Empresas buscam recursos tecnológicos para a qualificação da mão-de-obra |
Simular a realidade como em jogos de vídeo game, mas com um aspecto mais real e responsável. Não é um jogo, sim um treinamento para aprender a manusear determinadas máquinas e situações. Os simuladores são ferramentas de apoio ao processo de aprendizagem e permite estabelecer um ambiente virtual em que o aprendiz, durante a simulação, toma decisões relacionadas à sua área de atuação e aprende, sem riscos, a comandar ou manusear um equipamento. Antes, já eram usados por pilotos de Formula 1, aeronaves e grandes máquinas. Hoje, estão cada vez mais presentes em diversas situações.
Um exemplo do uso desta técnica é nos treinamentos policiais. O simulador funciona com um cenário que tem seis computadores e projeções que criam cenas em situações que ajuda as abordagens e atitudes em uma operação real. Outro detalhe é a arma, que ao invés de munição dispara raio laser.
Empresas como o Senai utilizam simuladores para facilitar o aprendizado dos alunos em diversos cursos. Na instituição do Rio de Janeiro, os alunos aprendem a operar um equipamento de soldagem através do uso de simuladores. Antes de começar a praticar as atividades no ambiente real, os estudantes treinam no ambiente virtual. Isto ajuda a evitar possíveis acidentes durante o curso.
Outro exemplo da amplitude dos simuladores é uma empresa australiana, que desenvolveu o simulador de carros. Este projeto permite o usuário dirigir em um ambiente virtual tridimensional. O motorista coloca o carro sobre uma espécie de esteira e telas gigantes na frente e nas laterais do veículo, que simulam o cenário desejado. Esta técnica pode ser usada para ensinar os princípios da direção, além de ajudar motoristas experientes a praticar situações de risco.
No Brasil, já tem quem investe nesta tecnologia. Em londrina, uma empresa trabalha com criação de simuladores, criam o softer e o ambiente onde a maquina vai operar. A empresa já desenvolveu programa pra treinar policial, piloto de caminhão, operadores de petróleo e operador de maquina agrícola. Para quem gosta de games a tecnologia usada na fabricação de simuladores é parecida com a do vídeo game. Porém, o simulador recria equipamentos e ambientes de trabalho com o objetivo de ensinar de forma mais barata, rápida e segura.
ColunistaNo Brasil, já tem quem investe nesta tecnologia. Em londrina, uma empresa trabalha com criação de simuladores, criam o softer e o ambiente onde a maquina vai operar. A empresa já desenvolveu programa pra treinar policial, piloto de caminhão, operadores de petróleo e operador de maquina agrícola. Para quem gosta de games a tecnologia usada na fabricação de simuladores é parecida com a do vídeo game. Porém, o simulador recria equipamentos e ambientes de trabalho com o objetivo de ensinar de forma mais barata, rápida e segura.
Anieli Barboni é estudante de jornalismo, estagiária na Lance Comunicação e adora pesquisar e aplicar novos conhecimentos
Nenhum comentário:
Postar um comentário