sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

BNDES e Bladex financiarão exportações de máquinas brasileiras para a AL e Caribe

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco Latinoamericano de Comercio Exterior (Bladex) firmaram nesta terça-feira, 6, contrato de financiamento a exportações brasileiras de máquinas e equipamentos para países da América Latina e do Caribe. O financiamento será feito através de nova modalidade de apoio: o BNDES Exim Automático.

Foi estabelecida uma linha de crédito no valor equivalente a até US$ 50 milhões. O Bladex atuará por intermédio de sua sede no Panamá e poderá financiar importadores de maquinários brasileiros, cobrindo mais de 20 países latino-americanos e caribenhos.

O BNDES Exim Automático foi desenvolvido pela Área de Comércio Exterior do BNDES e criado a partir da demanda de exportadores brasileiros. O produto visa dar maior agilidade operacional ao financiamento às exportações brasileiras de máquinas e equipamentos e demais itens de maior valor agregado, mediante a concessão de linha de crédito a bancos no exterior.

Desde que começou a operar, em abril deste ano, já foram realizadas operações do produto em oito países: Argentina, Chile, Paraguai, Peru, Panamá, República Dominicana, Uruguai e Nigéria.

Entre as exportações que deverão ser incrementadas com essa nova linha de crédito, destacam-se máquinas e implementos agrícolas, máquinas industriais, ônibus e caminhões, máquinas rodoviárias, geradores e transformadores e equipamentos de telecomunicações brasileiros.

O contrato firmado entre o BNDES e o Bladex foi na modalidade buyer credit do BNDES Exim Automático. Nele, o Bladex, no Panamá, figura como o tomador do financiamento, assumindo o risco da operação e viabilizando o crédito ao importador.

Os desembolsos dos recursos serão realizados pelo BNDES, em reais, diretamente aos exportadores no Brasil, que receberão antecipadamente por suas vendas externas, sem correr riscos de natureza comercial e política. Nessas operações, não haverá remessa de recursos do BNDES para o exterior.

A parceria firmada entre o BNDES e o Bladex proporcionará um importante instrumento de fomento ao comércio entre o Brasil e os países da América Latina e do Caribe. Além disso, permitirá a prospecção de novas oportunidades de cooperação financeira entre as duas instituições na região.

Com o BNDES Exim Automático, o BNDES pretende consolidar as parcerias com bancos credenciados na América Latina e também no continente africano, criando, assim, uma rede no exterior para financiar as exportações brasileiras.

O Bladex é um banco supranacional, fundado originalmente pelos bancos centrais dos países latino-americanos e caribenhos para promover o financiamento do comércio exterior na região. Sediado no Panamá, tem entre seus acionistas bancos centrais e comerciais de 23 países da América Latina e do Caribe, assim como bancos internacionais, bancos latino-americanos e investidores particulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário