quarta-feira, 14 de setembro de 2011

PST Electronics adota solda “verde” nos processos produtivos na planta fabril em Manaus

O novo sistema de soldagem é livre de Chumbo, o que torna o procedimento ecologicamente correto



Sempre atenta aos padrões de fornecimento para a indústria automobilística nacional e mundial, a PST Electronics, detentora da marca Pósitron, se posiciona de forma estratégica no setor e adota em sua linha de produção, na fábrica situada em Manaus (AM), um sistema de solda “verde”, conhecido no mercado como Lead Free. 

O processo, ecologicamente correto, possibilita a empresa soldar, sem a utilização do metal pesado Chumbo, componentes eletrônicos nas placas de circuito impresso, como microcontroladores BGA, memórias e conectores. Para isso, a PST Electronics investiu na aquisição de maquinário e diversos dispositivos específicos para a aplicação dessa tecnologia. 

Para que a PST pudesse incorporar o novo procedimento, garantindo máximo desempenho e qualidade, os colaboradores das áreas de Engenharia Industrial, Controle de Qualidade e Manufatura passaram por diversos treinamentos, totalizando mais de mil horas. 

Nestes encontros, os quais foram totalmente conduzidos por consultorias externas altamente capacitadas, esses profissionais receberam instruções e alguns alertas essenciais, como a importância de não haver a mistura das soldas Lead Free e tradicional, a necessidade do rígido controle das temperaturas ao longo dos processos de soldagem, além de outras informações. 

“A implementação do sistema Lead Free na linha de produção, juntamente com a recente obtenção da certificação ISO 14001/2004, refletem o posicionamento no setor e a responsabilidade da PST Electronics com o meio ambiente. Essa solda reduz de forma expressiva o potencial nível de contaminação do solo e do lençol freático, no momento do descarte dos produtos pelos consumidores finais. As montadoras instaladas na Europa exigem a utilização desse procedimento. Já no Brasil, cresce a exigência por parte do mercado OEM. Nossa planta fabril está dentro dos patamares de sustentabilidade solicitados por nossos clientes e futuros parceiros. Visamos nos consolidar cada vez mais como um dos principais fornecedores da indústria automobilística global”, declara Alexandre Patucci, diretor da unidade Manaus da PST Electronics.

A PST Electronics iniciou as atividades de sua unidade amazonense em 1995. A sede fabril possui 28 mil m² e uma área construída de oito mil m². Neste ano, a fábrica se posicionou ainda mais como um importante diferencial nos negócios da empresa. A PST Electronics direcionou a produção da nova linha de áudio Pósitron 2012 para a instalação em Manaus. 

Para saber mais informações sobre a PST Electronics e seus produtos, acesse www.pst.com.br. No aftermarket, a empresa disponibiliza para os seus clientes o site www.positron.com.br. Além disso, a Pósitron está no Facebook (www.facebook.com/PositronFanPage) e no blog Pósitron Drops (www.positrondrops.com.br).
________________________________________
A PST Electronics, fundada em 1988, é referência em qualidade e tecnologia no fornecimento de soluções em telemática, infotainment, conforto e segurança para a indústria automotiva. Conhecida pela sua ampla gama de produtos com a marca Pósitron, a companhia desenvolve alarmes, bloqueadores e rastreadores para automóveis, motocicletas e caminhões, navegadores, retrovisor elétrico, vidros elétricos, travas elétricas, sirenes, antenas eletrônicas e painéis de instrumentos, além de som automotivo, alto-falantes e sensor de estacionamento. A PST Electronics é a segunda maior fabricante de alarmes do mundo, líder em segurança automotiva e uma das principais fornecedoras para grandes montadoras de veículos no Brasil e na América Latina. Atualmente, a empresa possui fábricas em Campinas (SP) e Manaus (AM) e uma filial em Buenos Aires, na Argentina. Desde 1997, a companhia integra o Grupo Stoneridge, com presença predominante na Europa, EUA e Ásia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário