quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Criatividade e inovação em mídias alternativas


Publicidade, propaganda e marketing, diria que estão todos no mesmo ‘balaio’, fazendo a informação circular e produzindo novas idéias. Novas idéias estão ligadas a mídia alternativa, que também está relacionada à tecnologia.
Primeiro, mídia alternativa tem um caráter de inovação, seja través da tecnologia ou de um formato diferenciado em locais inusitados e fora do habitual. Em outras palavras, é todo meio que foge do normal impresso, externo e eletrônico. É a busca de uma ligação entre a fonte e o seu público, podendo interagir com ele ou não.
A mídia alternativa impressa consegue se adaptar facilmente em qualquer espaço, como escadas rolantes, banheiros, lixeiras e até catracas. A mídia digital trás inovação em painéis eletrônicos e em todos os objetos que são possíveis incrementar características tecnológicas.
O consumidor não quer mais ser passivo, ele quer participar, criar e divulgar a mensagem, seja do produto desejado ou idolo, um exemplo disto é o rapper paulistano Emicida. Ele foi desafiado a participar de uma experiência musical e tecnológica. Enquanto o público enviava palavras via Twitter, o rapper ia construindo seus versos e as rimas ao vivo, tudo isso enquanto um aparelho captava suas ondas cerebrais e transformava isso em imagem ao fundo de sua apresentação.


Pesquisas revelam que as mídias alternativas já estão entre os cinco melhores métodos de propaganda do Brasil. Mas lembre-se, a mídia alternativa vai muito além de um busdoor, web, publicidade em escadas ou prédios. Ela tem que se adaptar ao conceito do produto e a idéia que o anúncio quer passar, seja com fins de vendas ou para fixar a imagem da empresa.


Existem muitos exemplos dos mais diversos tipos de mídias alternativas, minha dica são três vídeos:
O Primeiro é a campanha da Coca-Cola (http://www.youtube.com/watch?v=wpuajiNJrHA&feature=related)
O segundo é o trabalho criado por uma agência dos EUA para a fechada do Natal, deste ano, da loja americana Saks Fifth Avenue (http://www.youtube.com/watch?v=JfK0h6rb6M4&feature=player_embedded#!)
O terceiro é a campanha de uma marca de água mineral, que pode ser visto no blog da Lance Comunicação (http://lancecomunicacaoemkt.blogspot.com/).


Colunista


Anieli Barboni é estudante de jornalismo, estagiária na Lance Comunicação e adora pesquisar e aplicar novos conhecimentos



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