sexta-feira, 11 de março de 2011

HIERARQUIA DAS NECESSIDADES HUMANAS - A pirâmide de Maslow


Segundo Maslow, o que propulsiona o homem são suas necessidades: tão logo uma necessidade é satisfeita, outra surge em seu lugar. Esse processo é interminável e contínuo, entende – se como do nascimento até a morte.


As necessidades humanas estão organizadas em níveis e numa hierarquia de importância que representaremos a seguir:


1. Necessidades Fisiológicas
São as necessidades vitais de sobrevivência: alimentação, descanso, proteção contra frio e calor e necessidades sexuais.

2. Necessidades de Segurança
Quando as necessidades vitais estão razoavelmente satisfeitas, necessidades e níveis superiores, no caso as de segurança, começam a motivá-lo.

Essas são necessidades de proteção contra o perigo: seguro de vida, incêndio, seguro saúde, casa própria, emprego estável.

Por exemplo: as ações arbitrárias da chefia ou um comportamento que reflita favoritismo ou discriminação, falta de clareza e objetividade, poderão ativar as necessidades de segurança na relação de emprego de qualquer nível do colaborador (ameaçam a necessidade de segurança).

3. Necessidades Sociais
Quando as necessidades de segurança estão satisfeitas e o homem não está temeroso quanto ao seu bem estar físico, as necessidades sociais tornam-se importantes.

São necessidades sociais: de participação, de associações, clubes, aceitação por parte dos amigos, novas amizades e amor.

Quando essas necessidades são frustradas na situação de trabalho, o indivíduo age de modo a dificultar a consecução dos objetivos grupais, ele se torna antagônico e não cooperativo.

4. Necessidades de Auto – Estima
São as Necessidades de respeito, autoconfiança, status, boa reputação, reconhecimento, apreciação e respeito dos amigos.

Para que essas necessidades apareçam de maneira significativa os níveis anteriores devem estar razoavelmente satisfeitos.

5. Necessidades de Auto – Realização
No topo da hierarquia existem as necessidades de auto - realização. Essas são as necessidades de dar vazão às próprias potencialidades, de um contínuo autodesenvolvimento, de ser criativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário