quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Festa da uva movimenta turismo e gastronomia em Vinhedo

Durante a festa foi apresentado o projeto SIM, de acesso gratuito a internet banda larga no município

Festa da Uva e do Vinho de Vinhedo começou no dia quatro de fevereiro, cresce a cada edição atraindo turistas de diversas regiões do país movimentando a economia da cidade. O evento conta com uma praça de alimentação com aproximadamente 60 barracas e mais de 60 estandes, em que comercializa artesanatos, doces, vinhos, frutas e sucos artesanais. Além das opções de roteiros turísticos, leilão de frutas e atrações culturais.

No ano passado, o evento recebeu quase 300 ônibus com aproximadamente 9.549 turistas, sendo 3.571 do interior de São Paulo, 4.571 da capital e 1.407 de outros estados. Foram comercializadas 9.500 garrafas de vinho, 8.200 de suco de uva e vendidas 133.5 toneladas de frutas, quase 50% a mais que em 2010.



Cerca de 90% da uva produzida em Vinhedo é de mesa, em 2011 houve queda de aproximadamente 15% na produção dos vinhedos por causa do granizo. Já a safra deste ano superou a do ano passado em quantidade e qualidade. Para o evento são uvas de 50 expositores e de 12 variedades diferentes. As melhores foram trazidas pelos produtores e avaliadas por agrônomos da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), numa classificação que vai do primeiro ao terceiro lugar, mais menção honrosa. As frutas premiadas ficam em exposição e aos domingos são todas leiloadas.

Durante o evento o público, também, pode conhecer o projeto Soluções Integradas Municipais (SIM) Vinhedo Digital. O projeto estabelecido dentro do plano de governo da atual administração é uma iniciativa estabelecida para a inclusão digital dos cidadãos de Vinhedo. Para a viabilização do projeto a prefeitura investiu três milhões na instalação de mais de 40 quilômetros de cabeamento ótico, que atingiu cerca de 70% do município. Também fez a instalação de antenas de transmissão via rádio a fim de distribuir sinal gratuito de internet banda larga, com velocidade de 512 kbps, aos moradores. 

A 51ª edição da Festa da Uva e 3ª Festa do Vinho vão até dia 19 de fevereiro, para saber a programação e os horários acesse o Blog do Temperos e Especiarias


Nenhum comentário:

Postar um comentário