sexta-feira, 23 de março de 2012

Dicas para melhorar o desempenho de sua empresa no Twitter

Twitter completa seis anos e têm mais de 140 milhões de usuários

Com seis anos de existência, completado no dia 21 de março, O blog oficial do twitter publicou que têm mais de 140 milhões de usuários ativos no mundo, registra 340 milhões de tweets por dia, que é igual a mais de um bilhão de mensagens a cada três dias. O microblog já foi apontado como uma das formas mais eficientes de reclamar de algum produto ou empresa e, também, uma ótima estratégica para se relacionar com o seu público. Com toda está demanda, dados de 2011 apontam que a empresa vale pouco mais de US$ 140 milhões. Ou seja, você e sua empresa têm que ter uma conta no Twitter.


Para você que tem uma conta no microblog, algumas dicas são validas. Primeiro faça o básico, construa sua lista de seguidores e siga as pessoas do seu interesse, use hashtags (#), este símbolo na frente de palavras-chave torna seus tweets mais fáceis de pesquisar. Depois, aprenda as regras e diversas ferramentas que o microblog oferece.

Dicas

Uma dica legal é o Twuffer (http://twuffer.com/), ele é um programador de tweets futuros. Você programa um tweet para ser enviado no dia e horário que desejar. Além disso, é possível ver quantas mensagens agendou, quantas ainda estão programadas e quais já foram enviadas. Não é preciso fazer um cadastro, basta autorizar para que o site sincronize com seu perfil no microblog.

Outra ferramenta eficiente é o TweetDeck (http://www.tweetdeck.com/), que permite você gerenciar múltiplas contas tanto no microblog, como em outra redes sociais. O aplicativo, também, permite o monitoramento de palavras-chave ou hashtags. Você também pode habilitar o TweetDeck a enviar alertas quando outras contas no microblog mencionar sua empresa ou seu perfil. Além disso, o programa permite programar o horário das publicações.

A outra dica é o bitly (https://bitly.com/), além de ser encurta link, o site oferece mensuração de acessos para monitorar a sua publicação. Você pode analisar quantos cliques foram dados em cada link e qual foi mais popular. E se você tem empresa, as páginas do Twitter, lançadas no final de 2011, são semelhantes às Fan Page do Facebook. Estas páginas permitem personalizar o cabeçalho de uma maneira que seus logotipos e slogans fiquem mais chamativos. Também é possível escolher um determinado tweet para ser o primeiro da página e outras diversas funções, porém, elas estão em testes com algumas empresas convidadas e podem ser pagas. Até serem liberadas use e abuse de outras ferramentas disponíveis no microblog e, aproveite e siga o Gestor Atual - @GestorAtual.



Colunista
Anieli Barboni é estudante de jornalismo, estagiária na Lance Comunicação e escreve para coluna semanal sobre Tecnologia e Inovação do portal Gestor Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário