segunda-feira, 12 de março de 2012

Entenda um pouco sobre o conceito de MMN - Marketing Multinivel

O QUE É MARKETING MULTINIVEL ?
Marketing - é o processo usado para determinar que produtos ou serviços vão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que irá utilizar nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do seu trabalho.

Multinível – é um sistema de distribuição dos produtos e/ou serviços de uma empresa para o consumidor final, por meio de indicação pessoal, mais conhecida como boca – a - boca, formando uma “rede de negócios” com pessoas independentes e sendo remuneradas em vários níveis por seus esforços.

O Marketing Multinível (MMN), também conhecido como Marketing de Rede (MR), MultiLevel Marketing (MLM), Network Marketing (NM), pertence ao setor da economia de Vendas Diretas e é reconhecido como canal de vendas estratégico. Distingue-se de outras formas de marketing e vendas por não envolver parâmetros tradicionais de marketing, como publicidade em meios de comunicação de massa. Além disso, grande parte dos distribuidores trabalha em suas residências, dispensando escritórios (custos fixos) e pessoal de apoio (CLT). Os gastos operacionais e com propagandas envolvidos na divulgação dos produtos são, consequentemente pequenos, e principalmente, o capital de giro desse empreendedor é muito baixo comparado ao mercado tradicional, o que reduz o risco do negócio fracassar e aumentar a médio ou longo prazo seus ganhos financeiros.

De forma clara e objetiva conclui-se que Marketing Multinível é um sistema “legal”, pois se recolhe todos os impostos; sustentável, porque existe consumo e que proporciona a junção do Marketing de Relacionamento, que visa a qualidade do relacionamento com o cliente e o Marketing de Vendas Direta, que vem a ser o relacionamento direto entre vendedor e consumidor. Portanto, o MMN possibilita o relacionamento direto do empreendedor (revendedor) e cliente (consumidor final), de forma a manter uma qualidade no relacionamento entre ambos, pois tal sistema só se consagra com a permanência de um relacionamento direto a longo prazo, sendo este seu objetivo maior de sucesso.

Hoje, com um pequeno arquivo pessoal, uma linha telefônica e um computador ligado à internet, é possível construir e gerenciar um negócio de milhões de reais. Para os que nele trabalham, o MMN é acima de tudo uma oportunidade de ganhar dinheiro indicando os produtos, complementar à renda familiar e realizar sonhos pessoais. Por isso atrai tantas pessoas, dotadas de iniciativa própria e dispostas a trabalhar em suas horas vagas com o propósito de alcançar os seus objetivos.

Conforme LaLONDE (2000, p.62), “(...) é cada vez maior o número de companhias dispostas a confiar a distribuição de seus produtos e a atenção personalizada a seus clientes a terceiros especializados.”

MARKETING MULTINIVEL x PIRÂMIDES

Algumas empresas têm mascarado o esquema ilegal de pirâmide sobre sistema legal de marketing multinível


COMO AVALIAR UM ESQUEMA PIRÂMIDE ?

Os principais identificadores:

1- Vendas (de dinheiro) efetuadas num tom exagerado.

2- Pouca ou nenhuma informação dada sobre a empresa.

3- Promessas sobre rendimentos altos de curto prazo.

4- Nenhum produto real ou um produto que é vendido por um preço ridiculamente acima do seu real valor de mercado. A descrição do produto feita pela empresa é bastante vaga.

5- Um fluxo de renda que depende prioritariamente da comissão recebida pelo recrutamento de novos associados ou produtos adquiridos para uso próprio, em vez de vendas para consumidores que não são participantes do esquema.

6- A tendência de que só os proprietários e primeiros associados tenham alguma renda real.

7- Garantias verbais de que é perfeitamente legal participar.


COMO AVALIAR UMA EMPRESA DE MMN?

1- Uma renda palpável a ser obtida das vendas de produtos ou serviços aos consumidores que não estão associados.

2- Embora algumas empresas de MMN também ofereçam comissões pelo recrutamento de novos membros, isto não é essencial para a operação bem-sucedida do negócio por qualquer empreendedor individual.

3- Existe recrutamentode pessoas para vender, divulgar e consumir os produtos.

4- Recebimentos de comissões e bônus para quem recrutar pessoas para vender ou representar os produtos, como seus "downlines".

5- Pode ser exigido dos novos associados que paguem pelo treinamento/material de apoio, ou que comprem uma grande quantidade dos produtos para o sistema que irão vender. Se, são empreendedores, vendedores ou divulgadores não pode ser pirâmide.

6- Um enorme mercado em expansão para consumo dos produtos oferecidos.

7- Empresa idônea com marca reconhecida que ofereça produtos exclusivos e consumíveis.
Autor
Nasceu em São Paulo, em dois de novembro de 1981, do signo escorpião. Formou-se em Técnico de Processamentos de Dados e Administração de Empresas. É especialista em Plano de Negócios e Marketing Multinível, corretor de imóveis, escritor, palestrante e Personal Coaching.
www.dontaborda.com.br

Referências:

MARKS, Will. Marketing de rede: O guia definitivo do MLM (multi-level marketing.São Paulo: Makron Books, 1995.
LaLONDE, Bernard J.. HSM Management: Informação e É tempo de integração. Conhecimento para gestão empresarial, Editora Savana Ltda., p.56-62, ano 4, n°21,jul-ago., 2000.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing – análise, planejamento, implementação e controle. 4.ed. São Paulo: Ed. Atlas, 1996.676p,
BUAIZ, Sérgio. Marketing de Rede a fórmula da liderança. Rio de Janeiro: Instituto MLM Brasil, 1999
http://www.abevd.org.br
http://www.wfdsa.org

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