Engenheiros encabeçam lista de contratações |
Na OGX, de Eike Batista, 20% dos profissionais contratados são aposentados. Com a necessidade cada vez maior de mão de obra especializada - e, acima de tudo, experiente é crescente a busca de empresas por profissionais aposentados em seu quadro de funcionários.
Um levantamento elaborado pela Hays, empresa especializada em recrutamento para média e alta gerência, mostrou que 20% das empresas brasileiras contratam profissionais já aposentados para voltarem ao mercado de trabalho. Dessas contratações, pelo menos metade é por conta da falta de mão de obra especializada, principalmente.
No comando
De acordo com o estudo da Hays, 72% dos aposentados são contratados para cargos técnicos. Os postos de diretoria são responsáveis por 33% das vagas, enquanto gerência, conselho e presidência respondem por 28%, 17% e 6% das contratações, respectivamente.
Entre as grandes empresas, a procura por profissionais com mais gabarito é comum. Segundo Paulo Mendonça, Diretor Geral e de Exploração da OGX, de Eike Batista, 20% do quadro de 330 colaboradores diretos da companhia é formado por profissionais aposentados.
O principal fator que levou à contratação desses profissionais foi a larga experiência no setor de óleo e gás e o vasto conhecimento das bacias sedimentares brasileiras, diz o executivo.
Alguns possuem mais de 30 anos de atuação na área, tendo participado das principais descobertas e projetos de produção já realizados no Brasil.
Condições especiais
Além do salário diferenciado, que não deixa de ser um atrativo para os aposentados, as empresas que recrutam esses profissionais tendem a oferecer condições especiais de trabalho, segundo a diretora da Hays. Muitos desses executivos têm uma necessidade diferente da geração Y ou até da gerência sênior.
Entre os diferenciais podem estar jornada de trabalho menor, acomodações especiais e horários flexíveis.
Enquanto as empresas se adaptam, os profissionais aposentados adiam os planos de deixar o mercado de trabalho.
Fonte: IG
Nenhum comentário:
Postar um comentário