segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A notícia na era da internet e do tablet


Jornais e revistas impressas disponibilizam versões para leituras digitais em tablet


Mudanças são constantes, principalmente quando o assunto é a tecnologia. As novidades aparecem em um piscar de olhos e logo o que era novo fica “velho”. O que apresento hoje é um tema já discutido nos dias atuais, a migração da notícia impressa para a digital. Recordando, desde que a internet evoluiu e seu acesso abrange quase toda a população mundial, as notícias vêm passando por uma migração do impresso para a internet, mas mudança maior apareceu desde o surgimento dos tablets.

Segundo a Wikipédia, tablet é um dispositivo eletrônico pessoal em forma de prancheta, que pode ser usado para acessar a internet sem fio e realizar outras tarefas básicas. A principal vantagem deste aparelho é a mobilidade, internet Wi-fi e 3G, uso corporativo, aplicativos, jogos e economia de energia com uma bateria durável por aproximadamente 10 horas. Porém, não é possível realizar tarefas “pesadas”.
A leitura digital
Quando o assunto é a leitura digital, mais especificamente no tablet, a preocupação com a dobra do jornal, a largura das colunas, a sequência de páginas, já não tem a mesma importância de antes e a navegação com os dedos é bem mais prática do que ficar dobrando páginas do jornal, e até mesmo mais prático do que controlar a exibição com o mouse. Além da versão ser mais completa em relação à impressa, ela trás possibilidades de incluir recursos multimídia como áudio, vídeo e animações.

Na tentativa de deter o crescimento das novas mídias e manter as assinaturas que ainda existem, os jornais e revistas migram para a web e estão adaptando aos novos aparelhos tecnológicos. Um exemplo é o jornal O Estado de São Paulo, o veiculo que já tinha sua versão digital, agora tem uma versão exclusiva para tablet, em que o leitor paga a assinatura e tem acesso ao conteúdo no seu aparelho diariamente.

Este novo jeito de atingir os leitores está expandindo no Brasil. Segundo o jornal Valor Econômico, a editora Abril vende assinaturas exclusivas para tablets sob o mesmo preço da revista impressa. A exclusão é a Veja, que tem preço 2,5% inferior a versão impressa. Já Globo decidiu vender assinaturas da versão para tablet a preços mais baixos que as assinaturas impressas, com variação que vai de 26,7% (no caso da Época Negócios) a 83,5% (Época). Para quem prefere a leitura no tablet, algumas outras revistas brasileiras que disponibilizam este serviço é a Época, Época Negócios, Galileu, Auto Esporte e Vogue. Contudo, não importa se você ler a notícia na tela do computador, na folha do jornal ou nos novos aparelhos, o importante é sempre se manter informado.
Colunista
Anieli Barboni é estudante de jornalismo, estagiária na Lance Comunicação e adora pesquisar e aplicar novos conhecimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário