segunda-feira, 31 de outubro de 2011

#Tamojunto - Baseados em conceito de união, lojistas investem em associação

A Associação Alô 10 têm como premissa negociar os melhores preços e trazer as novidades da estação para o consumidor final
Hashtag (o símbolo do jogo da velha), seguido da expressão que quer dizer ‘estamos juntos’ –uma expressão quase corriqueira na rede social Twitter –, pode resumir o conceito de um APL (Arranjo Produtivo Local), que pode ser definido como aglomeração localizada em um território pré-definido, que apresenta especialização produtiva e mantém vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros agentes locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições financeiras, ensino e pesquisa, em resumo empresários que se unem para melhor atender seus clientes ou consumidores.

Um bom exemplo de APL é a Alô 10 – Associação de Lojistas do Interior do Estado de São Paulo –, um grupo formado por lojistas do setor calçadista. Com sede em Indaiatuba, o grupo, que existe desde 2003, é formado por dez lojistas – cada um deles tem de três a seis lojas de calçados, totalizando 30 lojas participantes – que tem como principal objetivo adquirir calçados das coleções da próxima estação, em grande volume e com preço em paridade com grandes lojistas. 

A ideia nasceu durante o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do empresário Antoniel M. Lordelo, proprietário da Azul Calçados, empresa com lojas em Itu, Salto, Vinhedo, Porto Feliz e Cabreúva. Logo ganhou o empenho dos empresários da Sapataria São Vicente, rede de Indaiatuba. “Nascemos como uma associação, temos CNPJ, estatuto, organograma e, ao longo de mais de sete anos de estrada, nosso grupo já inaugurou 11 lojas”, comemora Antoniel.

O grupo – presidido atualmente por Nedival Pasetto – passou o primeiro ano decidindo um conjunto de regras que define até hoje quem pode e quem não pode participar. “Decidimos que só poderia participar uma loja de cada município, que tivesse pelo menos cinco anos de existência no mercado, que fosse informatizada e cujo limite territorial fosse o Estado de São Paulo”, conta. 

Com isso definido, o grupo reúne quatro ou cinco grandes fabricantes, analisa as coleções, define o que mais deverá agradar o consumidor a cada estação e fecha as compras, que movimentam cerca de R$ 5 milhões a cada estação. Isso significa uma compra de cerca de 50 mil pares de sapatos e boa estratégia na hora de negociar. Para os lojistas da Alô 10 significa também ser conhecido entre os maiores fabricantes de calçados do país como um ‘grande comprador’.

Uma nota fiscal, muitas possibilidades

Uma APL age sempre no sentido de conseguir o melhor preço na hora de adquirir um produto. Há regras que devem ser seguidas por todos, mas há também bastante autonomia. “Dentro de uma APL as notas fiscais são individuais em cada compra. O lojista é quem decide quanto vai comprar e apesar das decisões serem tomadas em conjunto, ninguém tem poder de intervenção na empresa de ninguém”, explica Isaías da Silva, proprietário da Advance, empresa de contabilidade com 10 anos de mercado.

Conforme explica Isaías, no aspecto fiscal e contábil, as APLs seguem uma rotina quase que normal comprando 100% com nota fiscal. A ideia, segundo o contador, funciona tão bem que hoje é a base dos grupos de compras coletivas reunidos em sites, ganhando força no mercado. Para não errar, antes de reunir seu grupo, procure sempre um contador, munido de um departamento jurídico. E boas compras.

domingo, 30 de outubro de 2011

Educar para aprender


Projeto pedagógico visa preparar educadores para lidar com o Bullying

Há alguns anos o Bullying vem se tornando um problema mundial. O termo, para quem ainda não conhece, deriva da palavra língua inglesa bully, que significa valentão e está relacionado a atitudes agressivas, verbais ou físicas, com ou sem motivo real. Atualmente o Bullying tem sido muito praticado entre crianças e adolescentes, principalmente dentro das escolas e, normalmente, quem é vítima acaba silenciando, por medo de sofrer novamente. Já quem testemunha, muitas vezes, se cala para não tornar-se a próxima vítima do agressor.
Especialistas revelam que os alvos de Bullying podem sofrer consequências como depressão, baixa auto estima, estresse, entre outros problemas de fundo psicológico e emocional. Neste processo, quem tem papel fundamental são os educadores. Isso mesmo, a escola, que tem por premissa a prestação de serviços educacionais, mas que, muitas vezes, não está preparada para lidar com este grave problema. Mesmo assim, pode ser responsabilizada e responder pela reparação dos danos causados aos alunos que sofrerem as agressões.
Por isso, é de extrema importância que as instituições educacionais estejam preparadas e incluam em seu planejamento escolar programas de prevenção do Bullying. Para auxiliar neste processo, o Grupo Prolibre está lançando o projeto pedagógico Valores e Atitudes, que engloba ações antibullying, oferecendo subsídios que auxiliem os profissionais de diversas áreas, que atuam nas escolas, a erradicar a violência escolar. Entre as ações implantadas está o lançamento de uma coleção de livros paradidáticos pela editora Real sobre o tema que, colocados no contexto escolar, informa e preparam todos os envolvidos, tornando-os agentes de paz, prevenindo assim que mais pessoas sejam vítimas dessa agressão.


Mais informações
Dr. Volnei Simões Pires de Matos Todt
e-mail: volnei@prolibre.com.br


PROLIBRE
Advogados - pedagogos e psicólogos no atendimento ao Bullying
Fones : 19 3835 1555 - 19 3885 3339

sábado, 29 de outubro de 2011

Assessoria de comunicação uma ferramenta primordial para o sucesso da sua empresa



Há muito tempo que a principal função do assessor de imprensa deixou de ser apenas produzir releases e contatar jornalistas. A assessoria de imprensa, na verdade, passou a ser mais uma ferramenta dentro da assessoria de comunicação que hoje, mais do que nunca, é responsável por fomentar ideias e levar soluções aos seus clientes, utilizando, para isso as ferramentas de comunicação.

A concorrência, cada vez maior, em todos os segmentos, leva grandes e pequenas empresas a investir em projetos de comunicação, mas como implantar ferramentas, gerenciá-las e ter a certeza de que elas realmente funcionam? É preciso sim, investir em profissionais qualificados para implantar uma estratégia de comunicação que esteja alinhada à sua empresa.

Agências comprometidas com a seriedade do trabalho são especializadas em implantar estratégias de comunicação empresarial que, gerenciadas por uma equipe séria e comprometida, podem resultar em muitos ganhos para a corporação. Após uma imersão da equipe junto ao cliente, é possível elaborar um planejamento e elencar quais ferramentas e soluções se farão necessárias para atender a demanda do cliente.

A assessoria de imprensa, claro, é ferramenta primordial para o sucesso da estratégia e viabiliza a relação com a mídia. Conhecendo seu cliente, o assessor proporá também outras soluções que permitirão consolidar a imagem da empresa em mídias avaliadas como foco, o que contribuirá para a implantação de um fluxo contínuo de informações entre empresa e público alvo, e ainda pode torná-la fonte de informação para a imprensa, o que, com certeza, contribuirá para o fortalecimento da imagem e da marca empresarial.

O planejamento é a primeira etapa do processo, nele o assessor identificará as lacunas e quais as ferramentas necessárias para contribuir com a consolidação desta imagem, entre elas releases, artigos para mídias especializadas, press kit, press tour, participação em feiras e eventos, coletivas de imprensa, media training, conteúdo para site, entre outros.

Para avaliar o sucesso da estratégia ou a necessidade de modificações no plano de comunicação, a assessoria se vale de um relatório que reúne clippings, estimativas de custos, releases, solicitações de mídia e ações de relacionamento com a imprensa, tudo isso é analisado e relatado neste documento, que serve de input para o processo que avalia a necessidade ou não de realinhar a estratégia de atuação.

Em resumo, a assessoria de comunicação tem como objetivo fortalecer a marca do cliente, criando novas oportunidades de exposição da marca/produto/imagem visando contribuir para melhorar, cada vez mais, a imagem da empresa e, consequentemente, o aumento das vendas.

Samanta De Martino é formada em Jornalismo,
com pós graduação em Comunicação Empresarial
e atua na Lance Assessoria como gestora de Comunicação

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

CRM uma tendência de mercado que veio para ficar



Facilitar a vida das empresas é a missão de desenvolvedores de softwares como explica o empresário Heverson Gomes, que trabalha com Tecnologia da Informação (TI), desde 1986. Imagine um sistema capaz de contabilizar quanto sua empresa tem de um determinado produto no estoque, qual a quantidade exata que seu departamento de compras precisará solicitar para reposição, sem correr o risco do produto ‘encalhar’ na prateleira.

Tudo isso já é possível graças a sistemas que tornam esta personalização um instrumento poderoso da força de vendas e um fator essencial do impacto do vendedor, com o software Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM - da sigla, em inglês, Customer Relationship Management) que nada mais é do que um sistema informatizado, que gerencia e padroniza informações relacionadas ao cliente e obtém, por intermédio dos dados imputados, informações, métricas e análises que formam um histórico comercial do cliente. “Cada cliente tem necessidades diferentes de produtos e serviços. A força de vendas pode utilizar esta diferenciação a seu favor, adotando programas de vendas personalizados para cada cliente, adaptando produtos e procedimentos da empresa de forma a atender a estas necessidades”, enfatiza Gomes.

Muitas empresas, independente de seu porte, sem perceber já desenvolvem o CRM, cientes ou não disso, sistematicamente ou informalmente. CRM não é, isoladamente, uma ferramenta, um sistema ou qualquer outra forma de gerenciar um atendimento, mas sim uma tendência de mercado, para a qual algumas empresas já estão preparadas, outras nem tanto, e, algumas ainda não perceberam sua importância para um eficiente processo produtivo, o que pode ser extremamente prejudicial para a saúde financeira do seu negócio.

Para investir em um sistema de CRM é preciso que a empresa esteja disposta a alinhar sua cultura nessa direção. Ferramenta e meios sem a cultura, de nada servirão. Hoje, o sistema CRM pode ser utilizado pelas pequenas, médias e grandes empresas, e para aquelas que ainda não se adequaram ao processo, esta transição deverá ocorrer muito em breve, já que a ferramenta pode torná-las mais competitivas.

Grande parte das empresas pretende utilizar informações dos seus clientes como parâmetro para obter vendas mais elevadas e excelência no atendimento, o que é possível com o CRM, já que o sistema disponibiliza informações valiosas, que podem ajudar os departamentos de Vendas e Marketing a identificar mercados, recompensar os melhores clientes, ajustar as campanhas publicitárias e prever novas oportunidades.
HCCONSYS
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quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Escola técnica em Indaiatuba oferece cursos com foco na empregabilidade


Qualificar profissionais alinhados à demanda de mercado é premissa para Fiec

Cada vez mais o mercado de trabalho necessita de mão de obra qualificada. Um grande percentual das vagas oferecidas hoje está relacionado aos cursos técnicos, segmento que mais cresce em matéria de qualificação de profissionais. 

Por isso, as escolas técnicas, que realizam cursos com carga horária em torno de 18 meses, estão cada vez mais em evidência e o profissional que aposta nelas, acaba saindo na frente e garantindo boas oportunidades de trabalho. Mas não é tão simples assim, é preciso que as escolas avaliem quais as áreas em franco crescimento e invistam em cursos técnicos que atendam esta demanda.

Pensando nisso a Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), localizada no município de Indaiatuba – que figura entre as escolas técnicas de maior destaque na Região Metropolitana de Campinas – vem investindo, cada vez mais, em parcerias com empresas e também em convênios estaduais e federais, com intuito de oferecer cursos com foco na necessidade do mercado.


Mantida pela prefeitura do município de Indaiatuba, a Fiec oferece uma média de 12 cursos regulares com duração de 18 meses e, só de 2009 até julho de 2011 formou cerca de oito mil técnicos. Além disso, ainda disponibiliza uma gama de cursos extracurriculares com foco em capacitação e ampliação do conhecimento em áreas específicas. “Elaboramos a grade de cursos extracurriculares de acordo com a demanda de mercado, uma das formas de conhecê-la é ouvindo os empresários e entendendo suas necessidades”, comenta o superintendente da Fiec, João Neto, que desde 2005 está à frente da escola realizando ações e viabilizando convênios importantes para o município. 

Algumas empresas do município vêm utilizando muito este sistema de capacitação oferecido pela escola, entre elas a Plastek que, em abril deste ano, fechou uma parceria com a Prefeitura, que permitiu a Fiec ministrar cursos para seus funcionários. O projeto prevê a capacitação de 116 funcionários da empresa, em um período de 12 meses, distribuídos em 20 cursos para funções de operador multifuncional, líder de produção, auxiliar mecatrônico, técnico em moldagem, técnico moldagem máster e encarregados. “Firmamos convênios com cerca de 15 empresas, entre elas Claris, Valeo e Eucatex”, lembra o superintendente.

Mas não é somente em Indaiatuba que a Fiec vem capacitando profissionais. Além dos cursos de capacitação, realizados geralmente aos domingos, alguns municípios da região também já sediam cursos técnicos, ministrados pela escola, por intermédio de uma parceria firmada com as prefeituras, que viabilizou a implantação das salas descentralizadas, atendidas pelo Programa de Formação de Profissionais de Nível Técnico para a Área de Saúde no Estado de São Paulo (Tec-Saúde), promovido pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), que acaba de formar 83 alunos no curso de enfermagem com turmas nos municípios de Salto, Valinhos e Itu, além do curso técnico em Logística, de Elias Fausto, também ministrado pela escola técnica.

Outro diferencial encontrado na escola é a obrigatoriedade de estágio em todos os cursos técnicos. “Para finalizar o curso, o aluno precisa vivenciar na prática o que aprendeu na teoria, por isso a importância do estágio”, reafirma o superintendente.

Atualmente a Fiec oferece 12 cursos regulares, com duração de 18 meses, e diversos extracurriculares em sua sede ou também no sistema ‘in company’. Conheça melhor a grade curricular acessando o site www.fiec.com.br.

Por Samanta De Martino - Lance Comunicação

Qual browser usar?


Internet Explorer, Mozilla Firefox, Chrome, Safari, Opera, e as suas características 

Acessar a internet é um hábito diário para a maioria das pessoas e o que todos esperam é que, a página da web abra rapidamente. Certamente você já deve ter dado umas batidinhas no mouse quando o site desejado demora em abrir. Muitas vezes, o problema não está só no seu computador ou no plano da sua internet. O browser, ou melhor, navegador da web, colabora para a lentidão ou rapidez da internet. 

Os browsers mais conhecidos hoje são: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Chrome, Safari e o Opera. Esses navegadores são parecidos entre si nos recursos mais comuns. Porém, cada um deles mantém características próprias.

Conheça algumas características dos browsers mais conhecidos



Internet Explorer 8

Criado pela Microsoft, o navegador roda em sistemas Windows e Mac. Apesar de receber criticas por ser pesado é o browser mais usado nos dias de hoje e está presente em praticamente 80% dos computadores do mundo. A versão 8 está disponível para Windows XP, Windows Server 2003, Windows Vista e Windows Server 2008. 

Outro ponto positivo do Internet Explorer são as funções de segurança que oferecem controle detalhado do conteúdo que pode ser acessado na web, além do modo de navegação anônima. A grande vantagem do browser da Microsoft é o fato dele já vir instalado no Windows e a sua facilidade de uso. 


Mozilla Firefox

Browser criado pela Fundação Mozilla, tem código aberto e é um dos principais programas de software livre na atualidade. Roda em sistemas Linux e Windows. Cerca de 25% de todos os usuários da internet do mundo utilizam o Firefox. Esse navegador não é tão veloz como o Chrome, nem tem recursos avançados de gerenciamento de downlads como o Opera, mas seu sistema é o mais completo, leve, seguro e extensível. 


                                            Chrome

Desenvolvido pelo Google, inicialmente para atender os próprios sites de serviços do Google que nem sempre funcionava bem em outros navegadores. Em menos de dois anos de uso já é o terceiro browser mais usado do mundo, atrás apenas do Internet Explorer e Mozilla Firefox. Está disponível gratuitamente em mais de 50 idiomas para as plataformas Windows, Mac OS X, Ubuntu, Debian, Fedora e OpenSuSE. O Chrome ganhou funções para personalização do visual e tem uma ótima velocidade. O que falta nele são ajustes de segurança mais detalhados, como os presentes no Opera e no Internet Explorer (IE). 


                                            Safari

O Safari é desenvolvido pela Apple e é o navegador padrão do Mac OS X. Apresenta uma interface simples com funções básicas como abas, bloqueador de pop-ups, baixador de arquivos, leitor de notícias RSS e modo privado, que evita o monitoramento da navegação por terceiros. É uma opção legal para quem quer usar o programa no Mac e no windows. Um recurso especifico do Safari é um modo de exibição de páginas especifico para textos. Ao navegar numa pagina de texto, o browser exibe o botão leitor, clicando nele, a página passa a ser exibida num formato que facilita a leitura. 

                                             Opera 


O Opera é um dos browsers mais rápido e o tamanho do arquivo de instalação é pequeno. É oferecido gratuitamente para computadores pessoais e celulares, mas para outros dispositivos é preciso pagar por ele. Tem um excelente gerenciador de dowloads e é o único navegador do mercado que possui comandos por voz. No entanto seus menus ainda são um pouco confusos e falta suporte a extensões. Mas, o maior problema do Opera é a incompatibilidade com alguns sites, como os dos bancos HSBC, Real e Unibanco.








Anieli Barboni é estudante de jornalismo, estagiária na
Lance Comunicação e adora pesquisar e aplicar novos conhecimentos

LIDERANÇA E CONDUÇÃO DE EQUIPES DE TRABALHO


CIESP Indaiatuba - Centro das Índustrias do Estado de São Paulo

LIDERANÇA E CONDUÇÃO DE EQUIPES DE TRABALHO

Objetivo: O curso tem por objetivo dar ciência de técnicas e estilos comportamentais, visando um melhor rendimento para as pessoas que queiram aprimorar sua capacidade de liderança na Condução de Equipes de Trabalho.

Palestrante:  Antonio Carlos de Campos - Engenheiro Industrial e Consultor com sólida experiência voltada à Administração Industrial, em empresas nacionais e multinacionais, atuando em segmentos ligados à Produção, PPCP, Estudo de Processos e Desenvolvimento de Produtos. Professor Universitário em cursos de Pós-Graduação em Engenharia da Produção, Gestão da Logística, Administração Industrial, em várias instituições de Ensino.

PROGRAMAÇÃO
05 de NOVEMBRO de 2011
08h - Credenciamento
17h -Encerramento
Investimento: Associados e Estudantes R$ 150,00 l Não associados R$ 250,00
Local: CIESP - Indaiatuba - Rua Francisco Lanzi Tancler, 361 - Distrito Industrial
Informações e reseervas com Letícia até o dia 04 de NOVEMBRO, impreterivelmente, pelo telefone (19) 3935 8981 ou ciespindaia.cursos@terra.com.br .

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Projeto Sustentável: Exsa mantêm comprometimento com Meio Ambiente



Dentro da Região Metropolitana de Campinas (RMC), a EXSA Incorporações figura como uma das empresas do setor imobiliário que mais investe em programas sustentáveis. Para isso, implantou em 2004, uma divisão para tratar de questões relacionadas com o meio ambiente.
Em números, a Exsa já plantou, somente no município de Indaiatuba (que fica há 100 quilômetros da capital paulista) mais de 20 mil mudas de 80 espécies de árvores nativas da Mata Atlântica. No empreendimento Quintas da Terracota, por exemplo, a estimativa é chegar as 13 mil mudas. O gerente de Marketing da Exsa, Jair Italiani, revela que a Construtora mantêm um viveiro com mais de 80 espécies nativas da Mata Atlântica. “Fazemos um trabalho diferenciado no tocante a compensação ambiental, pois além de cumprir com o plantio exigido pela legislação, fazemos um trabalho de manutenção das mudas plantadas por até quatro anos. Isso permite que essas mudas sejam acompanhadas e tenham maior chance de prosperarem”, conta.
Envolvimento
As ações desenvolvidas pela Exsa envolvem também parcerias com escolas e faculdades do município para conscientização da necessidade de preservação do ambiente e de sustentabilidade, além de palestras sobre o tema e plantio em mutirão com os estudantes. “Estamos desenvolvendo um edifício com dispositivo para descarte e armazenamento de óleo de cozinha saturado que possibilitará sua reutilização em usinas de biodiesel”, lembra Italiani.
A Exsa ainda está investindo em novos projetos de economia de energia elétrica, para viabilizá-los vêm desenvolvendo parcerias. “Iremos incluir em nossos empreendimentos, num futuro próximo, um sistema de iluminação a base de energia solar”, comenta.
O projeto ambiental da Exsa vai muito além do plantio. Começa no planejamento, manejo das mudas e após a realocação na terra, tem início o trabalho de constante manutenção, que prossegue por até três anos, para que as mudas ganhem estrutura e se desenvolvam sozinhas. Nos processos de compensação ambiental a Exsa Ambiental busca envolver alunos dos cursos de gestão ambiental de instituições renomadas como a Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec) e a Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba (Fatec-Id). Além de contar com o auxílio de alguns profissionais que atuam em outras áreas da incorporadora.

Projeto sustentável

Atualmente a divisão de projetos está trabalhando no desenvolvimento de um edifício de apartamentos com conceito de auto-sustentabilidade. As ações começam no planejamento eficaz na entrega e retirada de material da obra, diminuindo assim, a circulação de veículos no local, passando pelo reaproveitamento de água de chuva e por um programa de redução do desperdício no canteiro de obras.
A Exsa Incorporações, dentro desse contexto, está desenvolvendo, por meio de parcerias estratégicas, projetos em vários municípios brasileiros. Entre eles Jaguariúna, na RMC; Pindamonhangaba no Vale do Paraíba; Ubatuba no litoral paulista; Brasília e Fortaleza, que receberão em breve um empreendimento com o selo de qualidade Exsa.

"Estacionou, doou" acontece hoje em toda rede Iguatemi


Valor do estacionamento será revertido a entidades

O dia 26 de outubro será dedicado à solidariedade nos shoppings da Iguatemi Empresa de Shopping Centers (IESC). Hoje, o Iguatemi Campinas, o Galleria Shopping e outros seis empreendimentos do grupo participarão da campanha Estacionou, Doou, que prevê a doação de toda a receita líquida de um dia de arrecadação com estacionamento para entidades de auxílio social.

A ação será realizada também no Iguatemi São Paulo, Market Place, Iguatemi Alphaville, Praia de Belas (Porto Alegre), Iguatemi Brasília e Iguatemi Florianópolis.

Rúgbi brasileiro se aproxima do 1° milhão



O rúgbi brasileiro está próximo de virar um esporte milionário. A marca dos sete dígitos de arrecadação com patrocinadores ficou próxima de ser alcançada com a entrada da Heineken para a lista dos parceiros da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), na semana passada.

A cervejaria, tradicional patrocinadora do rúgbi em todo o mundo, é a sexta grande empresa a associar sua marca à seleção brasileiro da modalidade desde dezembro de 2009, quando a pioneira Topper assinou contrato com a CBRu. A partir daí, fecharam com o rúgbi nacional o Bradesco, a Cultura Inglesa, a CCR e a Probiótica.

Também mantém acordos de patrocínio ou apoio à confederação a Deloitte, a Gatorade, a Terapêutica, ZDL, Shark & Lion, UniSantana e Cia. Athletica.

A meta do o departamento de marketing da CBRu é triplicar as receitas com patrocinadores em 2012.

Heineken
Ao tornar-se patrocinadora da seleção brasileira de rúgbi, a Heineken seguiu estratégia global da cervejaria em ser a principal apoiadora da modalidade no mundo. Na semana passada, a companhia de origem holandesa anunciou a extensão do patrocínio à Copa do Mundo de Rugby até a próxima edição do torneio, em 2015. A empresa diz ter investido mais de 100 milhões de libras (aproximadamente R$ 283 milhões) no esporte desde 1995.

Topper
Primeira marca a apoiar o rúgbi de forma oficial nesta fase de popularização do esporte, a Topper anunciou na segunda-feira 24 o patrocínio individual a Lucas Duque. Conhecido como “Tanque”, Duque é um dos craques da modalidade no País. A ação de marketing faz parte do projeto da fabricante de materiais esportivos em fomentar o surgimento de ídolos para a nova geração.

Fonte: Meio & Mensagem

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Gestor Atual 8 edição - Social Business



O informativo Gestor Atual chega a sua oitava edição e traz, como matéria de capa, o tema Social Business, que representa uma gama de possibilidades para empreender novos negócios, novas atitudes e novas maneiras de interagir nas mídias sociais. 

Como todo relacionamento de sucesso, não é simples, exige conhecimento do outro e dedicação. A cada edição buscamos novos parceiros e novos enfoques para tratar de diferentes prismas temas já trabalhados e outros ainda a serem explorados. Destacamos a fundamental participação de nossos colaboradores e clientes, que acreditam na inovação e buscam diferentes formas de interagir neste segmento, compartilhando suas experiências para que o Gestor Atual leve ao público de Indaiatuba e região. 

Para 2012 inovaremos

O Cenário atual apresenta muitas possibilidades com o crescimento da RMC – Região Metropolitana de Campinas. Empresas de diferentes segmentos migram para nossa região buscando usufruir das condições favoráveis ao crescimento para o mercado interno e exportação. Cabe a empreendedores e gestores enxergarem oportunidades e se posicionarem de forma a serem competitivos e atentos às oportunidades de inovação, informando e interagindo com seu público alvo.

Faça download da 8 edição acessando o link http://www.gestoratual.com.br/edicoes

Faculdade Max Planck realiza Feira da empregabilidade dia 29



O evento acontece na unidade II da Max Planck, das 13h30 às 18h30, no sábado dia 29, Avenida Nove de Dezembro - Jardim Leonor.
Inscrições e informações através do e-mail  nucemp@facmaxplanck.edu.br
ou pelo telefone (19) 3801-8940.
Evento gratuito.

Brasileiros e empresas investem mais em entretenimento

 

Brasil é um dos países mais procurados para eventos internacionais e movimenta
US$ 33 bilhões por ano

Os brasileiros estão consumindo mais e não pense que é só com eletroeletrônicos e alimentação. Em seus gastos destaca-se entretenimento e lazer, incluindo os shows internacionais que são realizados durante o ano no país. Um estudo de consultoria realizado pela IPC Maps indica que, está mudança de comportamento tem relação com o aumento do emprego e a expansão de renda e de crédito no país.
Atualmente, o Brasil é um dos países mais procurados para eventos internacionais e este mercado movimenta US$ 33 bilhões por ano. Em 2010, o setor de shows internacionais cresceu 11% só em São Paulo e atingiu um publico de 4,5 milhões de pessoas e, faturou R$ 300 milhões só com a venda de ingressos. Com 275 eventos internacionais realizados no ano passado, o setor movimentou R$ 84 bilhões e as estimativas apontam um crescimento de 200% até 2014.

Para ter noção do valor movimentado nestes eventos, os shows da Amy Winehouse, Iron Maiden, Shakira, Justin Bieber e Rihanna, além do Rock in Rio, teve patrocínios de R$ 117 milhões. A agência Artplan, organizadora do Rock in Rio 2011, teve um  faturamento estimado de  R$ 140 milhões com o evento que, teve todos os 600 mil ingressos esgotados em apenas 72 horas e, o Rock in Rio deve gerar cerca de R$ 461 milhões para o Rio de Janeiro.
 Este é um mercado que cresce rapidamente e em grandes proporções. Isto vem acontecendo porque o aumento da renda média dos brasileiros fez com que, sobrasse dinheiro para ser gasto com entretenimento e ao mesmo tempo, a crise na Europa fez os europeus diminuirem seus gastos.
Além da recepção dos brasileiros para com os artistas, outro fator que contribui com o aumento de eventos internacionais, foi o interesse das empresas patrocinadoras em associar sua linha estratégica de marketing com o mercado de entretenimento. Estes e outros motivos fazem com que os produtores e organizadores estejam com os olhos voltados para o Brasil.

Por Anieli Barboni, da Lance Comunicação l 25/10/2011
noticias@lancecomunicacao.com.br

imagens rockinrio2011

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Lenovo ultrapassa Dell e se torna a segunda maior fabricante de PCs do mundo



Relatório da IDC aponta a Lenovo com o recorde de cerca de 13,7% de mercado.

A Lenovo ultrapassou a Dell no ranking das maiores fabricantes de computadores do mundo e ocupa, a partir de agora, a segunda posição no mercado global, marca mais alta já alcançada pela empresa em vendas de PCs. A constatação foi divulgada hoje com base nos dados preliminares da IDC (International Data Corporation). Depois de cinco trimestres consecutivos como a fabricante de PCs que mais cresce entre os principais fornecedores do mundo, a preliminar do relatório da IDC aponta a Lenovo com o recorde de cerca de 13,7% de mercado e volume recorde trimestral de embarque de aproximadamente 12,6 milhões de unidades.

"A Lenovo tem capturado uma parte incrível do mercado para superar dois concorrentes e aparecer na posição #2 em PCs em todo mundo e isso em um período de apenas dois trimestres. Este é o posto mais alto que a Lenovo já conseguiu nas vendas de PCs e isso posiciona a empresa como um player forte para finalmente se tornar líder no mercado global", declara Yuanqing Yang, CEO da Lenovo. "Continuaremos a investir em produtos inovadores que irão ajudar na convergência de tecnologias e serviços em todas as quatro telas - smartphones, tablets, PCs e smart TV. 

Vamos oferecer uma ótima experiência ao usuário em todas as plataformas para alcançar nosso objetivo e se tornar a empresa líder em tecnologia pessoal no mundo. Acredito que nós temos os produtos, a equipe, a estratégia e o impulso para alcançar esta aspiração a longo prazo", finaliza Yang .

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Indaiatuba sedia Congresso Brasileiro de TI


A 12º edição do Congresso Brasileiro de Tecnologia da Informação para os Municípios (CBTIM) será realizada entre os dias 24 e 26 de outubro, no Hotel Vitória de Indaiatuba, interior de São Paulo.

Promovido pela APM (Associação Paulista de Municípios), com apoio da Prefeitura do município, o evento apresentará soluções e novas ferramentas em TI (Tecnologia da Informação) para modernização e aperfeiçoamento da administração pública municipal. 
Durante três dias, gestores públicos, técnicos de TI de prefeituras e demais interessados m assistirão às palestras com foco nas inovações tecnológicas do mercado. 

A abertura oficial do Congresso será presidida pelo presidente da Institutição, Marcos Monti, na segunda-feira (24), às 19h, mas o credenciamento terá início no mesmo dia, a partir das 14h. Na terça-feira (25), os temas pautados são: controle de acesso à internet por servidores; integração de sistemas para as prefeituras e financiamentos para administrações municipais – PMAT (Programa de Modernização da Administração Tributária). Na quarta-feira (26), último dia do encontro serão apresentados: governo eletrônico: LC 131/2009 e compras eletrônicas; Diário Oficial eletrônico e Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (palestra sobre o projeto Audesp e novos procedimentos de TI). Os patrocinadores também terão espaço para apresentação. O encerramento acontece às 17h30 com sorteio de brindes. Em 2010, o congresso ocorreu na cidade de Itu e marcou o primeiro promovido no interior do estado.
O Hotel Vitória Indaiatuba está localizado à avenida Presidente Vargas, 3.041, Vila Georgina.

O comportamento na Internet e seus malefícios



O acesso ao Twitter e Facebook passou do estágio de compartilhar fotos e fatos entre amigos para se tornar um porta voz de seus usuários, em que expressam e manifestam suas ideias e as de suas empresas. Porém, quando estas ideias são mal colocadas podem causar danos irreparáveis na sua vida social, profissional ou na sua organização.
Dizer o que quer em público tem consequências e elas são maiores ou menores dependendo da amplitude do assunto. Aqui vou mostrar como é importante ter cuidado ao que se fala em uma rede social.
Um exemplo deste mau comportamento, retirado da revista Info da Editora Abril - edição de julho deste ano. Trata-se do caso do jornalista Gustavo Longo, que foi interrogado durante uma entrevista de estágio para a Rede Globo por um de seus twitters que criticava o presidente do time de futebol do Santos e, outro que criticava a imprensa esportiva de São Paulo. Resultado? Ele não foi contratado.
Saiu nesta mesma revista um estudo realizado pela Jobvite, uma rede social de recrutamento, que 92% das empresas americanas já usaram ou planejam usar as redes sociais no processo de contratação. Uma pesquisa da agência de recrutamento Robert Half, com 2,5 mil executivos, mostra que 44% dos executivos brasileiros desclassificam o candidato em processo de seleção por causa do seu comportamento no Facebook e Twitter. Outra pesquisa interessante é da fabricante de soluções de segurança Proofpoint, que revela que 7% das organizações americanas já demitiram empregados por causa das redes sociais.
O comportamento do internauta também é estudados pelas empresas que buscam ter informações de seus clientes e futuros sócios. A empresa Predicta, especializada no comportamento do consumidor na web, apresentou este ano uma ferramenta que é uma espécie de detetive virtual. A ferramenta captura todos os passos de um usuário quando ele navega na internet. Com isso, o dono do site pode entender o comportamento do internauta e trabalhar sua estratégica de marketing. Mais de três mil empresas, entre elas Unilever, Pfizer, Motorola e Santander usam esta ferramenta.
Então, antes de sair digitando o que vem na sua cabeça, lembre-se que você não está conversando com seu melhor amigo e sim em uma rede social, como se fosse uma praça pública virtual, em que família, amigos, colegas de trabalho e até seu patrão também podem estar presentes.
Deixo então duas sugestões para você. A primeira é conferir a próxima edição da Revista Gestor Atual que saí na próxima semana e que, entre outros assuntos, dá algumas dicas de comportamento na internet. A outra dica é a edição de julho da revista Info que está disponível no endereço http://info.abril.com.br/arquivo/2011/jul.shtml e que relata exemplos de pessoas que perderam oportunidades em função do seu mal comportamento nas redes sociais. Vale a pena conferir! 




Colunista
Anieli Barboni é estudante de jornalismo, estagiária na
Lance Comunicação e adora pesquisar e aplicar novos conhecimentos

Novo site YANMAR oferece mais interatividade e dinamismo

Em uma nova plataforma e com novo layout entrou no ar, este mês, o novo site YANMAR. Mais dinâmico, o portal ficou mais interativo e de fácil navegação, para isso incluiu algumas ferramentas que facilitarão o acesso ao internauta, além de contar com um sistema de busca por palavra chave, galeria de fotos de feiras e eventos com participação da YSA, entre outros links. Todo o projeto foi desenvolvido pela Lance que acompanhou cada etapa, desde o briefing, sugerindo novas ferramentas, até a finalização do conteúdo e layout. Confira o resultado acessando o site no endereço http://www.yanmar.com.br/.


quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Android vai crescendo na preferência do usuário


O robozinho verde convence cada dia mais gente a experimentar o poder de uma plataforma aberta e da integração total com os serviços Google.

Mais recente pesquisa da Nielsen , empresa internacional que realiza estudos de mercado, apontou que 56% dos consumidores dos EUA optaram por um Android na hora de escolher um novo smartphone. O número representa quase o dobro que o apontado para o principal concorrente.

Enquanto a concorrência mantém sua fatia de mercado, o Android continua crescendo de forma explosiva, dominando o espaço que antes era de plataformas menos avançadas.

O robozinho verde convence cada dia mais gente a experimentar o poder de uma plataforma aberta e da integração total com os serviços Google.

É bom lembrar que os EUA sempre foram dominados pela plataforma concorrente, mas essa hegemonia está rapidamente se dissolvendo com a adoção maciça do Android.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

AVIÃO MONTADO EM INDAIATUBA SERÁ EXPOSTO NA FEIRA DAS INDÚSTRIAS

Modelo ultraleve Storm Fury foi montado pela Finita Ltda
A segunda edição da Feira das Indústrias e Negócios organizada pela Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Desenvolvimento terá um avião ultraleve avançado de projeto e fabricação italiana pela Storm Aircraft em exposição. O avião Storm Fury é montado em Indaiatuba pela empresa Finita Ltda. A feira acontece de 25 a 27 de outubro, das 15h às 21h, no Pavilhão da Viber. 

De acordo com o empresário Edmondo Penazzi, da Finita Ltda e da Acquila Vernice Ltda, a origem dos aviões vem da paixão pela aviação. “A vontade de voar e a possibilidade de importar aviões da Itália me fizeram importar em 2009 dois kit's de montagem deste avião. Eles foram montados utilizando uma equipe de profissionais que já trabalharam em outras empresas nacionais de montagem de aviões ultraleves. Apos a primeira montagem da estrutura no galpão de Indaiatuba, os aviões foram transferidos para o aeroporto de Americana”, diz Penazzi. 

O objetivo da Feira é mostrar para a população de Indaiatuba e região os produtos fabricados no município e também promover os negócios entre elas, para movimentar a economia local. Serão cerca de 80 stands com exposição dos produtos fabricados no município, patrocinadores, instituições educacionais e de serviços como INSS. A primeira edição recebeu a visita de aproximadamente 5 mil pessoas, entre elas empresários de outras cidades, empresários locais, estudantes e a população em geral. 

Segundo o secretário de Desenvolvimento, Edmundo José Duarte, os preparativos para a Feira já estão quase prontos e a expectativa é superar as visitas da primeira edição. “Espero que assim como a primeira feira, essa segunda edição seja um sucesso, a expectativa é aumentar a quantidade de visitantes. Muitas empresas continuam procurando a Secretaria para poder ser expositor, mas infelizmente os stands já se esgotaram”, conta o secretário e amplia. “Hoje Indaiatuba possui mais de 800 indústrias e ações como essa é uma forma de promover o encontro para uma conhecer a outra e assim gerar negócios dentro da cidade, pois muitas empresas buscam produtos fora, sendo que a própria cidade fornece”, explica. 

Os patrocinadores do evento são: Governo Federal do Brasil; Branco do Brasil; Unimed Campinas e Arganet. A Feira das Indústrias tem apoio do Ciesp de Indaiatuba (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Aimi (Associação das Indústrias do Município de Indaiatuba); Aciai (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Indaiatuba), Ampei (Associação das Micro e Pequenas Empresas de Indaiatuba); Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo); Fatec-ID (Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba) e Centro Paula Souza. 

Estarão presentes em exposição às indústrias: Abrasico/Metasil; Acquila; Action; Agritec; Automec; Balilla; Big Strong; BVS Válvulas; Cartago Tapetes; Casco do Brasil; Ceime Comércio Ltda; CEL. Irani; Colsol; Corona; CSM Metrologia; Delta Laboratório; EBF Capacetes; Eccos Tecno; Ecomechanics; Efesa Esquadrias; Elemento W; Fesamac; Fisiomag; Glasshield; HC Consys; Hitachi; Indaiá Caxias; Inductotherm; Lemasa; Linde; Marca Brindes; Meka; Metal Rezende; Mirantt; Equipamentos; MKS Borrachas; Nativa; Nova Ivesa; NTI Equipamentos; Petriun; PMS Informática; Print Line; Puriar; Rimowa; Scott Plásticos; Seriprint; Servo-Fix; Sew Eurodrive; Shopstar; Stanyl; Still; Tech Filter; Torcetex; Total Finishing; Tprex; Trópico; Unexfort; Unilever; Weishaupt. 

Serviço 

O Pavilhão da Viber fica na avenida Almirante Tamandaré, s/nº

Twitter é mais eficaz que Procon


A insatisfação com alguma marca ou produto não é mais assunto só do Procom (Procuradoria de Defesa do Consumidor). Os internautas usam as redes sociais para demonstrar suas insatisfações, fazendo comentários e espalhando entre amigos e conhecidos. Assim, atingindo cada vez mais pessoas.
Segundo pesquisa da Folha.com, os consumidores que usam o Twitter para reclamar, obtêm uma resposta até 8,4 mil vezes mais rápida do que se procurassem ajuda pelo Procon. As reclamações que chegam às empresas pelo chamado SAC 2.0 (redes sociais) dão muito mais resultado porque atingem diretamente a imagem das marcas.
Além das redes sociais a reclamação online ganhou um site, o Reclame aqui (http://www.reclameaqui.com.br/). O serviço atua como um canal online direto de comunicação entre consumidor insatisfeito e marca. Em 2010, o site registrou uma média de quatro milhões de visitas por mês, número superior à contagem de atendimentos realizados pelo Procon.
As empresas tende a se preocupar com sua imagem nas redes, já que, estudos confirmam que os consumidores buscam referências de produtos ou serviços nas redes. Uma pesquisa realizada pela GFK, empresa de pesquisa de mercado, mostra que 27%, numa amostra de 1.000 pessoas, usam redes sociais para pesquisar marcas, enquanto 17% afirmaram usá-las como recomendação.
Fique atento e veja o tempo médio de resposta em cada canal:
Twitter: Resposta entre 5 minutos e 2 horas
Resolução do problema em até 24 horas
Facebook: Resposta entre 30 minutos e 6 horas
Resolução em até 24 horas
Chat: Resposta em até 5 dias úteis
Resolução em mais de 5 dias úteis

Procon: Resposta em até 1 mês
Sem prazo para resolução

Fonte: http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/twitter-e-8-4-mil-vezez-mais-eficaz-que-procon

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Futuro da identificação digital dos brasileiros é tema de palestra em São Paulo

O sistema de identificação digital, que começa a ser implementado no Brasil por meio do novo registro de identificação civil (RIC) e do projeto de recadastramento biométrico para o processo eleitoral, será tema de uma palestra durante o 20º CNASI – Congresso Latinoamericano de Auditoria de TI, Segurança da Informação e Governança, que acontece de 18 a 20 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
A apresentação de Augusto Silva Leite, diretor do Mercado de Segurança da Indra mostrará como funciona o processo de identificação das pessoas e quais são as tecnologias aplicadas nesse procedimento e para a segurança do processamento de dados e informações, além de expor as vantagens da adoção da identificação digital por países como Espanha, Portugal, México, Panamá e Angola. 
A palestra faz parte do macrotema Auditoria, que contará com a apresentação de outros assuntos, incluindo, computação forense, prevenção de crimes na era digital, mapas conceituais, planejamento de auditoria de TI, COBIT (Control Objectives for Information and related Technology) e Lei Sarbanes-Oxley. Esses temas serão proferidos por renomados auditores de empresas, como Amil Par, Banco do Nordeste do Brasil, CEMIG e Petrobras, e representante do IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológica do Estado de São Paulo).
O 20º CNASI tem como tema central “CNASI 360°O novo Futuro: A maturidade da Segurança da Informação” e é direcionado a CEOs, CIOs, CFOs, CSOs, gerentes e supervisores, auditores e analistas de redes, infraestrutura, sistemas, governança e compliance. 
Para mais informações sobre inscrições, acesse o site oficial: www.cnasi.com.br

Sebrae reforça ações de municipalização da Lei Geral


Para acelerar o processo de implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o Sebrae e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) estão promovendo seminários sobre a importância da lei e capacitando agentes de desenvolvimento - pessoa designada pelo município como articulador entre as ações das prefeituras e a iniciativa privada. Os eventos serão realizados dia 17, em Goiânia, e dia 25, em Araçatuba (SP).

Desde 2010 já foram realizados 20 cursos e formados 671 agentes. Também ocorreram 38 seminários, com mais de 1500 pessoas oriundas de cerca de 873 cidades. O objetivo estratégico do Sebrae é colocar os dispositivos da lei em prática, depois de superado o estágio inicial, quando mais de 50% das cidades brasileiras regulamentarem a legislação. É o que informa o coordenador das ações na área de Desenvolvimento Territorial do Sebrae, Carlos Eduardo Pinto Santiago. Segundo ele, a proposta é que dos 3.304 municípios que já estão legalizados, dois mil façam a implemententação da lei até 2015.

Ainda de acordo com Carlos, os prefeitos precisam conhecer as vantagens da Lei Geral: aumento da formalização, promoção do desenvolvimento local e uso do poder de compra. As compras públicas, um dos itens tratados na lei, tem potencial forte de retenção de renda no município. "É um mercado que pode se abrir e fomentar novos negócios”, disse. Para ele, tem crescido a participação das micro e pequenas empresas nas compras realizadas pelo governo federal. Em 2002 o volume dessa participação foi de R$ 2.9 bilhões. Em 2010 o número saltou para R$ 15,9 bilhões.

A realização dos seminários e a formação dos agentes de desenvolvimento são frutos do convênio firmado entre Sebrae e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Na avaliação do coordenador do convênio na CNM, Augusto Braun, “o trabalho tem contribuído para o aumento da receita dos municípios, devido ao crescimento da formalização das micro e pequenas empresas e de empreendedores individuais”. Ele afirma que o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) tem sido o tributo mais impactado positivamente. 

“Para os prefeitos, a falta de servidores municipais com domínio do conteúdo da lei e a ausência de ferramentas tecnológicas são os principais impeditivos para colocar o dispositivo em prática”, explica Augusto Braun. Tem sido ainda disponibilizadas ferramentas de suporte técnico a distância, via serviço de call center da CNM, e o chat que acontece semanalmente sobre temas voltados à Lei Geral, no Portal do Desenvolvimento Local. Na página também está disponível uma manual de perguntas frequentes sobre a legislação.

O diretor de Tributos da prefeitura de Guaraciaba (CE), Djalma de Souza, participou do seminário em julho deste ano. Ele conta que o evento trouxe vários esclarecimentos sobre a Lei Geral, tanto para o empresariado local quanto para a própria prefeitura. “Os empresários tornaram-se mais participativos nos processos licitatórios. Muito do que é produzido aqui como rapadura, verdura e frutas está na merenda escolar”, destaca Djalma.

Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
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