quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Investimentos em mídia crescem 16% em 2011

Os investimentos publicitários cresceram 16% em 2011 em relação a 2010, atingindo R$ 88,3 bilhões, de acordo com dados do Monitor Evolution, serviço que monitora mensalmente os investimentos dos anunciantes, agências e as categorias de produtos veiculados nos principais meios de comunicação. O estudo que é realizado em 38 praças e nove meios tem como base a tabela de preços dos veículos. 

O meio TV aberta é o que recebe o maior volume de publicidade, com 53% do total, os investimentos passou de R$ 40,2 bilhões em 2010 para R$ 46,3 bilhões em 2011. Outro destaque é a internet, que nos últimos três anos apresenta crescimento acima da média do mercado e consolida uma participação de 6%. Importante observar que, neste ano, parte do alto crescimento é devido à readequação nos dados reportados e tabela de preço dos portais. 
Os mercados que recebem mais investimentos são praças do Interior de São Paulo, Fortaleza e Brasília, que crescem respectivamente 22%, 20% e 19%. São Paulo, no entanto, é a região que concentra as maiores verbas, R$ 25,2 bilhões. O maior anunciante é as Casas Bahia, que em 2011 investiu R$ 3,3 bilhões em publicidade. A seguir vem a Unilever, que manteve a segunda posição, porém com uma verba 35% superior em relação a de 2010, e a Ambev. Os destaques ficam para a Reckitt Benckiser, que em 2011 aparece na quarta posição e em 2010 era a oitava colocada. Os investimentos do anunciante passam, no mesmo período, de R$ 830 milhões para R$ 1,1 bilhão, um aumento de 42%.

Fonte: IBOPE


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