quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Quatro sites para criar seu portfólio online


Seja qual for sua profissão, apenas o currículo não basta, o portfólio é essencial. Ainda mais quando falamos em profissionais relacionados à comunicação, artes e fotografia. Com a integração da web ao cotidiano, ter um portfólio online é muito importante para demonstrar seu trabalho a um grande número de pessoas e empresas. Como resultado, é possível conseguir um emprego ou até mesmo uma renda extra com “freelas”.
A internet disponibiliza sites que proporcionam criar portfólios online. Pesquisei alguns para você escolher o que mais se encaixa ao seu perfil.
Carbonmade
Possui um design simples e opção de dizer se você está disponível, ou não para freelas. Existe na versão gratuita e paga. A versão gratuita tem um limite de até cinco pastas, espaço para dois vídeos e 35 imagens. É possível personalizar o layout com cores e fontes limitadas. Já a versão paga, é possível postar até 500 fotos em alta definição e 10 vídeos, totalizando 50 pastas e o layout não é limitado. Esta versão tem suporte para Flash e opção de domínio próprio.
DeviantART
O site tem a opção de fazer upload e busca de imagens por categorias. Também dá para participar de comunidades e enquetes. Uma das ferramentas extras é a adição de um microblog dentro do seu portfólio. O site permite que suas artes recebam comentários e estrelas de favorito e que elas sejam compartilhadas. Além disso, há seções de compras, em que você pode colocar itens à venda e imagens em alta resolução prontas para o download.
A versão gratuita tem espaço de 18 imagens por galeria, limite de quatro pastas e tem a opção de adicionar currículo. A versão paga tem as mesmas funções, porém o espaço é ilimitado e o layout pode ser customizado como desejar.
Zuinn
É um site brasileiro com sistema simples e tem a opção de associar o Twitter à sua conta. Porém, a apresentação é em flash e a descrição dos trabalhos não aparece, apenas os títulos deles. Para criar sua conta com fotos, basta ter um flickr. No caso de portfólio em vídeo, é preciso ter uma conta no Youtube. Só existe na versão gratuita.
Design: related
Este modelo possui opções de dizer se você está disponível ou não para freelas, opção de linkar blogs ou sites, associar o flickr ao seu perfil, adicionar descrições do trabalho e currículo. A descrição dos projetos aceita html e até vídeos incorporados. É possível adicionar até três trabalhos em um projeto, com um máximo por imagem de 500kb em arquivos jpg e gif. Porém, Há publicidade nas páginas e não é possível fazer alteração no seu layout. Só existe na versão gratuita.
Colunista
Anieli Barboni é estudante de jornalismo, estagiária na Lance Comunicação e adora pesquisar e aplicar novos conhecimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário