segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Como se relacionar com quem pensa diferente de você?

É comprovado pelo RH das instituições que quando os relacionamentos são harmoniosos, há maior comprometimento dos profissionais para toda e qualquer tarefa. A pessoa que sabe se comunicar com assertividade e respeito, circula bem entre as áreas da empresa e ao reconhecer o valor e as aptidões de cada colaborador, atinge o sucesso das metas almejado. A produtividade, assim, será mérito de todos os membros das equipes, de todos os setores.
Para tanto, precisamos ter a certeza e a aceitação de que:
- Somos diferentes.
- Precisamos valorizar e aprender com as idéias diferentes.
- Desenvolvemo-nos intelectual e emocionalmente de modo diferente.
- Sendo líder ou colaborador, cada qual tem ações diferentes.
O importante é que cada um faça sua parte, para que os relacionamentos e a comunicação possam ser aprimorados. Ao nos utilizarmos das ferramentas do respeito, da honestidade, da gentileza e do espírito humanitário, poderemos reconhecer no outro, um parceiro, um colaborador, um amigo, um ser humano igual a todos nós. Assim, as diferenças que tanto nos afligem transformam-se em possibilidades de se ter, principalmente no ambiente de trabalho, uma inter relação de paz e respeito. Todos ganham: os profissionais e as empresas!

Colunista - Adélia Maria Ribeiro
Bioquímica farmacêutica com especialização na França. Dedicando-se à observação do lado comportamental e humano das pessoas, paralelamente, desenvolveu carreira como Consultora na área comportamental com a Lacre Consultoria, da qual é sócia. Ministra treinamentos e palestras sobre os temas “Comportamento Social” e “Postura Profissional”, “Relações com Cliente”, “Comportamento e Postura no Atendimento Telefônico” em diferentes ramos de empresas, tais como educacional, financeiro, comercial, saúde, agronegócio, Órgãos Públicos, etc. Co-autora do livro “Respeito é bom e todo mundo gosta” – Ed. Paulinas 2011.