segunda-feira, 6 de julho de 2009

LANÇAMENTO - RODADA DE NEGOCIOS

O INFORMATIVO GESTOR ATUAL FOI LANÇADO NA 1. RODADA DE NEGOCIOS DE INDAIATUBA.
Rodada de Negócios de Indaiatuba promoveu mais de 4.500 contatos

“Em uma situação normal essa iniciativa é importante, em tempo de crise ela é fundamental”, afirma diretor do Ciesp/Fiesp de São Paulo.
A Rodada de Negócios realizada pela Secretaria de Desenvolvimento da Prefeitura de Indaiatuba, na última quinta-feira (7), atingiu a marca de 4.560 reuniões. Participou um total de 231 representantes de empresas, sendo 28 âncoras (compradoras) e 203 satélites (vendedoras) que puderam fazer contatos e negócios até por volta das 19h30. Após o encerramento dos trabalhos foi oferecido um coquetel.
O secretário da pasta, Edmundo José Duarte ficou satisfeito com o resultado. “Recebemos elogios de muitos participantes e, além disso, tivemos o convite para realizar outras rodadas como essa em parceria com municípios da região. Os resultados superaram nossas expectativas e já temos projetos complementares nessa área de atuação”, adiantou ele.
Para Manoel Canosa, diretor do Ciesp/Fiesp de São Paulo, esse projeto é uma das principais armas para combater a crise. “Dentro do projeto do Ciesp, a rodada de negócios é uma das ferramentas mais importantes. Num momento de crise essa é uma forma de gerar negócios com baixo custo. Nesse evento foram realizadas cerca de 4.500 negociações, quanto custaria isso para uma equipe de vendas? Quanto custaria visitar todos esses clientes? Entendo que essa iniciativa colabora principalmente com as micro e pequenas empresas, pois elas teriam mais dificuldade para agendar reuniões com as empresas de grande porte que elas tiveram à sua disposição e com hora marcada. Em uma situação normal essa iniciativa é importante, em tempo de crise ela é fundamental”, definiu ele.
Entre os participantes os comentários também foram positivos. Um dos pontos destacados foi a possibilidade de ter reuniões com indústrias onde o agendamento é mais difícil. “Foi fantástico. Fizemos contato com as empresas que pretendíamos e nosso objetivo foi alcançado. Esse foi um evento bem focado e pode gerar negócios, o que é muito diferente de bater de porta em porta sem ninguém te conhecer. Se fosse assim seria muito difícil chegar às grandes indústrias que estiveram presentes aqui”, disse Wilson Carpinelli, da Betel Consultoria e Assessoria – RH, de São Paulo, logo após o encerramento.
Para Cássia Gazafi, coordenadora de compras da Mann+Hummel, que atuou como âncora, a rodada mostrou também que é possível encontrar em Indaiatuba muito do que se compra em outras cidades. “Esse evento superou todas as nossas expectativas. Eu achei que ficaria aqui apenas umas duas horas e iria embora, pois não imaginei que o interesse seria tão grande. Tivemos várias opções de negócios, pois precisamos de novos fornecedores. Conheci várias empresas aqui da cidade que nos oferecem serviços e produtos que costumávamos comprar fora daqui. Agora isso vai mudar. O evento foi ótimo, os organizadores estão todos de parabéns”, comentou ela.
E não foi só ela quem se surpreendeu. O mesmo aconteceu com Marcelo Elmôr, da Cipec Industrial de Autopeças, também empresa âncora, que está em Indaiatuba desde 1997.
“Gostei muito, foi excelente. Não há nada melhor que um evento como esse, específico, onde você tem a oportunidade de conhecer quem está em Indaiatuba de fato. Conheci empresas da cidade que não conhecia. Quando mudamos para cá foi justamente pela logística favorável e decidimos ter fornecedores daqui também”, contou. Ele também já definiu um percentual para ampliar seus parceiros comerciais na cidade. “Hoje 30% deles [fornecedores] são daqui e nossa meta é chegar a 80%, pelo menos, porque sabemos que Indaiatuba possui um parque industrial completo. Com certeza vamos gerar negócios a partir desse evento. Agora, depois do encerramento pude constatar o quanto não conhecemos as empresas da cidade. Havia vizinhos, praticamente de muro, que não conhecíamos com quem certamente faremos negócios”, completou.
Outra âncora que também aprovou a iniciativa e a organização foi a Wal Mart. Para Janaína Mourão, que representou a empresa, essa foi uma oportunidade, também, de melhorar as ofertas aos clientes. Ela disse que saiu satisfeita com as negociações realizadas. “Foi muito importante e estamos satisfeitos com o resultado. Vamos organizar todos os contatos que recebemos e fazer uma avaliação para definirmos com quem faremos negócios. Aqui conseguimos mais opções, melhores preços, qualidade e assim podemos atender melhor os nossos clientes. E a rodada nos facilitou muito os contatos e isso é importante. Eu tinha 22 pessoas agendadas, mas com os encaixes consegui atender mais de 40. Os organizadores e realizadores estão de parabéns”, afirmou.
Quem era iniciante, também aprovou a iniciativa. Celso Rocha, da Rovago Estamparia e Usinagem de Metais, de Salto, disse que já se animou para participar de outros eventos como esse. “Foi a primeira vez que participei de uma rodada e achei uma iniciativa muito válida. Fiz vários contatos e tenho certeza de que faremos bons negócios e baixaremos nossos custos”, relatou ele.
Além dos encontros agendados previamente, a Rodada de Negócios de Indaiatuba ainda possibilitou os encaixes. Assim, aqueles que tinham interesse em conversar com outras âncoras conseguiram atingir o objetivo. Uma amostra disso foi o caso da Maxlan Soluções em Informática. Segundo Samanta de Almeida Furnkranz, a empresa se cadastrou poucos dias antes da data de realização e por isso definiu poucos encontros. Contudo, para ela, as trocas de cartões entre os que estavam presentes foi importante, pois as conversas aconteceram também entre um atendimento e outro, ou seja, além do que estava organizado pelo software. “É a primeira vez que participo e achei muito produtivo. Fiz muitos contatos mesmo fora do sistema. Acredito que vamos fazer bons negócios. Foi muito importante podermos nos reunir com essas grandes empresas de nossa região”, contou ela.
Publicação: 11/05/2009 - 10:14h - Redatores: Lincoln Franco Release N.º: 831 FONTE: SITE PREFEITURA MUNICIPAL DE INDAIATUBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário