sábado, 4 de fevereiro de 2012

A tecnologia e modernidade dos carros elétricos

Veículos elétricos diminuem danos ao meio ambiente e pode ser realidade no Brasil

Nesta última quarta-feira (01/01) os jornais brasileiros publicaram que a venda de carros teve aumento neste início de 2012, foram vendidos 10% a mais do que em janeiro de 2011. Ótimo, isto significa que a economia brasileira, digamos, vai bem. Ainda falando em sustentabilidade e claro em tecnologia, o assunto carro sempre foi temas de pautas e, a palavra “elétrico” foi agregada nas últimas feiras e eventos automotivos.

O carro elétrico é uma opção para diminuir os danos causados na natureza pela combustão da gasolina, são modernos e a cada feira automotiva é apresentado novas tecnologias inclusas neles. O veículo elétrico mais recente apresentado na Europa, ainda em testes, é o Hiriko, este automóvel vem equipado com uma tecnologia, um tanto que mágica, o carro é dobrável. Quando o carro está dobrado ele ocupa 1/3 do espaço que um carro convencional ocuparia.


Outra marca de carro elétrico que começam a chegar ao mercado, nos meados deste ano, é o Renault Zoe. O veículo vem com um controle da temperatura, sistemas que informam o condutor sobre o tráfego, autonomia e pontos de carregamento mais próximos. Os espelhos retrovisores são substituídos por câmaras de vídeo que transmitem imagens para um tela e proporciona uma visão sem deixar ângulos mortos. O que em um carro comum é simples, no Zoe é moderno, a abertura das portas é inovador, abre para cima, facilitando o acesso ao interior.
Existem carros que já são mercializados no Japão, Europa e EUA. O LEAF da Nissan é um deles, este veículo tem uma cabine que acomoda cinco passageiros e utiliza uma bateria que pode ser carregada em uma tomada 110/230 V durante a noite, um monitor que indica a carga restante e o posto de recarregamento mais próximo. 
Porém, se você quiser um carro como estes e mora no Brasil, vai ter que esperar, alguns motivos tardam a entrada do veículo no país são os postos de recarregamento e, segundo a Nissan, o LEAF não tem previsão de ser lançado no país porque a legislação brasileira não favorece carros elétricos.
O Prius da Toyota é uma opção para os brasileiros. O carro começa a ser comercializado no país no segundo semestre deste ano. Ele tem mais de 2,3 milhões de unidades vendidas em todo o mundo e funciona com dois motores, um elétrico e outro à combustão.

Para encerrar, recomendo que assita a propaganda elaborada pela Nissan para a campanha do seu carro elétrico. O vídeo mostra como seria o cotidiano se os aparelhos elétricos fossem movidos a gasolina. Ele pode ser visto no http://www.youtube.com/watch?v=B9Qn4UF18qk.
Colunista
Anieli Barboni é estudante de jornalismo, estagiária na Lance Comunicação e adora pesquisar e aplicar novos conhecimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário