domingo, 8 de janeiro de 2012

Estágios do CIEE-ES fornecem dez mil bolsas-auxílio por mês a estudantes do Estado


O Programa de Estágios do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-ES) concedeu cerca de dez mil bolsas-auxílio por mês, em 2011, a estudantes do ensino médio, técnico ou superior do Espírito Santo, através de cerca de 1.200 empresas parceiras do programa. 

O número foi apresentado pelo superintendente executivo da entidade no Estado, Jossyl Cesar Nader, que destacou que a maioria dos estudantes utiliza a quantia para pagar faculdade, comprar livros e para complementar a renda familiar. 

Jossyl Nader enfatiza ainda que estas bolsas-auxílio não têm nenhum custo para a sociedade ou para o governo. “O Programa de Estágios tem se destacado como uma das principais alternativas encontradas pelo setor produtivo como forma de participar na complementação da formação dos estudantes. Do mesmo modo, auxilia o dia a dia dos estudantes já que, segundo pesquisa do Instituto InterScience, 82% deles usam a remuneração do estágio como complemento da renda familiar”, lembra.

Em média, de 800 a 1000 oportunidades de estágio são abertas por mês na CIEE-ES, com bolsas-auxílio que variam de R$ 400 a R$ 700, conforme a carga horária e o nível de ensino. As áreas mais procuradas são Administrativa, Jurídica, Pedagógica e de Tecnologia da Informação e as que mais contratam são as de Logística, Metalmecânico, Comércio Exterior e Administração Pública.

“O mercado empresarial capixaba já está percebendo a importância de valorizar o estágio como uma fase preparatória e de capacitação do candidato. Ao final do Programa de Estágios nas empresas privadas, 49% dos estagiários são contratados. Em 30 anos de história, cerca de 330 mil estudantes foram beneficiados pelo CIEE-ES através desse programa”, destaca Jossyl Nader.

Atualmente, o CIEE-ES possui 12 unidades e postos de atendimento nas cidades mais estratégicas para o desenvolvimento econômico e social do Espírito Santo, sendo localizados em Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Colatina, Guaçuí, Guarapari, Linhares, São Mateus, Venda Nova do Imigrante, Vitória (Sede), Vila Velha e Serra. 

Como se inscrever 
Programa de Estágio: Ter 16 anos completos; estar matriculado e frequentando o ensino médio, técnico ou superior; ter CPF e carteira de identidade; procurar uma unidade ou posto do CIEE mais próximo ou visitar o site www.ciee-es.org.br
Programa de Aprendizagem: Ter 14 anos completos; estar matriculado e frequentando o ensino regular; ter CPF, carteira de identidade e trabalho; procurar uma unidade ou posto do CIEE mais próximo; ter, preferencialmente, renda per capta de meio salário mínimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário