quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Um novo olhar


A Administração Pública passou de um contexto meramente burocrático para um contexto democrático, atuando com uma gestão mais inovadora e participativa. Observa-se uma crescente preocupação com o acesso da população às informações pertinentes a esta Administração, como as finanças e as contas públicas. A ideia é que o serviço público se baseia em servir o cidadão e, por esse motivo, a máquina do funcionalismo público deve funcionar visando o interesse coletivo e o bem comum.A ampliação da relação entre a Administração Pública e a sociedade já é um fato. Para alcançar o sucesso, percebe-se a busca pelo aperfeiçoamento das ferramentas de informação, através de recursos humanos e técnicos, que possibilitem o controle social dos atos praticados pelo administrador público. A tecnologia da informação se configura, neste aspecto, como uma importante aliada para esta integração, pois permite, através de suas técnicas, melhorar e expandir o canal de comunicação entre a Administração Pública e a população.E, em se tratando de transparência, não podemos deixar de citar a relevância desta, também, para os servidores públicos, os quais precisam estar engajados com os propósitos da administração da qual fazem parte. É necessário que os objetivos e metas da administração sejam conhecidos e compartilhados pelos servidores públicos, através de uma comunicação clara, de uma liderança que designe tarefas desafiadoras e motivadoras. Também é fundamental que haja reconhecimento pelo desenvolvimento de suas funções e capacitação contínua. E, assim, é possível adquirir o comprometimento do funcionário, essencial para que este passe a pensar e agir com foco nos objetivos estabelecidos.E é diante deste cenário, que a Administração Pública e seus servidores - independente da esfera, estatal ou municipal – com o caráter democrático vêm procurando atingir o seu objetivo principal, que é atender a cidadania de forma eficiente.


Carla M. Martinelli Locatelli é graduada em Relações Públicas, especialista em Gerenciamento de Marketing e é diretora administrativa do SEPREV - Serviço de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Indaiatuba.

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