quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Lançamento do selo Procel para edificações


Com a presença da Eletrobrás, do Ministério de Minas e Energia, do Inmetro e do CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável), aconteceu, no dia 29 de novembro, o lançamento do selo Procel de conservação de energia para edifícios residenciais.
Com o slogan “Todos podem ter uma casa eficiente!”, a medida cria parâmetros quantitativos e qualitativos para a medição de eficiência energética dos edifícios, com o objetivo de reduzir o consumo e distingui-las ao público consumidor.
O selo será opcional para empreendedores que desejarem medir a eficiência energética de suas construções e está disponível para edificações autônomas (casas ou apartamentos), edificações multifamiliares (como prédios e condomínios) e áreas de uso comum. 
As edificações passarão por varias avaliações, dentre as quais o comportamento frente às estações do ano (inverno e verão), sistema de aquecimento de água e refrigeração artificial. Os resultados terão notas independentes e irão compor a média final da edificação.

Com a iniciativa, a exemplo do que aconteceu com os eletrodomésticos, espera-se que o público consumidor eleja o selo como mais um critério de escolha das edificações, o que deve ser positivo, pois além de contribuir para o meio ambiente, o proprietário será beneficiado diretamente com a redução do consumo, a longo prazo, além de poder contar no futuro, com linhas de créditos de financiamento com taxas mais atrativas, para empreendimentos que apresentarem boa qualificação no selo.
Rafael Cheavegatti e Felipe Milezi















Rafael Cheavegatti é proprietário da HAUS Arquitetura, técnico em edificações, arquiteto e urbanista, consultor de imóveis e pós graduando em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil pela FGV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário