – Humberto Augusto, me passa a Coca Cola...
H. AUGUSTO – Claro, papai, mas só se o senhor me passar a travessa com o peru da Perdigão.
PAI – Está bem, Humberto Augusto, aqui está o peru da Perdigão
H. AUGUSTO – Obrigado papai... toma a sua Coca Cola... que da mais vida a tudo pode crer... 
MÃE – Augusto Humberto, serviu o tênis da Adidas que eu te comprei?
A. HUMBERTO – Ficou ótimo mamãe. Oh... oh... oh... vocês estão sentindo esse cheiro?
H. AUGUSTO – Não fui eu...
A. HUMBERTO – Esse cheiro delicioso de perfume feminino do Boticário. É a minha amada que está chegando.

Entra maria das dores, a mocinha

MÃE – Nossa, querida, que linda essa sua roupa...
M DAS DORES – Comprei nas lojas Marisa em 12 vezes no crediário e sem juros... Oh, meu amor, precisei vir, eu não conseguia mais ficar sem você.
A. HUMBERTO – Oh amada... Beije-me...

Slow motion, um corre em direção ao outro. Quando vão se encontrar ela passa direto por ele e pega a garrafa de Coca Cola, da um enorme gole.

M. DAS DORES – Ahhh, meu amooorrr, eu precisava de você, amada Coca Cola, para saciar minha sede.

Abraça ternamente a garrafa, câmera vem fechando em zoom até big close.

SON – Musica romântica

Corta! E assim termina a cena sem absolutamente nada do conteúdo da novela ser mencionado. Acho sinceramente um certo exagero, porém bendito sejam os merchandising, pois é deles e de todo horário comercial que milhares e milhares de profissionais de TV, rádio, cinema, teatro, sobrevivem e garantem seus empregos, assim como os produtos mencionados vendem mais aquecendo a economia. E o que é melhor, pinta um jabá (dinheiro) bem interessante na mão do artista que da o depoimento.
Eu, como redator de televisão há aproximadamente trinta anos... de mil novecentos e Bozo, sou tão a favor dessa forma de divulgação que acabo de fazer um merchandising do merchandising nessa minha crônica. 

William Tucci é autor de vários livros infantis publicados pelas Editoras Scipione e Ática, atua como redator e diretor há 30 anos com passagens pelo SBT, GLOBO, RECORD E BAND, autor de vários espetáculos teatrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário