Nos dias de hoje, caso tenha-se que resolver alguma necessidade de sua empresa através de um software, o que é preciso levar em consideração? Desenvolver ou comprar? Podemos desenvolver uma solução do zero ou comprá-la pronta? A resposta vai depender da necessidade particular de cada uma e se existe a solução no mercado.
A principal vantagem no desenvolvimento de software sob medida é o controle que a empresa tem sobre o que foi desenvolvido, podendo assim modificá-lo a qualquer momento, conforme o cenário atual, garantindo assim alguma vantagem estratégica. Por outro lado, o tempo de desenvolvimento pode ser um problema, pois quando o software estiver pronto já pode estar obsoleto em virtude da necessidade da empresa ser outra ou o avanço da tecnologia já exigir outra solução. Como tempo é dinheiro e na área de TI o tempo voa, as empresas vêm buscando soluções de terceirização para desenvolvimento de software; elas começaram a investir em produtos personalizados buscando competitividade e redução de custo. Neste cenário é que as fábricas de software surgiram.
Em uma fábrica de software as etapas do processo de criação do produto são:
• Conceber: Entender a necessidade da empresa e propor soluções adequadas;
• Desenhar: Especificar o uso de uma forma clara para que as expectativas sejam alinhadas;
• Desenvolver: Desenvolver a solução conforme as etapas anteriores;
• Testar: Testar, seguindo normas de qualidade pré-definidas;
• Entregar: Treinar os usuários, instalar e acompanhar a utilização do produto;
• Manter: Manter o produto sempre adequado ao novo cenário.
Utilizando-se de uma metodologia como a descrita acima, uma fábrica de software busca entregar um produto construído através de etapas bem definidas e utilizando ferramentas de controles e, em cada etapa, é possível medir a qualidade do que está sendo entregue e ter maior eficiência no controle de prazos e custos do projeto, trazendo assim uma série de benefícios para as empresas que poderão com isso estar focadas no seu negócio.
Heverson Gomes atua na área de Tecnologia da Informação desde 1986.
Foi colaborador da TOTVS de 1993 a 2004.
Hoje é sócio-fundador da HCCONSYS, empresa de consultoria
e desenvolvimento de Sistemas de Gestão Empresarial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário