quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Foursquare: localize-se e jogue ao mesmo tempo


Aplicativos de geolocalização atraem consumidores para estabelecimentos com jogos interativos


A internet está recheada de aplicativos e sites que talvez você não conheça. Hoje, apresento o Foursquare. O site, lançado em 2009, é uma rede social de geolocalização. O aplicativo já atingiu 15 milhões de usuários e a maioria do seu público está nos Estados Unidos. 
A proposta inicial é fazer as pessoas se encontrarem com mais facilidade através das tecnologias 3G e GPS. O site permite que você indique onde está e lugares que passou, com opção de publicar ou não seus check-ins (ação que executa no aplicativo para dizer que esteve em algum lugar) no Facebook e Twitter. É possível, também, postar fotos, escrever e ver dicas dos estabelecimentos e compartilhar mensagens com seus amigos.
Vamos jogar?
A proposta secundária é um jogo interativo de geolocalização, quanto mais check-ins, mais pontos, quanto mais pontos, mais badges (troféus). Cada vez que você chega a algum estabelecimento e faz o check-in, você ganha pontos, esses pontos criam um rankings entre você e os demais usuários.
Se você é o usuário que esteve mais vezes em algum lugar, ou melhor, que mais fez check-ins, você se torna prefeito daquele local. Algumas empresas oferecem vantagens para os prefeitos, como descontos e brindes, um exemplo é a rede de restaurantes Spoleto. A rede lançou uma promoção em seis lojas no Rio de Janeiro e São Paulo. A cada sexta-feira, o usuário que se tornou o prefeito de uma das lojas selecionadas, ganha uma massa tradicional no almoço.
Atualmente, o Forusquare é o site de geolocalização mais conhecido e que mais tem usuários, por dia são feitos cerca de três milhões de check-ins, no Brasil 55% dos check-ins se concentram em São Paulo. Porém, o seu rival Gowalla, com dois milhões de usuários, foi adquirido pelo Facebook e considerando que o Facebook tem mais de 700 milhões de usuários, podemos imaginar que a disputa vai ser ao menos cerrada.
Para usar o Foursquare acesse https://pt.foursquare.com, cadastre-se gratuitamente e baixe o aplicativo, que está disponível para iPhone, Blackberry, Palm e Android, depois, é só explorar os seus benefícios e os estabelecimentos.

Colunista
Anieli Barboni é estudante de jornalismo, estagiária na Lance Comunicação e adora pesquisar e aplicar novos conhecimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário