quinta-feira, 28 de abril de 2011

AO TRAÇAR UM OBJETIVO, SEJA "SMART"

Qual é o segredo para se alcançar algum objetivo? Será que os grandes líderes que conhecemos atualmente, nunca se frustraram com seus planos?

Um exemplo interessante é de Steve Jobs que, em 1976 fundou a conceituada empresa Apple e, nove anos depois, foi demitido pelo conselho administrativo da empresa, no entanto, hoje a Apple é uma das mais valorizadas marcas e quem está no controle? Exatamente, o seu fundador, Steve Jobs.

Quando se tem um forte comprometimento com o objetivo descrito, disposição para enfrentar novos desafios e o desejo de fazer seus planos prosperarem é possível sair do fracasso para a redenção e reverter difíceis situações.
Ao definir nossos objetivos é comum fazermos uma grande lista, porém, como saber quais nos trarão benefícios e quais não serão bem sucedidos?
Existe uma técnica simples que você pode aplicar em todos os objetivos de sua lista, e assim, obter a resposta da pergunta acima. 
Primeiramente, lembre-se que, ao definir seus objetivos, você deve ser SMART ou inteligente, traduzindo do inglês e, para cada objetivo, relacione o significado de cada letra com as respostas que você julgar necessárias para evidenciar suas atividades no plano de ação.
Como exemplo, suponha que um dos seus objetivos seja a compra de uma máquina:



S = Specific (Específico): Seja específico, quanto a marca, modelo, configurações, acessórios, etc.



M = Measurable (Mensurável): Detalhe a quantidade necessária, custo da compra, transporte, manutenção, treinamento pois, se não for possível medir, não será possível gerenciar. Escolha um objetivo com progresso mensurável e estabeleça critérios concretos para medir o êxito.



A = Agreed Upon (Acordado com os Interessados): Envolva todos os interessados (stakeholders) neste processo de compra, tais como: operador de máquina, coordenador, supervisor, engenheiro, comprador e fornecedor.



R = Realistic (Realista): Este objetivo está dentro da minha capacidade de realizar? Certifique-se de que a compra esteja consistente com seus outros objetivos e alinhada com as metas da empresa.



T = Time (Tempo) = Defina um cronograma para a compra: data de compra, entrega, pagamento, instalação, try out, setup entre outros. Sem limite de tempo, não existe urgência para começar a agir imediatamente.



Quanto maior for o detalhamento, maiores serão as possibilidades de sucesso. É preciso ter total controle das futuras situações e saber priorizá-las, pois mesmo tendo excelentes ideias, bom planejamento e controle dos seus objetivos, existem fatores externos que estão fora do nosso controle, que podem influenciar diretamente os nossos objetivos.



Ronaldo Cattaneo é engenheiro no campo de provas da GM, Bacharel em Engenharia de Produção Mecânica, Tecnólogo em Processos de Produção e pós graduando em Gerenciamento de Projetos pela FGV

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