segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Indaiatuba ganha a primeira loja TECHFILTER



Instalada no Pátio Ekko Park,a TECHFILTER Filial Indaiatuba atenderá Indaiatuba e as principais cidades da região, em um amplo showroom disponibiliza uma linha de produtos destinados a filtração, purificação e ao tratamento de água, com sistemas completos para a filtração da água de entrada e para o ponto de uso, oferecendo uma variedade de purificadores com e sem refrigeração, que foram desenvolvidos para garantir a qualidade da água.

Também estão disponíveis todas as demais tecnologias desenvolvidas pela matriz.Os grandes destaques são os sistemas desenvolvidos para o reúso de água, efluentes e o aproveitamento da água da chuva.
A Filial também conta com um atendimento diferenciado para indústrias, comércios e residências através de um escritório de vendas.

serviço:
Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 1.205 - Loja 03
Marginal do Parque Ecológico- Vila Sfeir - Indaiatuba
Tel:             (19) 3835-2042      

sábado, 28 de janeiro de 2012

Monroe doa parte das vendas a centro de tratamento ao câncer


A Monroe, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, renovou pelo terceiro ano consecutivo a campanha de doações ao Centro Infantil Boldrini. O hospital filantrópico de Campinas (SP) é responsável pelo tratamento de crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas. A iniciativa envolve revendedores associados ao Monroe Club, programa de fidelização das marcas Monroe e Axios que, atualmente, conta com mais de 700 credenciados em todo o País.

A campanha liderada pela Monroe prevê que a cada produto comercializado, um percentual seja destinado à instituição. “Esta foi uma forma criativa de incentivar as vendas e, ao mesmo tempo, envolver os revendedores em uma das diversas ações sociais promovidas pela empresa”, afirma Ecaterina Grigulevitch, gerente de Marketing e Administração de Vendas da Monroe no Brasil.

O Centro Infantil Boldrini existe há 34 anos e é considerado referência na América Latina no tratamento de crianças e adolescentes. Atualmente, a entidade trata cerca de 7.000 pacientes de diversas cidades do Brasil e do exterior, sendo que mais de 80% dos atendimentos são por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Na instituição, o índice de cura de alguns tipos de câncer varia de 70% a 80% dos casos.

Segundo Ecaterina Grigulevitch, tão importante quanto os valores revertidos ao hospital, que ajudam a salvar vidas, a campanha é uma ótima oportunidade de disseminar entre os revendedores a cultura Monroe de responsabilidade social.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Agência de Fomento supera R$ 500 mi em financiamentos

Setor da indústria lidera desembolsos; serviços é o segundo colocado

A Agência de Fomento Paulista/ Nossa Caixa Desenvolvimento atingiu neste mês de janeiro a marca de R$ 522,2 milhões em financiamentos para pequenas e médias empresas paulistas. Segundo dados setoriais referente a dezembro, a indústria continua sendo o setor que mais investe em expansão, ampliação e modernização, responsável por 68% do valor total emprestado desde março de 2009. Já o setor de serviços cresceu no número de financiamentos e é o segundo maior na obtenção de crédito com a instituição, com 14% do total.


Com a crise econômica internacional, os pequenos e médios empresários têm pensado com mais cautela antes de investir em projetos de expansão ou na compra de máquinas e equipamentos, com receio que a desaceleração da economia possa prejudicar os negócios. Entretanto, para a Agência de Fomento Paulista, a confiança das PME's em relação à solidez da economia do Estado de São Paulo tem sido positiva e pode ser observada nos valores de desembolsos da instituição nos últimos meses a todos os setores da economia.


"Tivemos os maiores desembolsos da Agência entre agosto e dezembro do ano passado. A Agência de Fomento Paulista realizou ações importantes que encorajaram o pequeno e médio empresário a tomar crédito e investir na sua empresa, sendo uma delas o aumento do prazo para pagamento de projetos de investimento de 5 para 10 anos", diz Milton Luiz de Melo Santos, presidente da instituição.


Os setores da indústria e serviços foram os que mais realizaram empréstimos com a Agência, representando 68% e 14% do montante liberado, respectivamente. O setor de serviços teve um aumento em financiamentos em 2011 duas vezes maior do que o registrado no ano de 2010. Para o setor do comércio foram destinados 11% e para o setor público, o equivalente a 7% do montante.


A Agência de Fomento Paulista financia empresas com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 300 milhões. As taxas de juros oferecidas são a partir de 0,41% ao mês (+IPC/Fipe) e prazos que chegam até 10 anos. Os interessados podem realizar o pedido de financiamento no próprio portal da instituição (agenciadefomentopaulista.com.br), ou se preferir, podem se dirigir pessoalmente até a sede da Agência, localizada na Rua da Consolação, 371, em São Paulo.


O atendimento também pode ser feito por meio das mais de 50 entidades empresariais parceiras como, o Sebrae, Fiesp/Ciesp, Facesp, Abimaq, entre outras. Basta o empresário procurar a entidade de classe ao qual é associado e dar início ao processo de encaminhamento da documentação para a obtenção de crédito. Ele pode acessar também o site Canal do Empresário para obter informações e serviços que são úteis para o seu dia-a-dia.

Da Nossa Caixa Desenvolvimento

HSBC GLT oferece 350 vagas em tecnologia


O GLT Brasil, Centro Global de Tecnologia do Grupo HSBC, ao longo do ano vai oferecer 350 novas vagas na área de Tecnologia para profissionais de todos os níveis (estágiário, trainee, analistas júnior, pleno, sênior, consultores e líderes), com experiência em Java, Cobol Mainframe, Websphere, DB2, Datastage, Oracle e Unix, entre outras.
O GLT é uma empresa do Grupo HSBC que trabalha no desenvolvimento de soluções de tecnologia e prestação de serviços, com exportação de sistemas para unidades do Grupo, em mais de 80 países em que a instituição está presente.
A unidade brasileira foi criada há cinco anos e é a terceira do mundo e está localizada em Curitiba, que será o local de trabalho dos candidatos. Os interessados, de todo o país, podem se inscrever através do site www.hsbcglt.com.br, clicando em “Oportunidades de Carreira”. O site também informa quais são as vagas que estão disponíveis à medida que elas vão sendo abertas.
O processo seletivo é composto por três fases, pré-entrevista por telefone, avaliação técnica e entrevista com a área de Recursos Humanos. Pessoalmente no caso de candidatos locais, ou por telefone/vídeo conferência no caso de candidatos de outras localidades. Para a maioria das vagas é preciso ter inglês avançado ou fluente e disponibilidade para viajar ao exterior.
Em 2011, o GLT ficou pela terceira vez consecutiva entre as 100 Melhores Empresas Para se Trabalhar no Brasil. Além disso, pelo quarto ano consecutivo, foi escolhido uma das melhores empresas para se trabalhar na área de TI & Telecom segundo o Instituto Great Place to Work.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Tecnologia Sustentável - Aparelho tecnológico “verde” é opção para diminuir os danos do lixo eletrônico



Com tantas novidades tecnológicas os aparelhos antigos de celular, computador, TV e outros, saem de cena e dão lugar para os mais modernos. Os equipamentos não mais usados ficam guardados ou jogados no canto da casa ou escritório, até um dia, serem descartados no lixo comum. Correto? Ai está o problema. Esses resíduos eletrônicos são produzidos com substâncias nocivas e não podem ser descartados em lixos comuns. Porém, só no Brasil, são geradas 380 mil toneladas de lixo eletrônico por ano e grande parte destes resíduos são descartados de forma incorreta.

Para evitar que o seu lixo vire um vilão, se informe sobre pontos de coleta da sua cidade ou da marca do produto que irá descartar. A Sony Ericsson, Nokia, Dell, Motorola, Vivo e TIM, são umas das empresas que possuem sistema de coleta em suas lojas ou em redes autorizadas para descartar seu e-lixo (lixo eletrônico).

Outra alternativa para evitar a poluição é o uso dos eletrônicos sustentáveis. Em 2011 o Greenpeace divulgou um estudo classificando quais são os produtos eletrônicos mais verdes do mercado. Foi avaliada a existência de substâncias tóxicas em qualquer momento da produção, o consumo de energia e a durabilidade do material. Os eletrônicos analisados foram desktops, notebooks, netbooks, monitores LCD, televisões LCD e plasma e aparelhos celulares.

Celular recarregável em energia solar
O produto que conseguiu a melhor pontuação foi o monitor de computador da Asus. Entre os celulares, o modelo GT-S75550 da Samsung ficou como melhor colocado. Enquanto o modelo Aspen da Sony Ericsson é o primeiro entre os smartphones. Na categoria de televisões ganhou o modelo LC-52SE1 da Sharp. Entre os notebooks, a primeira colocação é o modelo UL30A da Asus. A Acer, também, é a responsável pela primeira posição entre os netbooks, com o modelo TM8172. Já o desktop mais ecológico é o Compaq 6005 Pro Ultraslim da HP.

Carregador de baterias à água
Falando de futuro, as descobertas ecológicas mais recentes é o carregador de baterias que funciona com uma pequena quantidade de água. A água é colocada em um compartimento pressurizado e misturada a uma solução que, ao entrar em contato com o hidrogênio, gera energia. O aparelho estará disponível no mercado a partir de maio. A segunda descoberta, que ainda está em testes, foi feita pelo Centro de Nanotecnologia de Londres, na qual, células de energia solar, colocadas atrás da tela do smartphone, capturam a luz que era desperdiçada e usa para recarregar a bateria do celular.
Já que as novas tecnologias são irresistíveis, o mais sensato é descartar corretamente o lixo eletrônico ou optar por produtos mais ecológicos!

Colunista
Anieli Barboni é estudante de jornalismo, estagiária na Lance Comunicação e adora pesquisar e aplicar novos conhecimentos

Microfranquias faturam R$ 3,9 bilhões em 2011

Setor cresceu 15% em relação a 2010, segundo Associação Brasileira de Franchising

Opção para quem não tem muito dinheiro a investir, as microfranquias aumentam em ritmo acelerado. A estimativa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) é que em 2011 elas tenham crescido 15% sobre o faturamento de R$ 3,4 bilhões registrado no ano anterior. Com isso, em 2011, o faturamento das 260 redes existentes no país deve ter ultrapassado os R$ 3,9 bilhões. Neste ano, a previsão é de um crescimento maior, de 20%.

As microfranquias exigem investimento inicial de até R$ 50 mil e garantem faturamento mensal em torno de R$ 30 mil a seus franqueadores. Para apoiar os empreendedores que investem nesse segmento, o Sebrae vai firmar convênio com a ABF, segundo informa o diretor-técnico da instituição de apoio às micro e pequenas empresas, Carlos Alberto dos Santos. “As microfranquias são empresas estruturadas, com forte potencial de expansão e de maior competitividade, tendo em vista as boas perspectivas da economia brasileira nos próximos anos”, diz Carlos Alberto.

A parceria Sebrae e ABF vai mapear o setor, identificar boas práticas e criar manuais de orientação e capacitação para os franqueados e para micro e pequenas empresas que desejam ser franqueadoras.“Queremos potencializar esse segmento, que exige baixo investimento inicial para quem quer abrir um negócio, mas que também pode ajudar as micro e pequenas empresas a crescerem por meio da possibilidade de franquearem seus negócios”, afirma o gerente de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae, Paulo Alvim.

Franqueador

O Sebrae desenvolve em todo o país o projeto Franqueador, composto por publicações e capacitações que estão disponíveis nas unidades da instituição nos estados, no Portal Sebrae e por meio de consultorias que ajudam os empresários a formatarem suas franquias. Outra alternativa para obter mais informações sobre esse projeto é entrar em contato com a Central de Relacionamento Sebrae, pelo telefone 0800 570 0800.

As microfranquias representam 5% do faturamento total do setor de franquias e dos postos de trabalho gerados. Elas empregam mais de 36 mil pessoas em todo o Brasil. As áreas de atuação mais comuns são as de educação e treinamento (25%), beleza, saúde e produtos naturais (16%), negócios, serviços e conveniência (11%), cosméticos e perfumaria (9%), alimentação e serviços automotivos (7%), escolas de idiomas (6%) e limpeza e conservação (5%).

A avaliação da ABF é de que a expansão do setor se deve ao aumento expressivo da classe C e do aquecimento da economia doméstica. “Existem muitas possibilidades de crescimento no segmento de microfranquias, já que muitas redes são recentes”, afirma o diretor-executivo da ABF, Ricardo Camargo.

Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas neste endereço

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

FUNSSOL RECEBERÁ INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE PADARIA ARTESANAL E DOCES FINOS

FOTOS: ARQUIVO ACS/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funssol) receberá nos dias 9 e 10 de fevereiro, das 8h às 12h e das 13h às 16h, na antiga sede da Sub-Prefeitura do Jardim Morada do Sol, inscrições para os cursos do projeto Padaria Artesanal (Pães/Bolos e Doces/Salgados) e doces finos. São 17 vagas disponíveis. Os interessados devem apresentar os seguintes documentos: comprovante de residência, RG e carteira de trabalho dos que residem na casa; comprovante de rendimentos dos que estão trabalhando e que residem na casa. Para o curso de doces finos é necessário ter cursado os cursos de Padaria Artesanal.
O curso de Padaria Artesanal (pães/bolos e doces e salgados) do Jardim Morada do Sol é ministrado pela professora do curso de padaria Cássia Mara dos Santos Duque. O prédio da antiga Subprefeitura do Jardim Morada do Sol está localizado à rua Zephiro Pucinelli, s/nº, próximo ao Mini Hospital. 

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Investimentos em mídia crescem 16% em 2011

Os investimentos publicitários cresceram 16% em 2011 em relação a 2010, atingindo R$ 88,3 bilhões, de acordo com dados do Monitor Evolution, serviço que monitora mensalmente os investimentos dos anunciantes, agências e as categorias de produtos veiculados nos principais meios de comunicação. O estudo que é realizado em 38 praças e nove meios tem como base a tabela de preços dos veículos. 

O meio TV aberta é o que recebe o maior volume de publicidade, com 53% do total, os investimentos passou de R$ 40,2 bilhões em 2010 para R$ 46,3 bilhões em 2011. Outro destaque é a internet, que nos últimos três anos apresenta crescimento acima da média do mercado e consolida uma participação de 6%. Importante observar que, neste ano, parte do alto crescimento é devido à readequação nos dados reportados e tabela de preço dos portais. 
Os mercados que recebem mais investimentos são praças do Interior de São Paulo, Fortaleza e Brasília, que crescem respectivamente 22%, 20% e 19%. São Paulo, no entanto, é a região que concentra as maiores verbas, R$ 25,2 bilhões. O maior anunciante é as Casas Bahia, que em 2011 investiu R$ 3,3 bilhões em publicidade. A seguir vem a Unilever, que manteve a segunda posição, porém com uma verba 35% superior em relação a de 2010, e a Ambev. Os destaques ficam para a Reckitt Benckiser, que em 2011 aparece na quarta posição e em 2010 era a oitava colocada. Os investimentos do anunciante passam, no mesmo período, de R$ 830 milhões para R$ 1,1 bilhão, um aumento de 42%.

Fonte: IBOPE


terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Banco do Brasil finaliza compra do Eurobank nos EUA


Com o pagamento integral do valor da aquisição, de US$ 6 milhões, e com a transferência dos certificados de 100% das ações, o Banco do Brasil torna-se o único acionista do EuroBank e assume o controle daquele Banco. 

Autorização - As autorizações para a aquisição foram concedidas pelos órgãos reguladores envolvidos, nos Estados Unidos e no Brasil, após observados todos os trâmites regulamentares exigidos nos dois países. A aquisição do EuroBank contribuirá para a expansão dos negócios do Banco do Brasil nos EUA e lhe permitirá atuar de forma mais abrangente no mercado de varejo norte-americano. O EuroBank busca agora ampliar e direcionar os seus serviços prioritariamente às comunidades brasileiras, latinas e hispânicas, estando aberto também aos demais públicos. 

Banco do Brasil Americas - A nova subsidiária, que em breve se chamará Banco do Brasil Americas, passará por uma fase de transição em que será remodelada e readequada para proporcionar aos clientes um portfólio mais amplo de soluções bancárias e atendimento diferenciado para suprir as necessidades do público. Não haverá interrupção nas operações da instituição, que continua de portas abertas para receber o público interessado em abrir conta, adquirir produtos bancários ou mesmo obter maiores informações sobre os outros serviços que o EuroBank tem a oferecer neste momento aos seus clientes.

Fonte: Assessoria de imprensa Banco do Brasil

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

2011 TERMINA COM 1,8 MILHÃO DE EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS FORMALIZADOS


O Empreendedor Individual (EI) fechou o ano de 2011 com 1.871.176 cadastrados. Para este ano, a expectativa é de uma expansão ainda maior do programa, pois já estão em vigor novas regras que ampliam em 50% os limites de enquadramento do Simples Nacional, conhecido como Supersimples, e o aumento do limite máximo permitido para a receita bruta anual do empreendedor individual. O teto passou de R$ 36 mil para R$ 60 mil.

Os dados mostram que em 2011 as atividades econômicas mais procuradas para registro do Empreendedor Individual foram comércio varejista de vestuário e acessórios; cabeleireiros; lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares; minimercados, mercearias e armazéns; confecção sob medida, de peças do vestuário, exceto roupas íntimas; bares; obras de alvenaria; reparação e manutenção de computadores; fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar; e serviços ambulantes de alimentação.

Os estados com maior número de inscrições, no decorrer do ano passado, foram São Paulo (438.046), Rio de Janeiro (239.565), Minas Gerais (184.030), Bahia (151.151) e Rio Grande do Sul (101.610). Já os dez municípios brasileiros com maior número de trabalhadores que aderiram ao Empreendedor Individual foram São Paulo-SP (151.0740), Rio de Janeiro-RJ, (93.151), Salvador-BA, (53.722), Brasília-DF (34.697), Belo Horizonte-MG (35.436), Fortaleza-CE (26.696), Goiânia-GO (20.324), Curitiba-PR (19.553), Recife-PE (18.110) e Campo Grande-MS (15.378)

Empreendedor Individual

O programa foi lançado em 1º de julho de 2009 com o objetivo de formalizar os trabalhadores que atuam por conta própria. O Empreendedor Individual contempla os profissionais com faturamento de, no máximo, R$ 60 mil por ano (valor atualizado no início deste ano) e que possuem até um empregado contratado com salário mínimo ou piso da categoria. O interessado também não pode ter participação em outra empresa como sócio ou titular.

A segunda geração do Portal do Empreendedor, lançada em 2010, simplificou o sistema e incluiu todas as unidades da federação. Com maior agilidade, houve aumento no número de beneficiados. A formalização do Empreendedor Individual é feita, gratuitamente, somente pela internet, no site: www.portaldoempreendedor.gov.br

sábado, 21 de janeiro de 2012

Lançamentos apresentados na CES que chegam ao mercado em 2012

Ultrabooks, televisores, tablets e smartphones apresentados na CES são expectativas do consumidor para os próximos meses

Os fanáticos, ou não, por tecnologia estavam atentos aos novos lançamentos e demonstrações tecnológicas da feira de eletrônicos Ces (Consumer Electronics Show) 2012. Algumas destas novidades vão estar no mercado ainda este ano, outras estão em fase de testes, mas não duvido que logo estejam fazendo parte do nosso cotidiano.
A feira, que acabou no dia 13, teve mais de 3100 expositores que apresentaram seus produtos e as principais tendências do setor de tecnologia. Os lançamentos variaram desde o mais diferenciado como tênis automatizado, geladeira que reconhece alimento estragado e robô dançarino, aos mais modernos e comuns, como celulares ultrafinos, ultrabooks e televisores inteligentes. Estas e outras tendências formaram uma prateleira com 20 mil produtos expostos, no meio de tantos aparelhos alguns devem chegar ainda este ano no comércio.
Alguns lançamentos previstos para 2012
Uma das novidades apresentadas na feira e que já chegou ao mercado são os ultrabooks (notebooks ultrafinos, leves e potentes). A Dell já anunciou a fabricação do ultrabook que tem tela de 13,3 polegadas e pesa cerca de 1,3kg. Ele é equipado com 4GB de RAM, placa de vídeo Intel HD3000 e pode ter de 128GB a 256GB de espaço para armazenamento.

O tablet, que entrou no mercado recentemente, também está na corrida tecnológica. A Toshiba mostrou o tablet mais fino do mundo que vai estar no mercado ainda no primeiro semestre de 2012. O aparelho, conhecido como Excite, tem 7,7 milímetros de espessura, tela de 10 polegadas e possui duas câmeras de dois megapixels e cinco megapixels.
Uma das linhas de TVs a serem lançadas em 2012 pertence a LG. A TV com 84 polegadas será a maior TV LCD nos Estados Unidos e chegará ao mercado até o meio do ano. Ela tem a tecnologia 4K, que permite resoluções 4x superiores às TVs Full HD e também tem capacidade 3D. Além da TV, a LG apresentou seu novo smartphone, já lançado nos Estados Unidos, com tecnologia 4G, equipado com câmera de oito megapixels e capacidade de gravar vídeos em Full HD.
Outra novidade eficiente para a agilidade cotidiana foi anunciada pela a organização dos padrões USB. Os dispositivos móveis como smartphones e tablets vão ter portas USB 3. Essas portas permitem uma maior velocidade de transferência com até 100 megabytes por segundo, diferente da tecnologia mais usada hoje que tem 2.0 e transferência de 60 megabytes por segundo. Esta novidade deve estar equipada nos aparelhos até o final do ano.
O que já podemos perceber é que o futuro vem “conectado” à internet, seja a geladeira, carro, televisão, mesa e o que mais a criatividade e recursos disponibilizar para esta e as próximas gerações.
Colunista
Anieli Barboni é estudante de jornalismo, estagiária na Lance Comunicação e adora pesquisar e aplicar novos conhecimentos

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Feriados causam perdas no comércio de R$ 50 bilhões


Os feriados prolongados trazem prejuízos ao comércio nacional, asseguram os especialistas. “Ganham os comerciantes de shopping centers e perdem os comerciantes de lojas de rua, segundo professor de Varejo da Fundação Getulio Vargas, em entrevista à Agência Brasil.

Segundo ele, as perdas de faturamento do comércio brasileiro em 2012 atingirão cerca de R$ 50 bilhões. “Se a gente fala que um terço, pelo menos, desse valor, os comerciantes vão ter que pegar emprestado, os bancos, graças aos feriados, vão emprestar o equivalente a R$ 15 bilhões. O setor financeiro ganha com essa história e os governos perdem em termos de arrecadação tributária.

O professor estimou que em função dos feriados, os governos federal, estaduais e municipais deixam de arrecadar em torno de R$ 18 bilhões. “Só no comércio”. Já os shopping centers não têm perdas. “Pelo contrário. Ganham porque as pessoas vão para os shopping centers normalmente nos feriados. Tanto que o domingo hoje já é o segundo melhor dia de vendas para os shopping”. O primeiro é o sábado.

O ano de 2012 tem dez feriados nacionais que caem em dias de semana. A esses se somam mais quatro feriados estaduais e municipais, no caso do estado do Rio de Janeiro, disse o chefe do Centro de Estudos do Clube dos Diretores Lojistas (CDL-Rio).

Segundo o economista do CDL-Rio, cada dia parado representa uma perda bruta diária de R$ 142 milhões para o comércio da capital fluminense e de R$ 218 milhões para o setor no estado. “Calculando pelo número de feriados mais prolongamentos, você tem R$ 2,5 bilhões de perdas para a cidade do Rio e R$ 3,9 bilhões para o estado”, disse. As perdas estimadas para o estado equivalem a 1% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual.

Ele ressaltou que os feriados que caem em sábados têm que ser considerados, porque é um grande dia de venda para o comércio. De acordo com pesquisa do CDL-Rio, os meses que serão mais prejudicados este ano, em razão dos feriados, são fevereiro, abril e novembro.

Em fevereiro, além de o mês já ter menos dias, o carnaval envolve 2,5 dias parados, que são a segunda-feira (20), a terça-feira (21) e metade da quarta-feira de cinzas (22). Em abril, há dois feriados (Sexta-Feira da Paixão e Tiradentes) e um dia “enforcado”. “O dia seguinte ao feriado tem uma redução de faturamento em torno de 20% da força de venda. Já novembro apresenta dois feriados (2 e 15) e três prolongamentos.

No âmbito nacional, os feriados com enforcamento trazem ganhos para as cidades balneárias de pequeno e grande porte de todo o país, como Fortaleza, Florianópolis e Rio de Janeiro, porque beneficiam os setores hoteleiro e de restaurantes. Nos feriados municipais, só ganham os shopping centers.

Concurso Casa da Moeda do Brasil 2012


A Casa da Moeda do Brasil (CMB) continua com processo seletivo público aberto para preenchimento de 1.015 vagas, sendo sua maioria (988) destinada à constituição de cadastro de reservas, em diversas especialidades técnicas. A execução do concurso Casa da Moeda ficará por conta da Fundação Cesgranrio e o edital está publicado desde o dia 06 de janeiro.
Os candidatos habilitados em todas as etapas da seleção (provas objetivas, qualificação biopsicossocial e procedimentos admissionais) serão chamados em função das vagas existentes e de acordo com as necessidades da Empresa. A remuneração inicial oferecida está entre R$ 1.395,10 e R$ 3.592,98.

Cargos e número de vagas

Nível Superior: 
Analista da CMB - Administrador de Dados (30), Análise de Negócios (30), Arquitetura (11), Contabilidade (31), Desenvolvimento de Sistemas (45), Designer (11), Economia e Finanças (20), Engenharia de Produção (30), Engenharia Elétrica (21), Engenharia Eletrônica (31), Engenharia Mecânica (31), Engenharia Metalúrgica (21), Gestão em TI (31), Gravação de Valores (10), Logística de Transporte (11), Patrocínio, PCP e Vendas (30), Produtos e Processos (10), Projetos Artísticos (10), Recursos Humanos (10), Rede de Telecomunicações e Suporte (31), Segurança da Informação (32), Suporte em TI (45);

Nível Médio/Técnico: 
Assistente Técnico Administrativo - Apoio Administrativo (60), Programador de Computador (20), Auxiliar de Operação Industrial - Acabamento de Produção (50), Armazenagem (30), Elétrica (20), Hidráulica (10), Impressão Gráfica (150), Mecânica (20), 
Técnico Industrial - Artes Gráficas (20), Edificações (10), Eletrônica (20), Eletrotécnica (10), Mecânica (20), Meio Ambiente (11), Pré-impressão (10), Projetos Elétricos (11), Projetos Mecânicos (11).
A jornada de trabalho será de 8 horas diárias, em turnos ou escalas que poderão variar.

Como se inscrever

Quem pretende se inscrever, deverá, no período de 12 a 31 de janeiro de 2012, acessar o endereço eletrônico da Cesgranrio - www.cesgranrio.org.br. Na página, o candidato clicará no link correspondente ao processo seletivo, inserindo os dados solicitados e depois pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 45,00 para os cargos de níveis médio/técnico ou de R$ 90,00 para os cargos de nível superior.
O edital informa que a Cesgranrio disponibilizará determinados locais de inscrição (listados no documento), os quais estarão aptos para receber inscrições no período de 12 a 29 de janeiro, entre 09 e 16 horas.
A partir de 29 de fevereiro de 2012, os Cartões de Confirmação de Inscrição dos candidatos estarão disponíveis no endereço eletrônico da organizadora, sendo de responsabilidade exclusiva do inscrito a obtenção desse documento.

Provas

Aplicação das provas objetivas para todos os cargos acontecerá no dia 04 de março de 2012, tendo duração de quatro horas para os inscritos em cargos de nível superior, e de três horas aos que concorrem aos cargos de níveis médio/técnico. O local e horário de realização estarão contidos nos Cartões de Confirmação de Inscrição ou nas listas de alocação disponíveis na página virtual da Fundação Cesgranrio.
Os gabaritos das provas objetivas serão distribuídos à imprensa, no primeiro dia útil seguinte ao de realização das mesmas, estando disponíveis também no site da Fundação Cesgranrio.
Aqueles que forem aprovados na etapa de provas, caso sejam chamados para admissão, passarão por processo de qualificação biopsicossocial, composto por exames médicos e avaliação de integridade funcional.
Em 22 de março de 2012, será divulgado o resultado final do processo seletivo, no Diário Oficial da União e nas páginas da Cesgranrio e CMD. Na relação, constará apenas os candidatos aprovados e classificados. O prazo de validade da seleção, que será inicialmente de um ano, será contado a partir da data de homologação do resultado final.
Inscrições e edital

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Usuários de internet preferem login social a formulário de registro


Quase oito em cada dez usuários de internet querem que o seu login social, usado para acesso a redes como Facebook, Google e Twitter, seja oferecido como alternativa ao formulário de registro exigido por vários websites para acesso a conteúdo ou espaços de comentários. A informação é da empresa de pesquisas Blue Research.

De acordo com a pesquisa, cresce na rede mundial a frustração de consumidores diante da exigência de preenchimento de formulário para registro. Cerca de 86% dos respondentes se disseram aborrecidos com essa prática e a maioria (88%) admite já ter fornecido dados falsos ou deixado o formulário incompleto.

Nove em cada dez dos pesquisado (contra 45% in 2010) admitem que abandonam a página quando não se lembram da senha de acesso, em vez de tentar recuperá-la. Por outro lado, 77% acham que o login social deve ser oferecido em lugar do tradicional processo de criação de conta em sites.

Segundo os analistas da Blue Research, ao deixar de oferecer login social em suas páginas as empresas perdem boas oportunidades de aumentar o retorno dos investimentos em seus sites online.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Quatro sites para criar seu portfólio online


Seja qual for sua profissão, apenas o currículo não basta, o portfólio é essencial. Ainda mais quando falamos em profissionais relacionados à comunicação, artes e fotografia. Com a integração da web ao cotidiano, ter um portfólio online é muito importante para demonstrar seu trabalho a um grande número de pessoas e empresas. Como resultado, é possível conseguir um emprego ou até mesmo uma renda extra com “freelas”.
A internet disponibiliza sites que proporcionam criar portfólios online. Pesquisei alguns para você escolher o que mais se encaixa ao seu perfil.
Carbonmade
Possui um design simples e opção de dizer se você está disponível, ou não para freelas. Existe na versão gratuita e paga. A versão gratuita tem um limite de até cinco pastas, espaço para dois vídeos e 35 imagens. É possível personalizar o layout com cores e fontes limitadas. Já a versão paga, é possível postar até 500 fotos em alta definição e 10 vídeos, totalizando 50 pastas e o layout não é limitado. Esta versão tem suporte para Flash e opção de domínio próprio.
DeviantART
O site tem a opção de fazer upload e busca de imagens por categorias. Também dá para participar de comunidades e enquetes. Uma das ferramentas extras é a adição de um microblog dentro do seu portfólio. O site permite que suas artes recebam comentários e estrelas de favorito e que elas sejam compartilhadas. Além disso, há seções de compras, em que você pode colocar itens à venda e imagens em alta resolução prontas para o download.
A versão gratuita tem espaço de 18 imagens por galeria, limite de quatro pastas e tem a opção de adicionar currículo. A versão paga tem as mesmas funções, porém o espaço é ilimitado e o layout pode ser customizado como desejar.
Zuinn
É um site brasileiro com sistema simples e tem a opção de associar o Twitter à sua conta. Porém, a apresentação é em flash e a descrição dos trabalhos não aparece, apenas os títulos deles. Para criar sua conta com fotos, basta ter um flickr. No caso de portfólio em vídeo, é preciso ter uma conta no Youtube. Só existe na versão gratuita.
Design: related
Este modelo possui opções de dizer se você está disponível ou não para freelas, opção de linkar blogs ou sites, associar o flickr ao seu perfil, adicionar descrições do trabalho e currículo. A descrição dos projetos aceita html e até vídeos incorporados. É possível adicionar até três trabalhos em um projeto, com um máximo por imagem de 500kb em arquivos jpg e gif. Porém, Há publicidade nas páginas e não é possível fazer alteração no seu layout. Só existe na versão gratuita.
Colunista
Anieli Barboni é estudante de jornalismo, estagiária na Lance Comunicação e adora pesquisar e aplicar novos conhecimentos

Falta de mão de obra faz empresas contratarem aposentados

Engenheiros encabeçam lista de contratações

Na OGX, de Eike Batista, 20% dos profissionais contratados são aposentados. Com a necessidade cada vez maior de mão de obra especializada - e, acima de tudo, experiente é crescente a busca de empresas por profissionais aposentados em seu quadro de funcionários. 
Um levantamento elaborado pela Hays, empresa especializada em recrutamento para média e alta gerência, mostrou que 20% das empresas brasileiras contratam profissionais já aposentados para voltarem ao mercado de trabalho. Dessas contratações, pelo menos metade é por conta da falta de mão de obra especializada, principalmente.

No comando

De acordo com o estudo da Hays, 72% dos aposentados são contratados para cargos técnicos. Os postos de diretoria são responsáveis por 33% das vagas, enquanto gerência, conselho e presidência respondem por 28%, 17% e 6% das contratações, respectivamente.

Entre as grandes empresas, a procura por profissionais com mais gabarito é comum. Segundo Paulo Mendonça, Diretor Geral e de Exploração da OGX, de Eike Batista, 20% do quadro de 330 colaboradores diretos da companhia é formado por profissionais aposentados.

O principal fator que levou à contratação desses profissionais foi a larga experiência no setor de óleo e gás e o vasto conhecimento das bacias sedimentares brasileiras, diz o executivo.
Alguns possuem mais de 30 anos de atuação na área, tendo participado das principais descobertas e projetos de produção já realizados no Brasil.

Condições especiais

Além do salário diferenciado, que não deixa de ser um atrativo para os aposentados, as empresas que recrutam esses profissionais tendem a oferecer condições especiais de trabalho, segundo a diretora da Hays. Muitos desses executivos têm uma necessidade diferente da geração Y ou até da gerência sênior.

Entre os diferenciais podem estar jornada de trabalho menor, acomodações especiais e horários flexíveis. 

Enquanto as empresas se adaptam, os profissionais aposentados adiam os planos de deixar o mercado de trabalho.

Fonte: IG

E-commerce brasileiro será o quarto maior no mundo em 2015

Com previsão de crescimento superior aos 43% no ano, País deve superar Alemanha, França e Reino Unido
De acordo com a projeção feita pelo levantamento T-Index 2015, o Brasil terá um aumento de 43,3% no e-commerce mundial em 2015, ocupando a quarta colocação no ranking. Atualmente, o País é o sétimo maior mercado do setor no mundo, com 3% de participação, atrás de Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, Reino Unido e França. Segundo a projeção, o avanço brasileiro acontecerá em especial pela crise econômica sofrida pelos países no topo da lista.

A projeção foi desenvolvida a partir de um suposto crescimento linear dos países, com base no aumento dos últimos anos. De acordo com o levantamento, no ano em questão, a China terá 18,8% de market share, ante os 11,5% atuais. Em contrapartida, os Estados Unidos cairão dos 24,4% para 16,8%. Entre os outros colocados, o Japão manterá a terceira posição com 4,9% do mercado; a Alemanha, com 4,1%; e o Reino Unido, com 2,7%; e a França terá 3,3%, segundo o levantamento.

Para Igor Senra, presidente do Moip, além da crise sofrida no exterior, o aumento do poder aquisitivo da classe C é um dos responsáveis por alçar o crescimento do comércio eletrônico brasileiro. "O Brasil vem tendo 30% de ampliação nos últimos cinco anos e deve manter a marca nos próximos. Somado ao cenário vivido por países como Estados Unidos, Reino Unido e França, não é impossível imaginar atingir a terceira colocação na próxima década", afirma o executivo. Além do Brasil, outros países emergentes apresentarão crescimentos constantes em 2015, de acordo com o T-Index 2015. A Rússia, que ocupa atualmente a oitava colocação do mercado, com 2,9% de share, terá aumento de 27,5%; enquanto a Índia apresentará aumento de 26,6%; a Indonésia, 20,8% e a Turquia, com 20%.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Saúde financeira da empresa requer planejamento

Especialista do Sebrae apresenta soluções para quem quer começar o ano no azul


As micro e pequenas empresas (MPE) de São Paulo devem ter, em 2011, aumento de 3,5% no faturamento real, em relação a 2010. Um desempenho moderado se comparado com o mesmo período do ano anterior, quando as MPE cresceram 9,6% em relação a 2009. Os índices refletem as previsões de desaceleração econômica para o país. A projeção dos economistas é de que o Brasil tenha encerrado 2011 com crescimento de 2,8% do PIB.

Diante deste cenário, é importante que o empresário mantenha a saúde financeira da empresa e prepare seu negócio para uma desaceleração nas vendas. Um passo importante é começar o ano sem dívidas. O primeiro passo, segundo o consultor do Sebrae em São Paulo, Luis Lobrigatti, é saber exatamente quanto e para quem se deve. “As dívidas dos empresários costumam estar relacionadas à falta de planejamento. Compram acima do necessário, vendem pouco, investem sem pensar nas consequências e administram mal os recursos. Tudo isso compromete o caixa da empresa”, alerta o consultor.

Antes de tudo, é necessário detalhar os controles financeiros da empresa, identificando exatamente quanto entra e quanto sai do caixa, diariamente. Com o registro, fica fácil calcular quanto se movimentou e se pagou – em despesas fixas e variáveis –, e quanto é preciso gerar para se manter. Nessas contas, é necessário lembrar de incluir reservas para pagamento de 13º salários, férias, eventuais multas de rescisão de contrato e manutenção de equipamentos.

Uma dica é sempre analisar se os custos da empresa podem ser reduzidos. “Se for possível, e somente se não prejudicar os processos internos da empresa, venda bens, como máquinas ociosas, queime o estoque, elimine desperdícios”, aconselha Lobrigatti. A partir dos levantamentos mencionados, é só observar quanto a empresa gera de lucro, que é o resultado dessas contas. Com essa quantia, já é possível planejar o pagamento das dívidas. De acordo com o consultor, até 80% do lucro da empresa pode ser destinado ao pagamento de dívidas. Os 20% restantes devem ser guardados para situações de emergência.

Outra dica do consultor do Sebrae em São Paulo é usar sempre a habilidade de negociação. "É preciso lembrar que jamais as dívidas da empresa podem comprometer o andamento das operações. Pendências com fornecedores, por exemplo, podem ser o primeiro passo rumo à falência. Antes de atrasar o pagamento de seus fornecedores, procure-os e renegocie os prazos. Mostre sua intenção de quitar os débitos e manter um bom relacionamento”.

Em relação às despesas fixas, orienta Lobrigatti, a regra deve ser ainda mais firme: manter sempre em dia aluguel, pagamento de funcionários e de impostos. Por fim, sempre que possível, antecipar o pagamento das parcelas das dívidas. Assim, é possível eliminá-las mais cedo. É importante negociar descontos nessas antecipações, e pensar também na possibilidade de trocar de credores. “Se os juros que você paga mensalmente são altos, faça as contas e veja se não é mais viável conseguir um novo empréstimo, com juros menores, e quitar essa dívida”, recomenda o consultor.