segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Proteja seus arquivos dos vírus que rondam a internet



Conectadas na internet todos os dias, seja nas redes sociais, no e-mail, fazendo compras ou pesquisas, ninguém está livre e pode ser um alvo dos vírus que navegam na web. Vírus são pequenos programas criados com o objetivo de danificar ou apagar as informações dos computadores e conseguir informações sigilosas e, multiplicam-se pela utilização de acessórios contaminados, como CDs, arquivos da internet, e-mails etc.
Existem vários tipos de vírus, desde os menos ofensivos (vírus de e-mail) que vão deixar seu computador lento, até os mais “fortes” (Cavalo de tróia), que conseguem apagar informações, fazer alteração nos dados, captarem senhas e dados importantes, danificar e travar o computador.
Alguns casos são mais complexos, como o “terrorista cibernético”, que é um hacker profissional malicioso, ele se infiltra nos sistemas para obter lucros e pode sabotar uma empresa ou invadir bancos de dados corporativos para obter informações confidenciais. Um exemplo foi o ataque de crackers da China, em junho deste ano, que invadiram contas do Gmail de centenas de usuários, incluindo funcionários do governo dos Estados Unidos e de países asiáticos, além de ativistas políticos, militares e jornalistas.
Esclarecendo
O termo hacker se aplica aos profissionais em computadores e internet, cumpridores da lei, que ajudam a criar programas e aplicativos ou a aprimorar a segurança dos computadores. Pessoas que utilizam suas habilidades de forma maliciosa é um cracker ou "invasor".
Dicas
Para navegar tranquilamente na internet tenha uma versão atualizada de um bom antivírus e lembre-se de sempre seguir algumas dicas uteis, como as citadas abaixo.


Mantenha sempre antivírus em seu computador;
Antes de ler pen drives e CDs, ative o software antivírus;
Evite instalar programas ou ler e-mails de procedência duvidosa;
Não permita que pessoas desconhecidas utilizem seus computadores;
Nunca forneça suas informações particulares;
Crie senhas que não sejam de fácil acesso;
Não entregue seu e-mail para qualquer pessoa;
Preste atenção no remetente do e-mail;
Não aceite desconhecidos no MSN;
Não clique em links estranhos no MSN e nem abra arquivos ou links desconhecidos na internet.

Para casos mais graves, desligue o computador e chame um profissional. Se você tem dúvidas em qual antivírus usar, na próxima coluna vou apresentar os antivírus mais usados, seus aspectos e qual o melhor para sua necessidade.
Colunista
Anieli Barboni é estudante de jornalismo, estagiária na
Lance Comunicação e adora pesquisar e aplicar novos conhecimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário