sexta-feira, 3 de maio de 2013

VENDEDOR BOM É VENDEDOR QUE FAZ “LOUCURA”


“Vendedor bom é vendedor diferente”. Embora antiga, esta máxima se faz verdade e cada vez mais necessária. É fato que toda a empresa do ramo tem de ter regras – e elas são fundamentais -, porém a criatividade e até a “loucura” para pensar fora da caixa são características imprescindíveis no profissional moderno, que deve fazer muito mais que a entrega de um folder ou a troca de cartões de visita.

Muitos me perguntam se ser criativo também é uma necessidade no universo corporativo. A resposta é sim! Existem apresentações e apresentações de um produto. Certa vez, eu estava em uma reunião e o vendedor, em um momento de “insanidade”, rasgou uma nota de cem reais ao final de sua exposição. Na sequência, ele disse ao cliente: “não quero que você rasgue dinheiro, quero que se lembre da minha apresentação e veja que esta proposta é a mais vantajosa para sua companhia” – vale acrescentar que o vendedor sabia que, ao rasgar a cédula exatamente ao meio, ela poderia ser trocada no banco.

O que, aparentemente, era loucura passou a ser algo marcante. Será que o cliente vai recordar do vendedor que rasgou cem reais ou do outro, que apenas levou um folder ao sugerir uma compra? Isto nos faz notar que, a cada dia, o profissional de vendas tem a necessidade de ser treinado para pensar diferente, agir de forma inesperada e, por que não, fazer loucuras. Esse conceito também é válido para o varejo, no qual o tempo de negociação é extremamente pequeno e a criatividade de quem vende pode ser determinante na escolha.

Quando me refiro às regras, atribuo suas imposições aos líderes de equipe. Logo ao ingressar em uma empresa, o vendedor deve saber aonde vai, ter claro o tamanho do desafio, conhecer a companhia, os produtos e o mercado – claro que o próprio profissional também pode se antecipar e estar bem informado antes mesmo de receber as orientações de seu novo chefe.

Toda a parte de inteligência deve ser desenvolvida por um líder, com as definições das atribuições gerais e também das específicas. Ou seja, o vendedor com dois anos de casa não pode ter a mesma meta que o que está começando; quem é mais consultivo e focado em relacionamentos, pode ter apenas dez grandes clientes em sua cartela, não precisa de 200 para ampliar o faturamento; quem vende o produto X, não pode ter a mesma cobrança de quem vende o produto Y.

A mescla entre o respeito às regras impostas pelos líderes e a criatividade desenvolvida pelo vendedor é a receita ideal para a obtenção do sucesso. Seguindo esses passos, o profissional e toda a equipe de vendas, certamente, alcançarão os resultados esperados e terão o reconhecimento desejado.

* Marcelo Ortega - Vendedor, treinador, consultor e palestrante internacional. Autor de diversos livros, entre eles, o best-seller “Sucesso em Vendas”, lançado pela editora Saraiva, em 2006

IBBL lança programa para melhorar qualidade de vida dos colaboradores


A IBBL – Indústria Brasileira de Bebedouros Ltda., é nacionalmente conhecida por sua preocupação em garantir que todos os brasileiros consumam água de qualidade, busquem uma alimentação equilibrada e tenha hábitos saudáveis, levando assim uma vida mais saudável. Para reforçar essa filosofia, a empresa acaba de lançar o programa Atitude + IBBL, direcionado ao seu público interno e respectivas famílias.
O programa, que visa melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores, buscou parcerias, estudou e posicionou todas as ações necessárias para que o programa alcance seu objetivo. Como primeira ação, a IBBL anunciou o programa para os colaboradores por meio de e-mails marketing, notas no mural interno e teasers nas tv’s indoor. Após isso, levou até a empresa um de seus parceiros no programa, o Instituto de Nutrição, para ministrar palestras sobre a importância da boa alimentação, da prática de exercícios físicos e da participação no programa Atitude + IBBL. “Para o Instituto de Nutrição, é uma honra trabalhar em parceira com a IBBL, pois percebo que é uma empresa preocupada com a alimentação dos seus colaboradores, já que esta é a base para o bom funcionamento do corpo humano”, declara Roberta Cassani, sócia diretora do Instituto.
A alimentação servida no refeitório da empresa também passou por rigorosa avaliação da equipe de nutricionistas. Os funcionários recebem uma alimentação fracionada, com lanches no período da manhã, almoço e lanche da tarde, seguindo as orientações dos especialistas.
A segunda ação, que será implantada durante o mês de maio, é a realização de exames de rotina para todos os colaboradores da empresa. Para esta etapa a IBBL contará com a parceira da Unimed Ativa, programa de medicina preventiva da Unimed Salto/Itu.
Ao longo do ano, outras ações estão sendo planejadas para melhorar cada vez mais a qualidade de vidas dos colaboradores e também de suas famílias. “A empresa acredita que um funcionário saudável, consciente da importância de uma alimentação de qualidade, pode ser multiplicador das informações na família e nos demais meios que frequenta. Além disso, seu rendimento profissional também apresenta melhorias”, explica Kátia Almeida, gerente de recursos humanos, responsável pelo programa na IBBL.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

PALESTRA: Conheça seu Mercado


Palestra que tem a finalidade de ressaltar a importância da análise e pesquisa de mercado para tomar decisões no ambiente empresarial.
Data: 13 de maio de 2013
Horário: 19h00 às 21h00
Local: Centro de Convenções Aydil Bonachella
Rua - das Primaveras, 210 - Jd. Pompéia
Objetivo / Benefícios:
O principal objetivo dessa palestra é fazer que os participantes compreendam a importância da análise de mercado e como realizá-la, e conheçam dicas e orientações para aplicar uma pesquisa de mercado.
Público-alvo: Empresários
Os interessados deverão entrar em contato preferencialmente por e-mail, desenvolvimento.sebrae01@indaiatuba.sp.gov.br, desenvolvimento.sebrae02@indaiatuba.sp.gov.br, por telefone: 3834-9272 Mara e 3834-9276 Carlos ou pessoalmente (na Prefeitura Municipal – Secretaria de Desenvolvimento) das 8 às 17h, enviando as informações abaixo:
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