sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Câmeras de monitoramento contribuem para segurança pública e privada


No ônibus, no elevador, na rua, no banco, no comércio, na rodovia, na empresa em que trabalha... As câmeras são objetos de uso para diversas situações e com algumas delas e um monitor temos um circuito fechado de televisão, que não é aplicado somente com propósitos de segurança, mas também usado nas linhas de produção, em laboratórios de pesquisa e monitoramento de fauna e flora etc.
Com o desenvolvimento das câmeras é possível ter um sistema de circuito interno em formato digital, reconhecimento facial, reconhecimento de matrículas dos veículos e vigilância rodoviária. Um exemplo de como além de monitorar, este sistema pode contribuir com a empresa e funcionário é a usina de cana de açúcar Alta Mogiana, localizada em São Joaquim da Barra, interior de São Paulo.
A usina instalou um novo sistema de monitoramento composto por 45 câmeras e por codificadores que transformam as imagens das antigas câmeras analógicas em vídeos digitais. A iniciativa além de garantir controle sobre as pessoas que acessam as áreas do parque industrial, reduziu o índice de acidentes com funcionários durante o processo produtivo, acabou com a ocorrência de pequenos furtos e aumentou a produção.
Bem utilizadas, as câmeras contribuem com a segurança pública. Como é o caso da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que começou a usar em São Paulo, em setembro de 2011, câmeras de monitoramento de trânsito para multar motoristas que desrespeitam as faixas de pedestres.
Para ter noção da abrangência do uso desta tecnologia, segundo o site da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança, nos últimos nove anos este mercado vem crescendo 13% anualmente e existem cerca de 710 mil imóveis monitorados por sistemas eletrônicos de segurança no país, sendo 50% residências e 50% comércios em geral.
Então... Sorria, você pode estar sendo filmado! 

Anieli Barboni é estudante de jornalismo, estagiária na Lance Comunicação e adora pesquisar e aplicar novos conhecimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário