A vivência dos negócios esta baseada na busca por resultados, seja nas empresas, na vida pessoal ou profissional, as pessoas ou grupos sempre estão em busca de satisfazer seus desejos interiores, transformando desejos em resultados tangíveis, fazer dos sonhos e vontades, “combustível” para uma realidade palpável que traga desenvolvimento.
E a palavra chave para estes resultados é o coaching. Esta ferramenta, que se tornou uma forte aliada e de medida competitiva nas empresas e pessoas, busca elevar as competências essenciais de cada participante para atingir suas metas.
Coaching é o treinador, pessoa preparada e capacitada para aplicabilidade desta ferramenta e o coochee, é a pessoa ou time que busca este ‘tutor particular’ para desenvolver habilidades específicas para atingir suas metas;
O coaching não é uma consultoria nem terapia e sim uma ferramenta de grande poder de transformação no desenvolvimento humano e econômico que, através do autoconhecimento, permite uma nova visão, inserida naquele contexto. Pode ser individual ou para o time todo, este método visa um grande despertar que muda o comportamento e a forma de pensar de muitas pessoas, fazendo com que extraiam o melhor de sua essência, para conseguir através de suas habilidades atingir seus desejos.
Entendendo melhor esta metodologia, ela visa, em um primeiro momento, avaliar as limitações dentro das forças, ameaças, oportunidades e fraquezas do coochee, em vista dos objetivos visados e ao ambiente em que ocorre; assim isto contribui para a definição de um plano que permita alcançar os resultados desejados.
Com estas informações, se facilita a definição das fases do Plano de Ações, com evidências claras de cumprir prazo determinado, recursos necessários e o comprometimento do próprio cliente, frente ao desafio factível.
Seja o empresário, o profissional, qualquer pessoa que busque para si e/ou para seu time a ajuda de um coaching, a consequência é o acontecer de grandiosos diferenciais, que despertam uma nova maneira de pensar. No caso das empresas, podemos citar as atitudes, negócios, tomada de decisão, novos resultados financeiros, comerciais, melhorias no relacionamento humano da empresa, um apoio fundamentado à diretoria e gerência, ofertando uma amplitude maior em seus feitos. Desta forma um melhor entendimento de quais são as tarefas, práticas e responsabilidade deste todo facilita na delegação de tarefas e em atingir as realizações que ali se pretende. Imagine, as possibilidades são muitas e infinitas.
Despertar o gigante interior que mora dentro de você, fazer de suas limitações uma ferramenta poderosa para os negócios e para vida. Ensinando e aperfeiçoando o talento humano que você é, para que consiga, através das melhores práticas, atribuir uma nova roupagem ao seu eu, ao seu time.
Augusto Ratti Filho é professor universitário, administrador formado pela Faculdade de Ciências Gerenciais e Educação de Indaiatuba e Pós graduado em administração de empresas pela FGV
Nenhum comentário:
Postar um comentário