quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

As redes e mídias sociais na sua empresa

Entenda como o Facebook, Linkedin, Twitter, Youtube, Flickr e blog podem contribuir com o seu empreendimento

Que as redes e mídias sociais estão na web dos mais variados tipos, quantidade de usuários e maneiras de uso já sabemos. Mas, o que cada uma delas pode oferecer para o seu negócio, vai depender do seu conhecimento, da forma que utiliza a ferramenta e como interage com o seu público.
Segundo publicação do site Olhar Digital, o ano de 2011 passou de 49% para 59% a quantidade de empresas brasileiras que utilizam redes sociais, blogs e micro blogs para conquistar clientes. Pesquisas mostram, também, que as 100 empresas mais poderosas do globo, que investiram em mídias sociais cresceram 18% em um ano, enquanto as que investiram pouco tiveram queda de 6%.
Agora que vimos alguns números, entendemos que se inclui em redes sociais Facebook e Linkedin, e, inclui em mídias sociais Twitter, YouTube, Flickr e blog . O Facebook serve para que sua empresa possa compartilhar novas notícias, interagir e conhecer melhor os clientes, e, criar painel com fórum e discussões. Já o Linkedin é uma rede social mais profissional, em que você deixa exposto suas informações profissionais e participa de grupos.
O Twitter é utilizado para monitorar, indicar e informar em poucas palavras. O Flickr é uma mídia que pode ser postado fotos de eventos e de situações internas da empresa e serve, também, como portfólio para alguns profissionais. O Youtube sé ideal para postar vídeos demonstrativos de produtos, promocionais e institucionais. Já o blog, é como um currículo da marca e traz notícias sobre a empresa e opiniões, além de conteúdo mais detalhado.

Um exemplo dos benefícios do uso das redes e mídias sociais é a agência brasileira de viagens Mala Pronta. Fundada em 2004, é uma empresa online que atende turistas de lazer ou negócios no Brasil e no exterior. Em entrevista para a revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, o diretor da agência disse que o Twitter é utilizado para monitorar e indicar opções aos clientes. Quando alguém manda uma mensagem procurando opções de lazer, logo depois já lançam um tweet para essa pessoa falando que tem o hotel tal, em tal lugar. A agência começou trabalhando com apenas algumas empresas de hospedagem e, hoje, faz a ponte para mais de mil hotéis dentro do Brasil e 70 mil no exterior. Segundo o diretor da Mala Pronta, as redes sociais foram uma das responsáveis para a proliferação de sua marca.
Não apenas empresas de médio e grande porte devem fazer uso contínuo destas ferramentas, mas, também, as microempresas como padarias, salão de beleza etc. Basta usar sua criatividade, se relacionar com os usuários da web e fazer a sua campanha. Porém, lembre-se que o seu público não é só o receptor da mensagem, ele pode qualquer momento ser o emissor e causar um ruído inesperado, então, cuidado com sua campanha na web!
Colunista
Anieli Barboni é estudante de jornalismo, estagiária na Lance Comunicação e adora pesquisar e aplicar novos conhecimentos

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